segunda-feira, 17 de setembro de 2018

TUNA EMPATA SEM GOLS NOVAMENTE: ALERTA LIGADO!

Estive ontem no jogo treino da Tuna Luso Brasileira com o Vila Rica. Que joguinho chato. Daqueles que não dá nem pra você prestar atenção a todos os lances, porque não teve nada de interessante, da pior qualidade.
O placar foi pior ainda: 0 a 0. O segundo consecutivo, pois na semana passada a Tuna empatou também com o Sport Belém, do técnico Zé Carlos.
Depois da fraca partida, conversando com alguns amigos cruzmaltinos, participamos uns aos outros da nossa preocupação com a equipe. Afinal faltam tipo 20 dias para a Águia estrear na competição que poderá lhe dar direito à voltar ao seleto grupo de times da Primeira Divisão do Parazão e pelo visto o time não está definido, não está concatenado. Pelo menos foi isso que todos viram em campo.
Na sede social, depois, com alguns amigos, dentre os quais o velho camarada Gerardo Monteiro e seu filho Neto, discutimos o que poderia ser feito, se falávamos com algum diretor, enfim, alguma explicação para o problema do time da Tuna.
No meio da conversa apareceu p técnico Junior Amorim. O interpelamos e perguntei o que estava acontecendo e demonstrei minha preocupação com a equipe, que havia jogado duas partidas seguidas, com times considerados inferiores, pelo menos na qualidade técnica e no investimento, e não conseguimos vencer e nem sequer fazer um golzinho só.
Amorim humildemente ouviu nossas ponderações e falou: "sou totalmente contra esses amistosos. Principalmente nesse campo que não oferece condições para ninguém jogar bem, ou seja, quem joga bem passa a jogar mal e quem joga mal passa a jogar regular". (???).
A meu ver, a desculpa do técnico não parece proceder. Pelo menos no que concerne ele ser contra os jogos-treinos e aceitar fazê-los. Tem que decidir quem comanda o time, quem decide o que fazer, porque na hora do pega pra capar, as cobranças vão ser primeiro pra ele.
Por que ele não deu a palavra final para a diretoria de futebol que o campo não oferecia condições para jogos, mesmo que fossem amistoso? 
Por que ele aceitar colocar sua equipe em campo e se sujeitar até a perder um jogador pela má qualidade do campo e, por outro lado, ter um resultado adverso, como quase acontece do Vila Rica ganhar a partida?
Talvez Junior Amorim esteja apostando na estreia da equipe em um campo melhor em Parauapebas e na segunda partida, que segundo o diretor adjunto Vinícius falou a esse escriba que seria no Mangueirão.
Mas mesmo assim não justifica. O técnico é ele, e se o diretor de futebol ou o do Clube querem fazer amistosos, que façam seguindo as orientações do técnico. Se ele (Júnior Amorim) não contrariar a diretoria, que agente as consequências.
O que se viu foi um time totalmente desarticulado dentro de campo, com o meio de campo perdido e o ataque pior ainda. Jogadores do nível de Flamel e Jaime sem render e fazendo jogadas na base da vontade. Quer dizer, o campo pode ter uma influencia, mas tem outras coisas que precisam ser revistas e corrigidas.
E a minha preocupação, como creio que a da maioria dos torcedores que estavam no Souza, é com o pouco tempo que falta para a estreia da Tuna. Será dia 06 de Outubro, em Parauapebas. Esse campeonato da Segundinha, que na verdade é um torneio de três tiros. Perdendo a primeira, a responsabilidade aumenta e terá que vencer as duas últimas.
O alerta foi dado. É importante que Júnior Amorim não mais aceite fazer esse tipo de amistoso no Souza, pois a meu ver se aceitar a responsabilidade será dele. Não adianta chorar o leite derramado depois. O que tiver que ser feito, tem que ser agora. Antes do início de tudo. São cinco edições do Parazão que não participamos. Ninguém aguenta mais. A Tuna tem história, tem nome. Tem que entrar pra vencer. Pra fazer média não dá mais. Chega de sofrer!

Um comentário:

  1. A meu ver, a Tuna jogar seus jogos na segunda divisão em Belém no Mangueirão será se afastar mais de sua torcida. Aliás, ouvi de um diretor da Tuna em uma conversa entre tunantes no jogo contra o Pinheirense, que a prioridade seria ganhar a vaga para a primeira divisão e para isto teria de ter um campo em condições. Certo. Quero ver também a Tuna na primeira divisão. Porém, não seria possível conseguir que os jogos em Belém fosse na Curuzu ou no Baenão? Por que a gestão não tratou de cuidar do campo do Francisco Vasques visando a segunda divisão? A Tuna tem uma torcida bem mais reduzida que Remo e Paysandu e ainda vai jogar todos os jogos em Belém no Mangueirão? Eu me sinto frustrado como torcedor tunante se não puder ir a algum jogo. Mas enfim... Torço para que a Tuna consiga a tão sonhada vaga. Se a justificativa é o campo, que se use o campo que estiver melhor. Não vejo mesmo uma sensibilidade da atual gestão em relação aos torcedores tunantes de coração que amam os esportes do clube. Agora é esperar e ver o que vai dar... Márcio

    ResponderExcluir