terça-feira, 23 de setembro de 2014

O desmanche de nosso futebol

O futebol Paraense sempre foi o melhor do Norte e um dos melhores do Norte e Nordeste. Sempre fizemos boas campanhas contra equipes do Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, etc.
Hoje nossa situação é lamentável. Paysandu e Remo estão fazendo uma campanha das mais modestas nas séries C e D, enquanto a Tuna Luso Brasileira, historicamente a terceira força de nosso futebol, não está disputando nem o campeonato regional.
Enquanto paramos no tempo, o Sampaio Correa, do vizinho Maranhão, disputa a Série b e tem chances de classificação, já que está entre os sete primeiros colocados. Com relação a Pernambuco, estamos anos luz atrás. O Sport Recife está na Série A, enquanto santa Cruz e Náutico estão na B.
No futebol cearense, os dois times representantes das Série B e C fazem excelente campanha. O Ceará, representante da Série B, passou quase 20 rodadas entre os quatro primeiros colocados. Agora, com 40 pontos, está na 5a. colocação, com boas chances de voltar ao G 4. Basta vencer seu próximo jogo que será em casa e esperar um vacilo de Vasco ou Ponte Preta.
O representante da Série C, o Fortaleza, está disparado já há muito tempo na primeira colocação, com 31 pontos, completados ontem, depois de derrotar fragorosamente o 13 de Campina Grande por 4 a o no Castelão. 
Apesar da crise, penso que temos jeito. Temos que pensar em trabalhar a base -que todos falam mas que ninguém valoriza-, e passar a contratar melhor, evitando trazer "bondes" que só querem comer nosso dinheiro.
Sou de opinião que Remo e Paysandu possuem torcidas no nível de Santa Cruz, Sport, Náutico, Ceará, Fortaleza e outros do Nordeste.
Valorizamos e gostamos de futebol tanto ou até mais que eles. 
Meu time, Tuna, duas vezes campeãao brasileiro, hoje está numa situação ruim, péssima, aliás, Mas isso é mais ou menos aceitável, porque como nossa torcida é pequena e os apoios são poucos, a tendência do time e da torcida é sofrer.
Mas quem tem grande torcida e se encontrar na pindaíba, é vergonhoso.Muito vergonhoso.
Tá na hora de dar uma sacolejada. Isso é para todos os times da capital. 
Temos que voltar para nosso verdadeiro lugar no cen[ário esportivo do Norte e Nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário