quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A hora de salvar nossa Tuna

Situação complicada está a Tuna. O sr. Fred Carvalho, Executivo de futebol, na verdade,  não conseguiu fazer nada do que foi combinado com a diretoria do clube: não repassou o pagamento total aos atletas, e hoje a Tuna está numa situação vexatória, pois, em momento inadequado, teve que arcar com o restante desse pagamento dos jogadores que disputaram a Segunda Divisão, técnico, auxiliar técnico, e todos os encargos sociais que, obrigações que a princípio, seriam do sr. Executivo de futebol.
Ontem, durante reunião acontecida na Tuna, mais uma vez Fred questionou muitas coisas, e terminou praticamente recebendo o aval de três cidadãos que estavam presentes e que se mostraram dispostos a ajudar a Tuna nesta primeira Fase. Detalhe: dos três, dois são prepostos e um deles formulou a idéia da formação de seis grupos, sendo um dos grupos a Tuna, e cada qual entrar com uma certa quantia e bancar todo o futebol cruzmaltino.
Confesso que achei tudo muito rápido e muito estranho, pois não é muito fácil se conseguir  a quantia, um pouco alta a meu ver, assim fácil. Primeiro que a conversa deveria ser primeiro entre a diretoria e o assunto deveria ser Fred Carvalho: se ele pagaria o que está faltando aos atletas ou não. Mas com muita gente, a conversa tomou outro rumo e terminou que numa reunião de mais de quatro horas, pouco se aproveitou de fato.
O pior da reunião, foi que a Tuna além de arcar com o pagamento do restante das pendências de quase todos os jogadores, teve que engolir muita reclamação e ainda ter a quase certeza de ter perdido pelo menos seis e no mínimo quatro atletas, dentre os quais o goleiro Diego Pitanga, o médio volante Sandro e o lateral Mateus. Lamentável, tudo.
A Tuna, a meu ver, cometeu dois erros no seu futebol. O primeiro foi acreditar no sr. Fred Carvalho, que todos sabem é envolvido em futebol como empresário, já esteve no Paysandu e falam até colocou o clube na justiça. Depois, foi dispensar, por pressão do Fred, o técnico Zé Carlos, por este não seguir sua cartilha à risca, ou seja, não colocar seus jogadores (do Fred) para jogar, como é o propósito do empresário na Tuna.
Resumindo: à essa altura do campeonato, acho que tem que ser feito  algo, mas urgente e por pessoas que realmente tenham comprometimento com a Tuna, que queiram ajudar e trabalhar para a Águia subir à Divisão Especial do Parazão.
Chega de aventureiros, empresários que querem entrar com conversa bonita e nada resolvem.
O que tem que ser feito no momento é chamar o técnico, que seja o Trindade ou o Charles, como estão comentando que poderá voltar, e sentar com ele e os jogadores que restam. Na ponta do lápís ver o que custará o elenco, contratar mais quatro ou cinco, o que for possível e botar o time em campo.
Aí dirão: e o dinheiro? De onde tirar?  Os cidadãos que estavam na reunião, se quiserem,  podem participar e ajudar. A Tuna entra com sua parte e os apoiadores (que são torcedores que têm alguma condição, empresários) entrarão com o restante.
Tem que ser feito um acordo de compromisso com os jogadores. Pagar parte dos salários antecipada, antes do primeiro jogo,  e prometer (e cumprir), um prêmio pela classificação. Durante a competição todos correm atrás e cumpre.
A meu ver é isso que tem que ser feito. Temos que ter consciência de que se não podemos fazer muito por falta de dinheiro, temos que fazer o que é possível, mas aproveitar o pouco tempo que resta, 10 dias, e correr, correr rápido atrás do prejuízo. Agora é necessário que todos estejam dispostos a ajudar. Só não acredito em empresário que chega com muita conversa e com "bondes" querendo fazer nosso time de barriga de aluguel. A hora é essa, cruzmaltinos!
Lembrem-se queridos cruzmaltinos, nosso time é o único que não contratou ninguém e ainda perdeu jogadores. 

16 comentários:

  1. Marcos, é hora de nós tunantes fazermos alguma coisa. O que nós que amamos a Tuna poderemos fazer? É possível fazer alguma coleta? Acho esta situação gravíssima!
    Márcio Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Solução:
    1º) ACABEM com o Futebol (pelo menos por uns 2 anos)
    2º) INVISTAM no social, náutica, escolinha
    Muita gente não quer acabar com futebol porque tem gente que adooooooora uma câmera, um flash e um microfone
    Terminem com o futebol antes que ele termine com o que resta da Tuna

    ResponderExcluir
  3. Olha, caro anônimo, se você n]ao se identifica, não faça comentários maldosos. Creio que ninguém tem interesse de aparecer na Tuna. pelo menos dos que eu conheço, nenhum pensa assim. A questão, é que a Tuna é Clube e Time, e não pode ficar se licenciando. mesmo porque, nossaa Escolinha de Futebol é uma das melhores daqui. Então, como podemos mostrar que temos bons professores e, consequentemente bons alunos, se não temos sequer uma equipe de futebol? Outra, lembre-se que a Tuna, como Remo e Paysandu, tem sua torcida. Não é grande mas também ama o time!

    ResponderExcluir
  4. Marcos, acho que ficar discutindo só não adianta. Acho que tem que se achar uma saída para o futebol sim. Ficar um brigando com o outro não vai dar em nada. Acho que teria de se ver como os sócios, torcedores e colaboradores poderiam ajudar. Tirar a Tuna dois anos será ir afastando cada vez mais a Tuna do futebol e diminuir cada vez mais nossa torcida. Mas é preciso achar uma saida emergencial. Ir disputar as próximas partidas com um time muito limitado é ao meu ver arriscado. Teria de haver um fortalecimento do time, ainda mais que saíram jogadores. E o tempo está se encurtando cada vez mais... Quais as sugestões?
    ´Márcio.

    ResponderExcluir
  5. Quer maior solução do que se afastar do Futebol Márcio???? A não ser que exista uma árvore que brote dinheiro. Aí sim! Mas pelo que sei, isso não existe. Agora me respondam: Como a Tuna vai conseguir conciliar futebol e social??? Com pires na mão??? Diz a boca pequena que muita gente já declarou que não vai ajudar. A decadência da Tuna já é visível, está ficando abandonada. E insisto: A Tuna deve acabar com seu futebol antes que o futebol acabe com a Tuna. Isso é fato e contra fatos não existem argumentos.

    ResponderExcluir
  6. Esse pessoal que fica no anonimato dizendo que a Tuna deveria licenciar-se do futebol, deveria ler os jornais diários. Como o de hoje, cuja manchete é: "Remo está todo encaracolado", cujo texto diz que o tal leão, dentre todos os seus problemas, tem o mais difícil que é o atraso de cinco meses da cota de 120 mil reais de dívidas trabalhistas. Só aí, para os que se fazem de importantes, são 600 mil reais, mais quatro meses de salários de jogadores, somando tudo é mais de dois milhões e, o mais triste: não tem de onde tirar. Será que não seria uma boa o remo se licenciar do futebol? Vamos respeitar as instituições e seus torcedores amigos.

    ResponderExcluir
  7. Deixe de ser ignorante meu caro. O Remo não se compara com a Tuna, que com 2 vans coloca sua torcida. O Remo tem renda, patrocinio, prestígio, etc e a sua Tuna?????? O que a Tuna tem a mais é o clube social. Continuando assim não poderás realizar teu sonho de comandar o futebol novamente pois em breve irá acabar, a não ser que se licencie por 2 anos para arrumar a casa antes que ela acabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é remista? Está defendendo mais o Remo que a Tuna. Por que não vai dar teco por lá? Diga seu nome e qual seu vínculo com a Tuna. Você está ofendendo a torcida da Tuna. Márcio

      Excluir
  8. Realmente, o Remo não pode ser comparado com a Tuna. Só gostaria de entender como é que um time com tudo isso não consegue chegar na série C do brasileiro? Se tem patrocínio, torcida e apoio midiático, como explicar que há mais de seis anos seguidos não consegue passar da série D? Ou é muita macumba ou então exagerada incompetência! A Tuna, coitada, mesmo sem apoio nenhum, está tentando se levantar. Quem paga o patosão os usuários da Kombi tunante e os milhões de sofredores azulinos. Tira o Pirão e bota um médico para salvar esse time que está se quebrando todo pela vaidade e péssima gestão!

    ResponderExcluir
  9. Exatamente. A Fogueira das vaidades é a causa da situação atual do Remo. O mesmo na Tuna, diz a boca miúda. Quando um clube em decadência fica só no boca a boca tudo bem. Mas na Tuna a decadência é visível, é só visitar a sede. É preciso ser muito incompetente para administrar um clube que mistura suas receitas (esporte e social). Nunca as contas fecham. Vou insistir para sempre com este verdadeiro bordão: A Tuna deve acabar com seu futebol, antes que o seu futebol acabe com a Tuna. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vai dar teco no seu clube! Deixe a Tuna em paz!
      Márcio

      Excluir
  10. Ia até começar a discutir, mas quando vi que o anônimo é remista, perdi a vontade kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. pois eu não perco a vontade de discutir com Tunante Aton Haber, muito pelo contrário... é hilário kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vai conversar com os remistas. Respeita a torcida tunante! Vem dar estes comentários tolos. Ridículo.
      Márcio

      Excluir
  12. ofendendo é o que estão fazendo os pseudos diretores da Tuna... a Tuna vai acabar se deixar na mão dos que estão por lá, especialmente os que se acham donos do clube.. esses deveriam comprar a tuna para se efetivarem donos do clube... agora querem ajuda da comunidade portuguesa.. tem diretor que fala mal de portugal e dos portugueses nas rodas de amigos da Tuna e agora querem pedir ajuda para os portugueses???? por isso que muitos portugueses (diz as conversas na cidade) não acreditam mais em papai noel e já sabem o que fazer.. Acorda Marcio!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria que se identificasse. Não parece tunante. Pode até haver coisas erradas, mas não é causando medo que vai ajeitar. A Tuna precisa agora é de apoios. Houve realmente uma politica equivocada para o futebol, porém agora é preciso conseguir meios para montar um time competitivo e não ficar só criticando. Márcio

    ResponderExcluir