segunda-feira, 1 de outubro de 2018

MPB PERDE TITO MADI E ÂNGELA MARIA

Ângela Maria com Cauby Peixoto cantando "Brigas"

O Brasil perdeu dois grandes ícones da Musica Brasileira na semana passada. Tito Madi e Ângela Maria, morreram com a mesma idade, 89 anos. Tito compôs até o final da vida, inclusive a cantora Nana Caymmi prepara um disco novo com canções inéditas do cantor e compositor paulista.
Tito Madi começo no final dos anos 40, mas teve seu auge nos anos 50 e 60, embora tenha lançado discos de músicas inéditas nos anos 70, 80 e até já neste século. Foi m dos precursores da Bossa Nova, mas sua especialidade era mesmo o Samba Canção, com letras românticas e cheias de amor. 
Tito Madi, cujo nome verdadeiro era Chauki Madi, teve uma de suas mais famosas canções, "Chove lá fora", interpretada por nomes como gravadas por nomes como Wilson  Simonal, Caetano Veloso, João Gilberto, Maria Betânia e o grupo vocal internacional "The Platters", que chegou a convidar Tito para uma turnê com eles nos EUA. Tito foi amigo pessoal de João Gilberto, com quem fez a passagem do Samba Canção para a Bossa Nova.
Ângela Maria, cujo nome verdadeiro era Abelim Maria, era carioca do interior de Macaé, e despontou para a musica no inicio dos anos 50. Foi uma das cantoras de maior sucesso da Rádio Nacional, juntamente com Emilinha Borba, Marlene, as irmãs linda e Dircinha Batista, Adelaide Chiozo, Nora Ney e outras. 
Em sua rica trajetória musical e de muitos sucessos Ângela chegou a ser uma das preferidas do cast da Rádio nacional, sendo escolhida Rainha do Rádio em 1954, um ano depois de sua amiga Emilinha Borba ganhar o título.
Com um estilo muito pessoal de interpretar, e com uma voz além de afinadíssima, inconfundível, Ângela Maria influenciou toda uma geração de artistas brasileiros. De Vanderléa a Elis Regina, passando por Ângela Rorô, Fafá de Belém e Simone. 
Conhecida na intimidade como Sapoti, Ângela Maria nunca parou de cantar. Sempre elegantemente vestida, embora já uma senhora de idade, gostava  de mostrar que estava bem e sempre cantando. Há poucos anos,  exatamente em 2015, fez um Show nacional com seu maior amigo, Cauby Peixoto, tendo gravado com ele vários discos e, a partir do show, um disco com 13 canções.
Dentre as canções mais famosas estão "Babalu", "Cinderela", "Alma gêmea", Mãezinha querida", Tango pra Teresa" "Ai Mouraria" e muitas outras.
Ângela Maria era querida por todas as cantoras da chamada MPB de raiz, como Gal Costa, Maria Betânia, Simone e muitas outras. Sua grande amizade foi com Cauby Peixoto, morto em 2016 e com quem foi enterrada no mesmo mausoléu.
Tito Madi e Ângela Maria deixam uma lacuna das maiores na história de nossa música e do próprio Rádio brasileiro onde brilharam ao lado de grandes nomes que já se foram como Nelson Gonçalves, Linda e Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Nelson Cavaquinho, Cartola e muitos outros. 

Um comentário:

  1. Muita gente de destaque no Brasil e no exterior morreu até o fim de setembro deste ano. Dos brasileiros posso citar:

    Tônia Carrero, Atriz; Bebeto de Freitas
    Dirigente esportivo, jogador e treinador de voleibol
    Marielle Franco,Política e ativista social;Chaim Samuel Hönig,Matemático; Cátia Pedrosa, Atriz, modelo e apresentadora; Miranda,Jornalista, produtor musical e jurado; Ricardo Bonalume Neto,Jornalista; Messias Holanda,
    Cantor; Ruth Sonntag Nussenzweig, Médica e pesquisadora; Alfredo Lamy Filho;Advogado e professor universitário;Edla van Steen,Escritora; Massaud Moisés,Escritor e professor;
    Raquel Trindade,Artista plástica;Paulo Barboza
    Radialista, jornalista e publicitário; Paul Singer
    Economista; Dona Ivone Lara,Cantora e compositora; Waldyr Sant'Anna,Dublador e ator; Agildo Ribeiro Ator e humorista;Manfredo do Carmo,Matemático;Mario Barbará
    Músico e compositor nativista; Luiz Gasparetto,Escritor e apresentador de TV; Fábio Koff,Juiz, desembargador e dirigente esportivo;Roberto Farias, Cineasta;Eloísa Mafalda,Atriz;Alberto Dines,Jornalista;José Hawilla
    Jornalista e empresário;Audálio Dantas,Jornalista;
    Cidinha Milan,Atriz;Maria Esther Bueno,Tenista;Axel Schmidt,Velejador;Carlos Eduardo Weyrauch
    Cantor, compositor e músico;Eliezer Batista
    Empresário, engenheiro e ex-ministro;Ivo Bender
    Dramaturgo e tradutor;Ernst Wolfgang Hamburger
    Físico;Nélio Naja,Lutador;Sobrinho,Cantor;Hélio Eichbauer
    Cenógrafo;Hélio Bicudo,Jurista e político; Eleonore Koch
    Pintora e escultora;Antonio Manuel Lima Dias,Artista plástico;Mário Cravo,Artista plástico;Guilherme Lamounier
    Cantor, compositor e ator;Nelson Ivan Petzold
    Designer e arquiteto;Cláudio Weber Abramo,Jornalista;
    José Pimentel,Ator e diretor teatral;Otávio Frias Filho
    Jornalista e empresário;Claudiomiro Estrais Ferreira
    Futebolista;Henrique Martins,Ator e diretor;
    Paulo Casé, Arquiteto e urbanista;Zé Béttio,
    Radialista, músico e compositor;Paixão Côrtes,
    Compositor, folclorista e radialista;José Hugo Celidônio,
    Gastrônomo; João Paulo Adour;Ator ;Beatriz Segall,Atriz
    Wilson Moreira,Cantor e compositor;Graça Araújo,
    Jornalista;Hélio Jaguaribe,Escritor, advogado, cientista político e sociólogo;Warwick Kerr,
    Geneticista, engenheiro agrônomo e professor;Tito Madi
    Cantor e compositor;Leonardo Machado,Ator e modelo; Angela Maria,Cantora;Carlos Heitor Cony,jornalista; Henrique César,Ator;Ruy Faria, cantor;Flávio Henrique,
    Cantor, compositor, tecladista e pianista; Alberto Dines
    Jornalista. E outros que deixaram sua marca, sua capacidades e talentos registrados na História.

    Márcio










    ResponderExcluir