quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CONTRA O ISABELENSE, TUNA TEM QUE PENSAR SÓ EM VITÓRIA

Essa bandeira tem que tremular sempre forte
Com seis pontos, a Tuna Luso Brasileira é a líder isolada do Grupo A4 da Segunda Divisão do Campeonato Paraense. A torcida, que compareceu em grande número no sábado no Manguierão, na vitória sobre o Gavião Kiykatejê, esta empolgada, mas é bom ligar  sinal de alerta, pois ninguém está anda classificado para a segunda fase.
Explico: a Tuna mesmo tendo seis pontos e sendo a líder isolada, tem no seu encalço duas equipes. o Isabelense e o Gavião, ambas com três pontos. Daí, é extremamente necessário vencer a próxima partida, que será contra o Isabelense, neste domingo às 15,30 (e não 16 horas como está na propaganda e nas chamadas) ou, na pior das hipóteses, empatar e totalizar sete pontos.
Se acontecer uma derrota frente o Isabelense (o que ninguém espera) a Tuna vai ter que torcer para a organizada equipe do Gabião não vença o Atlético Paraense, que até o presente é o time mais fraco do Grupo A4, e se vencer que seja por um escore mínimo.
Assim, o melhor e mais interessante resultado para efeito de garantir a classificação para a segunda fase é uma vitória. Empate serve, mas devemos sempre pensar em vencer.
Sobre o ogo de domingo, que não comentei, devo dizer que não gostei da equipe no primeiro tempo. Se enrolou muito cm ma time inferior tecnicamente. Levou pouco perigo de gol e chegou a sofrer alguma pressão.
Porém, devo ressaltar que a equipe voltou na segunda etapa totalmente diferente. Procurando atacar pelos flancos esquerdo e direito e pelo miolo de área. Flamel foi um jogador excepcional. Jogou muito que cansou, sendo substituído. lembrou aquele Flamel de velhos tempos. Aliás, é um dos jogadores que temos que trabalhar para que ele fique na equipe, pois é talentoso, tem comando e gosta da Tuna, que foi o time que o lançou no futebol.
Então galera cruzmaltina, vamos marcar presença e cada qual levar sua bandeira para comemorar mais uma vitória e a classificação para a segunda fase. E não esquecer que o horário é 15,30. Eu mesmo, que entrei na onda das 16 horas, perdi 15 minutos de jogo. Agora não tem mais essa: !5 horas já vou estar lá. 

17 comentários:

  1. Também acho que é importante jogar para vencer, embora um empate possa servir. Uma vitória dará mais moral ao time. Perder poderá até não significar perder a vaga para a outra fase, mas poderá levar à perda do primeiro lugar, o que seria ruim, porque assim se perderá a vantagem na próxima fase. Acredito plenamente que a Tuna tem reais condições de vencer. Terá que jogar com a mesma determinação do jogo passado e de preferência com mais poder no ataque, pois deixou de marcar uma goleada fulminante no Gavião. Como já ouvi falar, os jogos da Tuna serão todos no Mangueirão na dita "segundinha". Se for melhor mesmo para o time desenvolver seu futebol, que assim seja. Mas não posso deixar de lamentar que a gestão atual não tenha dado boas condições para que os jogos em Belém fossem no Souza. Lá creio que a torcida tunante estaria em maior número e poderia exercer maior pressão psicológica sobre os adversários como também dar um maior apoio ao time tunante. Enfim, se é Mangueirão, então pronto. Que seja! Tenho esperanças de que a Tuna passando para a primeira divisão do paraense, a diretoria de futebol possa providenciar a tempo as melhorias necessárias para que os jogos nesta divisão sejam no Francisco Vasques. A casa verdadeira da Tuna é no Souza. Será muito bom vê-la jogar jogos da primeira divisão no próprio campo, a não ser em jogos contra os clubes de massas, quando o Francisco Vasques não possui capacidade de assentos para as torcidas dos clubes.
    Bem, mas primeiro é concentrar-se neste jogo de domingo.

    Ah! Só mais uma coisa, mais uma vez a Tuna ficará sem um título nas categorias de base este ano: "o Bragantino também irá a próxima fase após vencer nos pênaltis a Tuna por 7 a 6, depois de perder por 2 a 0 no tempo normal."(Diário on line). Lembro com saudades de quando a Tuna era uma grande campeã nas categorias de base. Quando voltará a ser? Voltará a ser?

    Meu palpite para o jogo contra o Izabelense no domingo: Tuna 3a 0.

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase acerto o placar. Tuna 2 a 0. Eu pensei que fosse uns 3 a 0. Se a Tuna não tivesse colocado o pé no freio e passasse a ter uma postura mais defensiva o placar poderia ter sido maior. Mas foi suficiente para garantir a vitória e dessa forma o primeiro lugar para a fase seguinte. Agora é ver quem será o próximo adversário. Peço que seja informado o modo de como será a próxima fase, qual a vantagem da Tuna e quem será este adversário.Tuna a meu ver ainda precisa melhorar, porém o que tem jogado tem sido o bastante para vencer os oponentes.Como não se sabe ainda quem será o adversário seguinte, não dá para arriscar por enquanto a dizer qual o nível de dificuldade que a Tuna encontrará. Nada foi conquistado no momento. Apenas se superou uma fase e se passou em primeiro para a outra, o que significa um passo importante. Torcida tunante em número bom (em se tratando de jogos da Tuna) tem apoiado nos jogos em Belém. Acredito que no Souza o apoio poderia ser maior. Mas enfim, mesmo sendo no Mangueirão, o número de tunantes não chegou a decepcionar, na minha opinião.Talvez em uma decisão pelo título da segunda divisão um número maior de torcedores tunantes compareça e possivelmente até partes das torcidas de Remo e Paysandu virão apoiar a Tuna, principalmente com um adversário de fora de Belém. Aí creio que poderemos ter bem mais torcedores a favor dela.
      Márcio

      Excluir
  2. Quando parecia que estaríamos comemorando agora a passagem para uma outra fase, um passo importante em direção à primeira divisão eis que vem mais uma decepção. Um time afoito no primeiro tempo que poderia ter decidido a parada, um time acuado no segundo tempo, encurralado pelo adversário que fez o gol que precisava para levar a partida para os penaltis. E uma cobrança de penaltis por parte de alguns jogadores de uma forma fraca, sem confiança. Que lástima! Que tristeza! Que raiva! Quanta desilusão! Li um comentário no Face de que haveria uma "luz no fim do túnel" pois poderá haver a chance de recorrer contra o Tapajós pelo uso de um jogador irrregular. Será? Mesmo que se consiga, nada garante o sucesso da Tuna para a subida à primeira divisão com este time duvidoso. Tiraram da torcida tunante o prazer de ver o time da Tuna perto no Souza com a justificativa do gramado. Ora, por que deixaram o gramado ficar assim? Por que o gramado não influenciou no jogo do último sábado contra o Tapajós? E o que é o Tapajós? Que tradição tem? Um clube formado há poucos anos, no entanto com força o suficiente para desbancar em campo a histórica Tuna, que já já foi dez vezes campeã paraense, duas vezes campeã nacional, reveladora de tantos talentos esportivos. Que vergonha! Que humilhação! E depois os dirigentes da Tuna aparecem com aqueles risos e poses em festas, em comemorações. Pergunto à torcida tunante: Já não é hora de mudar? Quantos anos mais este pessoal vai ficar aí, parte deles nem tunante é. Quero ver a Tuna de novo grande nos esportes e não ser alvo de piadas, de peninha, de desprezo, de esquecimento, de parecer ser apenas um clube museu, com troféus, medalhas e quadros de um passado outrora glorioso, um passado que honrava seus sócios, sua torcida, a comunidade luso-brasileira de Belém e todos aqueles que declaravam seu amor pela Tuna. O que será da Tuna? O que estão fazendo da Tuna? Que destino ela terá deste jeito? 5 anos de promessas, de propaganda, de aparências, de vários insucessos nos esportes. E lembrar que a Tuna ganhava as competições de categorias de base, os campeonatos de futebol de salão e de volei, as regatas, os jogos do campeonato feminino de futebol. E agora? O que a Tuna é? Um clube meramente de peladas, de jovens jogando, mas sem ganhar um campeonato? De pessoas ali, perto da piscina, na boate, no salão jogando conversa fora, comendo seu caranguejo e tomando sua cerveja enquanto a miss verão desfila? Será só isso? Muito pouco para mim, que vi a Tuna ganhar dois campeonatos brasileiros, que vi a garotada do sub-20 comemorando o título, que presenciei conquista de campeonato de remo com remadores incríveis. Ó passado glorioso que parece ficar só nas lembranças! Quero minha Tuna campeã de volta!!! Quero a Tuna de novo levantando troféus, aparecendo nos noticiários como uma grande campeã! Quando verei de novo isto acontecer? Verei de novo isto acontecer?
    Márcio

    ResponderExcluir
  3. Eu não quero saber de Remo e Paysandu, que se danem os dois! Não fico me importando se Paysandu fica ou desce, nem com eleição de Remo. Quero é que a Tuna volte a ser grande de novo.

    ResponderExcluir
  4. O que positivo a gestão atual da Tuna tem a apresentar de 2018 em relação aos esportes? Quais os planos para o futuro do clube nos esportes? Gostaria que houvesse uma resposta sincera da parte da direção do clube.

    ResponderExcluir
  5. Triste em ver esta notícia no "Diário on line": "Tuna desiste de competir no campeonato paraense de futebol feminino.
    A diretoria da Tuna Lusa oficializou nesta sexta-feira (23), em documento enviado à Federação Paraense de Futebol (FPF), a desistência do Campeonato de Futebol Feminino.

    O time luso entraria em campo hoje para encarar a Esmac, pelas quartas de finais da competição. No jogo de ida a Esmac venceu por 6 a 1.

    O motivo oficial da desistência é a dificuldade financeira de manter o elenco, diz o documento.Fonte: http://www.diarioonline.com.br/esporte/para/noticia-557977-tuna-desiste-de-competir-no-campeonato-paraense-de-futebol-feminino.html

    ResponderExcluir
  6. Tuna esperando resultado do tribunal para saber se continua na disputa na segunda divisão. Acho sinceramente muito difícil (não impossível) a Tuna vencer depois que a Desportiva, que parecia estar com toda a razão, foi derrotada no tribunal. Na verdade o que parece haver são conveniências e não propriamente justiça. Se fosse um dos julgados o Remo ou o Paysandu acredito que rapidamente iria se decidir a favor de um deles. Afinal, os dois clubes possuem forte poder na Federação. Lembro que em 2000 o Remo estava muito mal e foi salvo por um suposto jogador irregular do Tiradentes. Quem se lembra? A Tuna que estava muito bem no campeonato daquele ano, foi prejudicada, pois pararam o campeonato e parece que houve alguma mudança nos jogos. O advogado do Remo, se não me engano, é desembargador hoje em dia. É... Foi talvez um prêmio por ter conseguido safar o Remo do vexame.
    Mas a Tuna, infelizmente, na atualidade não possui o mesmo poder político de Remo ou Paysandu. Mas, vamos aguardar. Se vencer no tribunal, terá time para continuar na competição? Acho que já houve debandada dos jogadores.
    Acredito que a lição que pode ser tirada, com vitória ou não no tribunal, é que novamente, como foi em 2017, 2018 se configurou como um mau ano para a Tuna nos esportes, com uma vergonhosa participação nas regatas e uma fraquíssima campanha no futebol feminino, além de não ter conseguido até o presente momento ganhar qualquer campeonato esportivo importante, nem nas categorias de base. É preciso mudar. 2019 será ano de eleição na Tuna. Gostaria muito que se apresentasse uma chapa com a maioria de tunantes autênticos e que seja uma chapa com boas propostas,com honestidade, com boa vontade e que com possibilidades de fazer ótimas parcerias e de conseguir patrocínios para os esportes. Gostaria que uma chapa assim aparecesse e pudesse vencer para dar fim a seis anos de seca nos esportes do clube. Vamos ver... O futuro vai nos dizer. Ficar como está, com praticamente o mesmo grupo no poder para mais um período na gestão da Tuna, a meu ver será continuar o que está aí. Mudanças são necessárias e não vejo perspectivas de acontecerem enquanto este grupo estiver comando a Tuna. Vamos Tuna!!! Vamos valorosa Águia Guerreira do Souza!!!! Que 2019 haja ao menos alguns sucessos e que seja um ano de renovação na gestão do clube!!!

    ResponderExcluir
  7. Tristeza e raiva. Quem viu a Tuna antes, com suas glórias e quem vê agora.
    Se as coisas não mudarem na Tuna, ela vai acabar se tornando somente um clube de lazer.
    2019 está aí. Vai haver eleição. Se este mesmo grupo continuar no poder por mais tempo vai ficar muito difícil para a Tuna se reerguer.

    ResponderExcluir
  8. Talvez a melhor notícia sobre os esportes da Tuna em 2018: Talvez a única noticia boa de 2018: http://www.orm.com.br/esporte/esportesaquaticos/MTg4NTk=/Atleta-da-tuna-brilha-no-campeonato-brasileiro-de-saltos-ornamentais

    ResponderExcluir
  9. Estou ficando muito preocupado com algumas coisas que tenho lido, uma delas é esta: https://www.diarioonline.com.br/noticias/brasil/noticia-560909-nova-ministra-dos-direitos-humanos-avisa-que-e-hora-da-igreja-governar.html

    O Brasil vai se tornar um feudo dos militares e dos evangélicos radicais? Estamos retrocedendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notícia triste: jogador que foi revelado pela Tuna morreu no Rio de Janeiro: https://www.diarioonline.com.br/esporte/para/noticia-561743-promessa-paraense-do-futebol-morre-no-rio-de-janeiro.html?v=531

      Excluir
  10. Soube que a Tuna foi vergonhosamente roubada no basquete para favorecer o Remo para dar Remo e Paysandu na final. Revoltante!!!! Mais uma vez a máfia para favorecer Remo e Paysandu.

    ResponderExcluir
  11. Fica muito difícil a Tuna se reerguer assim!

    ResponderExcluir
  12. É preciso formar uma chapa forte para a eleição na Tuna com maioria de tunantes, com um candidato a presidente que seja realmente tunante. E é preciso ganhar a eleição e montar um grupo de trabalho e um plano de trabalho. A situação esportiva da Tuna é muito preocupante. Além da questão interna, com parte significativa dos diretores sendo de remistas ou bicolores, com a falta de recursos, há a também a política externa que é exageradamente em prol de Remo e Paysandu. Para a Tuna reverter isto é bem difícil. Creio que um passo importantíssimo é fortalecer-se internamente e buscar recursos. Com uma gestão mais comprometida com os esportes, será necessário dar prioridade à volta à primeira divisão do futebol do Pará e voltando, buscar com todas as forças ganhar uma série D. Acho que isto daria mais prestígio à Tuna, atrairia patrocínios e parcerias, estimularia os torcedores, puxaria também outros esportes. Tuna está caminhando para ser um clube do passado nos esportes. Não podemos deixar como tunantes isto acontecer. Temos que ressuscitar a Tuna como clube esportivo, como uma força esportiva e procurar ter força política para enfrentar Remo e Paysandu. Do jeito que está a Tuna é motivo de escárnio, de desprezo por parte da mídia e dos rivais e muitos da torcida acabam deixando de lado, não acreditando mais que a Tuna possa erguer-se novamente, deixando de ir às competições e alguns até poderão torcer para outros clubes. É o meu entendimento. Acho que com este mesmo pessoal na direção do clube será de novo a mesmice, as peladas, as festinhas e pouco se verá nos esportes, assim como a turminha de remistas e bicolores continuará em cargos de diretoria por status ou algum outro ganho pessoal, mas sem amor real à Tuna. Mudança já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2018 foi um ano ruim para os esportes da Tuna. Torço que 2019 seja melhor. Vai haver eleição para presidente no fim deste ano. Espero que a chapa vencedora possa ser capaz de valorizar mais os esportes no clube. Do jeito que estão não podem ficar. Tuna precisa voltar a ser um grande clube esportivo. Márcio

      Excluir
  13. Desejo um bom ano para todos os autênticos tunantes!

    Márcio

    ResponderExcluir
  14. A você e toda sua família caro amigo Márcio. Inicio agora material para um livro que estou escrevendo com histórias simples, do dia a dia. São fatos reais, só que com nomes fictícios. Mas continuarei com notícias do nosso amado Clube. Assim que tiver novidades vamos divulgar. E sou adepto também de mudanças já , na Tuna.

    ResponderExcluir