terça-feira, 18 de novembro de 2014

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Obra de Aleijadinho em Ouro Preto
Se alguém falar em Antonio Francisco Lisboa,  poucos saberão. Até mesmo os ligados em arte terão dificuldades em saber quem é o dono deste nome. Mas quando se fala em Aleijadinho, o maior gênio da Arte Barroca brasileira, a história muda de figura.
Aleijadinho dedicou toda sua vida à arte nos rincões de sua terra, Minas Gerais. E  foi uma produção que ficou marcada para sempre em cidades como Mariana, Diamantina, Sabará, São João Del Rey e, principalmente em Ouro Preto, onde estão as maiores obras de Aleijadinho.
Aleijadinho sofreu muito com uma doença degenerativa que atingiu suas pernas e braços, o impossibilitando de movimentar-se. Chegou a parar de trabalhar por um período, devido  as dores fortes que sentia por todo o corpo, Mesmo assim, sofrendo e com dificuldade de locomover-se, utilizando materiais como o formão amarrado nas mãos, não abandonou sua arte e seu trabalho. Criou frontispícios de Igrejas, fachadas, anjos, santos, imagens de Cisto, profetas em pedra sabão e madeira, numa produção incalculável, já que até hoje ainda se descobre obras do artista espalhadas por  cidades mineiras.
Aleijadinho era mulato, filho de um português com uma escrava e herdou o gosto e o talento pela arte do pai. Foi arquiteto, decorador, pintor, escultor, entalhador e um apaixonado pela sua arte.
Hoje, 18 de Novembro, completam 200 anos anos de sua morte. Mas seu talento continua sendo estudado por pesquisadores do mundo inteiro, e seus trabalhos são reconhecidos como os mais autênticos e significativos da arte Barroca do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário