terça-feira, 11 de março de 2014

Cresce o número de adesão à Náutica

Os carnets personalizados: colaborador pode dar  a quantia que quiser
Cresce o número de colaboradores para a revitalização da Garagem Náutica da Tuna Luso Brasileira.
A campanha que criamos a partir da idéia de um carnet personalizado para que os amigos da sede náutica pudessem colaborar mensalmente, fluiu e hoje temos mais de 20 colaboradores,  que com suas contribuições ajudarão a resolver os problemas mais urgentes da sede náutica.
E são muitos os problemas. Hoje, além da carência de novos barcos e remos, temos problemas de infiltrações, telhas  quebradas e algumas faltando,  levadas que foram por um vendaval; portas de ferro necessitando de reparos, banheiros precisando urgentemente de revitalização, barcos que precisam de revitalização,  além de outros problemas.
Em 2012 graças a uma campanha que fizemos e vamos fazer novamente agora, conseguimos refazer toda a ponte que liga a sede até a entrada dos barcos na água. Foi feito tudo novo, com o dinheiro arrecadado da feijoada.
Porém, uma parte que fica ao lado do Arapari, precisa urgentemente de um reparo, pois foi a única que deu para fazer. Não é muita coisa, mas de qualquer maneira são algumas peças de madeira de lei que precisamos comprar e contratar um marceneiro náutico para fazer o trabalho.
Para quem não sabe, foi na Garagem Náutica que a Tuna Luso Brasileira iniciou sua vida esportiva. Ao longo de seus 111 anos foram 40 títulos ganhos nas águas  Baía do Guajará, recebendo daí o simpático título de "Rainha do Mar", uma alusão à sua categoria de campeoníssima.
Porém, nos últimos quatro anos a Tuna náutica entrou numa de suas maiores crises. 
Para se ter uma idéia do tamanho da crise da Tuna, nos últimos 50 anos, tinha passado somente uma vez sem ganhar um título em quatro anos seguidos, que foi nos anos de 1990 a 1993, quando o o Remo foi tri campeão nos três primeiros anos e o Paysandu ganhou em 19193.Antes a Tuna havia sido bicampeã em 1988 e 1989.
Agora, novamente a Tuna está há quatro anos sem vencer e o pior é que nosso maior adversário em regatas, o Clube do Remo, é tetra campeão, já estando praticamente empatado em títulos com a Águia do Souza.
No ano passado, período que considero o mais dramático da Tuna nos últimos 50 anos, disputamos cinco regatas e não vencemos nem uma. Fomos o último colocado no ano, e vencemos apenas dois páreos de todos os 55 disputados. Uma tristeza que precisamos esquecer a partir de agora.
Estamos iniciando os trabalhos com apoio dos colaboradores e da diretoria da Tuna. O café da manhã do atletas já está garantido, ganhamos uma geladeira, sanduicheira e cafeteira moderna. A Trigolino está nos fornecendo um farto material para suplemento alimentar. E esta semana vamos começar os trabalhos nas portas e no telhado. É difícil mas com apoio dos verdadeiros cru\maltinos a gente chega lá.
Nesta primeira regata que acontecerá no dia 23 do corrente, não prometemos muito. Afinal, o técnico José Wildemar, o Lindão, teve que praticamente recomeçar do zero com a equipe, tanto masculina como feminina. Mas com certeza vamos alinhar pelo menos sete ou oito páreos e a equipe promete todos os esforços para ganhar alguns páreos e fazer bonito já a partir de agora. 
Os carnet estão com este escriba, com o Gerardo, o Mário Mangas e com o Magabeira. Quem quiser colaborar, independente do valor, é só consultar a algum dos indicados. O  carnet tem um recibo e um canhoto que fica para a prestação de contas. Vamos recuperar nossa garagem náutica e nossa hegemonia nesse belos e importante esporte na história da Tuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário