quarta-feira, 2 de abril de 2014

Todas as vivas. Afinal, acabou o BBB!

O BBB terminou ontem -e podem ter certeza, não vi um dia sequer e tampouco o final!- e a Rede Globo já pensa no próximo o de número 15.
É tristemente lamentável como o público brasileiro ainda perde tempo com algo tão idiota, tão mesquinho, que desvaloriza o ser humano que participa, homens e mulheres e, infelizmente, nada acrescenta aos que insistem em assistir.
Ora dirão: mas o que ver na TV, se não o BBB e novelas.
Fato. A TV brasileira, que há 30 ou 40 anos era só enlatados, hoje continua a mesma ou até pior, com uma programação à base de novelas, que mostram um cotidiano irreal e muitas vezes hipócrita; programas sem criatividade e sempre cheio de merchandising, oportunismo ou lugares comuns, como o do Hulk e o pior deles, o do Faustão.
Quando passam filmes ou seriados, é sempre sem qualidade e na maioria das vezes enlatados, destacando sempre a violência, tipo os muitos "X" norte americanos, que infelizmente ainda encontram público entre nós.
Nunca as emissoras nacionais se importaram em chamar nossos cineastas, que são premiados até internacionalmente, para trabalharem programações mais voltadas para o público brasileiro, principalmente os jovens, que são obrigados a consumir novelas apelativas e sem conteúdo que possam ajudá-los inclusive nas tarefas escolares.
Óbvio, que muitos dirão que a televisão vive da publicidade, do mercado. A mídia tem papel superior em toda empresa de comunicação, mas o dever de informar, de criar boas programações também faz parte e é o que pode segurar o público.
Os canais fechados apresentam programação mais diversificada e até mais salutar. O Canal Brasil, que a meu ver é o melhor da TV brasileira, tem uma programação das mais ecléticas, com filmes, documentários envolvendo vários assuntos como esporte, política, música, teatro, talk shows, filmes nacionais de todas as épocas, filmes latinos, enfim, uma programação que não cansa, não polui e ajuda a ampliar o conhecimento dos brasileiros. E uma TV por assinatura hoje está com preço bastante acessível. Com um esforço dá para fazer uma assinatura e abandonar de vez pelo menos em parte a TV Globo, a pior de todas!
O BBB terminou. Que a vencedora faça um bom proveito do prêmio. Mas que a Globo tenha piedade da gente. Não volte mais com essa tortura diária. Já basta as novelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário