terça-feira, 24 de junho de 2014

Com açúcar (mas sem muito afeto!)

A meu ver, o nome já diz: seleção tem que ser formada pelos melhores. Se possível, todos no mesmo nível, com raríssimas exceções.
Na atual Seleção Brasileira, desde a primeira convocação do Felipão, existem alguns jogadores que mesmo que alguns apontem como bons de bola e com nível -para ele, Felipão- de seleção, na realidade não estão com essa bola toda, não.
Ontem, isso ficou mais uma vez provado. 
Presenciamos em campo alguns jogadores brasileiros sem a menor condição técnica de vestir a canarinha. Hulk,  o popozudo, é um deles. Não é jogador nem para uma grande equipe. Limitado, só chuta o pé esquerdo, o direito não serve nem para subir em ônibus (mesmo porque ele não precisa disso). Não consegue se livrar de nenhum adversário através de um drible. Parece que o corpo (ou talvez o bumbum) pesa, porque ele mesmo não tem o menor jeito de carregar a bola com a habilidade que um jogador de seleção (e brasileira!), deveria ter.
Outro é o lateral direito Daniel Alves. Pode até ser um jogador que faz bons lançamentos e chega a ser razoável nas bolas paradas, mas isso não é o suficiente. 
Jogador de defesa tem que ser perfeito na marcação, na tomada de bola. Quem não lembra do zagueiro Gamarra?  Tomava a bola do adversário sem agredir, sem cometer faltas, só com o talento e a insistência.
Quem me conhece sabe que sou daqueles meio céticos, que não acreditam que haja "jabá" em convocações para o escrete nacional. Prefiro ter o romantismo de acreditar que pelo menos para o técnico, aqueles que chegam à nossa Seleção são os melhores.
Mas infelizmente não é isso que se vê.
E tem ainda outro problema: se o técnico convoca o jogador pelo nome que ele tem e pela confiança que tem no atleta, quando este se torna titular e não corresponde, deve ser imediatamente substituído. 
A essa altura do campeonato (ou do torneio, melhor dizendo),  pouco se pode fazer. Mas Felipão deve melhorar sua teimosia e colocar em campo quem garante a vaga nos treinos. Ontem, ficou claro, que Paulinho, mesmo que todos tenhamos consciência de que se trata de um bom jogador, não está rendendo o suficiente. Portanto Fernandinho, que entrou muito bem, deveria continuar no meio de campo. 
Já o incrível Hulk, que não entendo sua convocação, que tal ficar sentadinho no banco e ceder sua vaga a qualquer um outro que nos treinos mostre melhor entrosamento?
Ah. O futebol do meia Oscar diminuiu muito. Tá quase do tamanho dele: pequenininho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário