segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Desabafo cruzmaltino

Com o empate de ontem frente ao fraquíssimo (eu disse fraquíssimo!) Bragantino, equipe que não havia ganho de ninguém, a Tuna joga sua "última lata d'água" na quara-feira, contra o Castanhal.
Felizmente o jogo será no Souza, se não, podem crer. eu já jogaria a toalha antecipadamente.
Será a partida mais difícil da Tuna, não adianta pensar que não, pois será um jogo de vida ou morte para as duas equipes, mais ainda para a Tuna, que tem uma história de 111 anos e não era para estar nessas condições, necessitando vencer de qualquer maneira uma das equipes mais preparadas da competição, sob pena de voltar para a Segunda Divisão do Paraense  no próximo ano.
Não adianta nos iludirmos. Desde o princípio venho colocando que nossa equipe é uma das mais fracas, a que praticamente não contratou ninguém e que tem um histórico, desde a Segundinha, dos mais tristes, pois perdeu quase todo o time que disputou a Segundinha e pouco contratou e os que vieram são bem inferiores aos que saíram.
Um time com a história da Tuna não pode em três partidas disputadas com equipes inferiores só fazer dois gols.
Estou muito preocupado. Já falei isso para o presidente e o vice. Vejo as coisas de outra maneira. Acho que tem que haver um carinho e um respeito maior com o nosso futebol.
Insisto em dizer que o futebol da Tuna é a sua grande mídia, é o seu futuro. Temos que enxergá-lo com outra visão. Empresário de jogador, aventureiro que não torce sequer pelo clube não pode dirigir equipe que quer vencer, que tem tradição, que tem torcida, pequena mas séria e fanática como a nossa.
Vou estar lá na quarta-feira. Vou levar minha bandeira, vou torcer, vou me preparar para ficar rouco, mas quero essa vitória, porque quero disputar o Parazão 2015. Mas alguma coisa tem que ser feita. Se conseguirmos chegar lá, temos que tratar o futebol com mais carinho, com amor, com garra, com mais respeito, com tesão.
Desculpem, caros cruzmaltinos, o desabafo. É que acho que do jeito que está nosso futebol não dá para aguentar. Treinador de nome não ganha jogo sozinho. Que que adianta o Charles Guerreiro se não contratamos ninguém de peso e perdemos os nosso melhores atletas, inclusive o goleiro? 
Queira Deus que a Tuna passe pelo Castanhal. Mas para a próxima fase tem que haver um repensar. Se não contratar jogadores competentes e com comprometimento, que trabalhem com muita garra, a gente não vai chegar a lugar nenhum. Vai mesmo  é para o beleléu!

13 comentários:

  1. Estou dizendo há tempos que a Tuna precisa de um goleador. Mas ele não veio. Agora é torcer para os jogadores tunantes se empenharem e a Tuna conseguir a classificação.Os torcedores que puderem ir, tem que dar uma força para a Tuna! E que o juiz não nos roube! Márcio

    ResponderExcluir
  2. Decepcionado, porque ainda tinha esperança. Além das das fraquezas do time tunante, a sorte não nos sorriu, parece que ela fez questão de mostrar que a Tuna deve fazer mais por si que ficar esperando que lances de "sorte" aconteçam. Depender dos resultados de outros jogos é arriscado. Pode dar certo ou não. Com a Tuna dessa vez não deu. Será que foi para ela não passar uma vergonha maior na divisão principal, com um time fraco apanhando dos outros mais fortalecidos? Haveria condições de formar um time forte para se manter pelo menos na divisão principal? Ou se continuaria mais na base de certas experimentações e improvisos, esperando que desse certo? Não sei a reposta. Talvez seja melhor pensar assim para não se sentir tão frustrado com este fracasso da Tuna. Márcio

    ResponderExcluir
  3. Acordem.. Há muito tempo e muuuuita gente sabe o óbvio: A Tuna deve de L-I-C-E-N-C-I-A-R do futebol.. não tem jeito... é a realidade. Pra que ficar insistindo no erro? pra que socar ponta de faca? pra que? Será gostar muito de sofrimento? será que não existe ninguém sensato? Será que vale a pena causar sofrimento na torcida cruzmaltina? vale esse desespero todo? vale quer fazer tudo no afogadilho? valeu isso tudo?
    Só se pode tirar uma conclusão em cima disso tudo. Os que não querem o licenciamento do futebol são aqueles que adoram a fogueira das vaidades, aqueles que não podem ver uma câmera ou um flash. Em nome do bem da Tuna, que não é futebol - é também social (quem não lembra da belíssima sede que a Tuna possuía), invistam no social, nas escolinhas e busquem a estruturação do futebol. Nem que para isso leve 2 anos, mas façam bem feito.
    Continuo com a velha e verdadeira frase: A Tuna deve acabar com seu futebol antes que o futebol acabe com a Tuna!

    ResponderExcluir
  4. Acho que deve acabar primeiro com o Remorto. Já começaram mijando no gato velho. Não tem eleição, não tem divisão, só tem ladrão e o maior é o pirão.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu acho melhor que a Tuna continue. Continue essa piada que é, uma verdadeira várzea que não se classifica nem em um medíocre torneio. Vai ver esse Anônimo que fala mal de um time, e que a sua Tuna jamais será, deve ser um dos panacas da diretoria que fingem estar tudo bem e que não querem apagar a fogueira das vaidades. Deve ser um daqueles que adora uma câmera.

    ResponderExcluir
  6. Para evitar que eu exclua os comentários, pedimos aos senhores anônimos que assumam suas postagens, principalmente quando for para agressivamente falar mal da Tuna, de seus diretores ou de outros clubes.

    ResponderExcluir
  7. Eu não acho que a Tuna deva sair do futebol. Penso que ela deva se planejar mais, ter uma estrutura melhor e melhorar suas categorias de base. Tenho ainda esperança que a Tuna volte, ao menos em parte, a ter sucesso no futebol. Porém, não sei quando. Tenho minhas críticas quanto a algumas ações da diretoria em relação ao futebol tunante. Mas procuro ser crítico sem ser desrespeitoso. Também penso que este espaço deva ser para tunantes e no caso de torcedores de outros clubes, que façam seus comentários sem agredir, ofender ou debochar. E de preferência, que se identifiquem. Minha crítica maior é sobre como foi feito este ano com o futebol tunante, uma coisa sem um planejamento consistente, em cima da hora e sem dar tempo para treinar, com poucos reforços.
    Quero o bem da Tuna e por este motivo acho que os tunantes, mesmo os insatisfeitos com determinados fatos que aconteceram, tem que dar alguma contribuição, porque sem apoio o clube pode ser prejudicado. Não estou dizendo que tem que haver um apoio incondicional. Mas em algumas situações, por exemplo, dar algum incentivo aos esportes, torcer, acho que os torcedores tunantes devem fazer sua parte. Márcio

    ResponderExcluir
  8. Acho que não se deve ser tão derrotista assim. Tem que tentar! Logo no início de 2015 ir logo vendo como dá para ir montando um time. Em julho contratar logo um técnico bom. E logo depois contratar reforços, juntar com com alguns do sub-20 e começar logo a treinar e marcar amistosos, fazendo pelo menos uns 3 amistosos. Por que não dá para fazer isto? Jogar a toalha logo não concordo. Quem é tunante mesmo não iria entregar fácil a chance de voltar à divisão do futebol paraense. Mas é importante começar no início de 2015 a tomar as primeiras medidas. De início observando jogadores locais e dando apoio ao sub 20, vendo quem tem condições de jogar no futebol profissional. Márcio

    ResponderExcluir
  9. Anote o dia e a hora que estou te falando isso: Se a Tuna não se licenciar e planejar como se deve ser, ano que vem vais ver novamente este filme: Tuna eliminada na primeira fase do parazão 2016

    ResponderExcluir
  10. Exclui o comentário do insistente anônimo que quer licenciar a Tuna pela expressão chula que usou contra o Clube. Vamos respeitar, não é?

    ResponderExcluir
  11. Vai haver um seminário que a Tuna poderia mandar alguém: o 7º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte, direcionado ao desenvolvimento das categorias de base. É preciso ver o que há de novo pelo Brasil afora.
    Tristeza ver o atual ranking dos times clubes brasileiros e não ver a Tuna nem entre os 80 primeiros. A Tuna que já conquistou dois títulos nacionais ficar bem abaixo do Águia de Marabá. Sem dúvida a história esportiva da Tuna é mais rica, porém os resultados dos últimos cinco anos influenciaram muito nessa queda da Tuna no ranking. E ficamos a ver, ano a ano, a Tuna despencando na classificação. Acho que algo deve começar a ser feito. Pelo menos um trabalho sério para levantar os esportes no clube. E talvez, quem sabe, sendo otimista, lá pelo ano de 2018 anos já ver nosso clube disputando de novo uma competição nacional de futebol.
    Márcio

    ResponderExcluir
  12. Quando falo de um trabalho sério nos esportes da Tuna, não estou desmerecendo o trabalho de vocês nas regatas. Mas acho que vocês precisam de mais apoio. A comunidade tunante tem que dar mais apoio a vocês. Por isto, sugiro a volta das feijoadas. E o clube em si tem que apoiá-los. Acho que a preparação de novos remadores é válida. Tomara que estejam bem em 2015 para fazer um bom campeonato. E o que me preocupa, em certo nível, é que se alguns se destacarem poderão ser aliciados em 2016 pelos nossos rivais, que não estão preparando tanto, estão trazendo de fora. Não preparam, mas na hora de levar remadores da Tuna eles levam. E quando a Tuna trouxe em 2009 uns dois ou 03 amazonenses foi um chororô porque a Tuna foi campeã com a ajuda de uns poucos remadores amazonenses. E agora trazem até da Argentina! Acho que se a Tuna pudesse poderia trazer uns dois remadores de fora (mas brasileiros) para contribuir e os demais serem paraenses. Mas nunca soube que a Tuna já teve alguma vez mais da metade de seus remadores de fora do estado. Creio que nunca esses de fora foram maioria entre os remadores da Tuna. Estou torcendo muito para que a Tuna possa formar uma boa equipe que fique pelo menos em segundo lugar. Mas o ideal é que ficasse logo em primeiro lugar no campeonato, pois, no ano posterior ,quem garante que nossos adversários não cheguarão a oferecer certas vantagens e tirem alguns de nossos melhores remadores? Penso que a Tuna tem que lutar para ser campeã, mesmo que ainda não tenha condições de subir tão alto. A garagem está sendo reformada, remadores estão em treinamento. Talvez o próximo passo seja ter barcos em quantidade suficiente. Peço a vocês da diretoria nautica que continuem na luta. E não sejam apenas alguns mosqueteiros, ou "Dom Quixotes". Vocês precisam ter apoio da comunidade tunante e ter mais chances assim de sonhar com a conquista do campeonato. Ou ao menos lutar bravamente e terminar a competição com honra e a alegria de ter chegado bem perto. Márcio

    ResponderExcluir
  13. Tuna tem que ser uma protagonista, uma participante principal e não uma simples coadjuvante, uma auxiliar de Remo ou Paysandu na conquista de títulos. Chega de ver nossa Tuna ser humilhada!
    Márcio

    ResponderExcluir