terça-feira, 11 de novembro de 2014

"Os donos do Remo têm que sair do clube"

Minowa ganhou mas não levou
A Tuna foi o primeiro clube social e esportivo de nosso Estado a fazer eleições diretas para Presidente, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo.
Para isso, um grupo trabalhou insistentemente para mudar o Estatuto e de imediato fazer as eleições democráticas.
Achei importante quando os outros dois clubes da capital, Remo e Paysandu, anunciaram que iriam fazer eleições também pelo processo democrático. Isto é avanço, é sair do marasmo que ´´e o processo indireto.
Só que o Clube do Remo,  que realizou suas eleições no Sábado passado, não conseguiu sucesso no projeto. O candidato perdedor, o atual presidente Pirão, perdeu a eleição por 18 votos e insatisfeito virou a mesa, tirando, na marra, a vitória do candidato vencedor legalmente, Pedro Minowa.
Pirão alegou que a eleição estava ilegal. Segundo ele, cinco urnas estavam com mais votos que assinatura, ou seja, a seu ver, estavam fraldadas.
A eleição foi Sábado, dia 8 e o resultado ficou para ser decidido ontem, dia 10. Mas o resultado não saiu. Por notória força política, a Comissão Eleitoral achou por bem  anular a eleição, ou seja, o pleito democrático não valeu.
Foi uma decisão no minimo estapafúrdia, vergonhosa. A Comissão Eleitoral perdeu uma boa oportunidade de, com o moral e responsabilidade que lhe compete, definir, legalmente, quem seria o presidente, que até prova em contrário -tipo a recontagem de todos os votos-, foi o Pedro Minowa.
Minowa, que parece ser uma pessoa simples, humilde, mas nada tolo, foi bastante direto: Vou recorrer. Ganhei a eleição e tenho que ser empossado",. E foi mais adiante mostrando toda sua irritação: "O donos do Remo têm que sair do clube".
Minowa tem toda razão. Os que se acham donos dos nossos três clubes têm que entender que isso não existe. O clube é do sócio. E seus torcedores deveriam, para terem mais influência e força, adquirirem seus títulos proprietários. Assim, estes pseudos reis, tipo Pirão, não ficariam cantando de galo depois de sofrerem uma derrota democrática.

10 comentários:

  1. Não é só no Remo que existem os "donos do clube". É bom lembrar que na Tuna - na primeira eleição direta os "donos da Tuna" (que tem uma maloca privativa - o que é um absurdo) perderam. Portando, este é um mal que existe em todos os clubes.

    ResponderExcluir
  2. Podes ter certeza, ou remista frustrado, que a carapuça não serve mesmo para mi. Sou tão democrático, que não apoiei a chapa vencedora e estou trabalhando nela, como diretor náutico. Se todos pensassem como eu, as eleições seriam só um detalhe, pois estaria sempre apoiando para presidente, os mais competentes, os mais comprometidos, os mais honestos. O seu ranço comigo é uma questão de frustração, pois meu time não dá muito certo por falta de dinheiro, o seu é pelo tamanho do egoísmo dos dirigentes e de muitos torcedores bundões -como você- que brigam em campo, fora de campo e são inimigos da democracia: perdem a eleição e viram a mesa como o teu presidente despreparado, o Pirão.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que o Anônimo falou. Isso dos "donos de clube" tem no Remo, no Paysandu. E na Tuna e no Grêmio nem se fala. É uma verdadeira fogueira de vaidades. Essa estória da maloca da Tuna é conhecida, onde dia de sábado a tal maloca é somente para os donos do clube. Por essas bandas falam tanto em democracia que na verdade parece a democracia do PT, proclamada, louvada, idolatrada e admirada pelo gestor do blog que realmente não apoiou a chapa vencedora, pois se apoiasse certamente esta chapa não teria ganho - tamanho o seu "prestígio" em chapas.

    ResponderExcluir
  4. Petista sim, com muito orgulho, amante da democracia, das pessoas trabalhadoras e da coragem de dizer e ser o que é. Ao contrário de alguns lambe sacos que se escondem no anonimato, feito os lacaios fascistas que matam e culpam os outros. Vai te enxergar, rapaz, aprende primeiro a ser homem para depois comentar alguma coisa. És um frouxo, por isso que nada tu assumes. Nem esse teu outro lado, que todos no Grêmio conhecem. E olha, vou voltar a te deletar, pois todos sabem quem é você, mas como não assumes, vou te deletar.

    ResponderExcluir
  5. Aliás, vou parar de dar fôlego a remista aqui no Blog.

    ResponderExcluir
  6. Diga depois para mim Marcos quem é este remista que fica dando teco em blog de tunante. Eu não sei que raios de maloca é esta. Quanto a partido poltico, acho que nós na Tuna ou qualquer clube temos que separar as coisas. Afinal, são muitos os pensamentos nesta área partidária. Quando temo de torcer ou lutar pela grandeza do clube, nós torcedores temos que pensar em como melhorá-lo, independente de corrente partidária. Sabemos que sempre houve vaidades na Tuna e em outros clubes, mas o importante é que haja um pensamento comum e uma ação coordenada para levantar a Tuna e fazê-la voltar a tempos de glória que ela tinha nos esportes. É preciso fazer um planejamento e organizar ações em prol do esporte na Tuna e para conseguir desenvolver projetos que sejam ao mesmo tempo sociais e esportivos. Se você lembrar Marcos, eu lhe escrevia quando você era presidente e também escrevi para o Fabiano e para outros antes de vocês dando sugestões. Acho que nós tunantes temos que superar divergências e opiniões diferentes e lutarmos sempre por uma Tuna grande, mais forte e mais respeitada. Desunidos serão mais fracos e unidos temos mais chances de fazer o clube crescer. Márcio

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. O remista, que não se assume mas todos nós já sabemos quem é, Infelizmente é um elemento que não deu certo como dirigente em um clube de outro estado, é louco pra ter uma chance em seu time e até na Tuna. Mas nós sabemos que é incompetente e doente. Tem inveja e rega a maldade. mas não te preocupa que vou voltar a deletá-lo, porque ele n~~ao se emenda e não assume a lata suja dele.

    ResponderExcluir
  9. Doravante quem não assinar os comentários ser´´a deletado. Outra: aqui é um lugar democrático, mas remista e paýsandu tem que ter comportamento.

    ResponderExcluir
  10. Doravante quem não assinar os comentários ser´´a deletado. Outra: aqui é um lugar democrático, mas remista e paýsandu tem que ter comportamento.

    ResponderExcluir