terça-feira, 25 de março de 2014

Tem gente que pensa que não temos memória!

Em meados da década e 90, precisamente em Maio de 1995, Fernando Henrique, presidente da época, causou a maior manifestação de petroleiros da história do Brasil.
A greve, que somou 32 dias, tornou-se o maior movimento de resistência da classe trabalhadora à política neoliberal e entreguista do PSDB e do PFL (hoje, DEM). Uma greve que foi fundamental para impedir a privatização da Petrobrás e, assim, evitar que Fernando Henrique Cardoso aplicasse no Brasil o mesmo receituário que levou a Argentina à falência, principalmente, em função das privatizações de todas as estatais de energia e petróleo.
Durante a greve de 1995, os petroleiros resistiram às manipulações e repressões do governo e à campanha escancarada da mídia para tentar jogar a população contra a categoria. Milhares de trabalhadores foram arbitrariamente demitidos, punidos e enfrentaram o Exército, que, a mando de FHC, ocupou com tanques e metralhadoras as refinarias da Petrobrás. A Federação dos Petroleiros e seus sindicatos foram submetidos a multas milionárias por terem colocado em xeque os julgamentos viciados do TST, que decretou como abusiva uma greve legítima e dentro da legalidade. Além de ter impedido a privatização completa da Petrobrás, como queriam os tucanos e demos, a greve de maio de 95 despertou um movimento nacional de solidariedade e unidade de classe, fazendo ecoar por todo o país um brado que marcou para sempre a categoria: “Somos todos petroleiros”.
Quem fez toda essa sacanagem  com os petroleiros, com todas as categorias de trabalhadores, enfim, com o povo brasileiro, que resistiram à privatização quer agora posar de bonzinho. Deveriam se mancar e respeitar quem lutou pela hegemonia da Petrobrás, empresa orgulho do Brasil, que daquele fatídico Maio de 1995 para cá, só fez crescer.

3 comentários:

  1. é incrível seu fanatismo, defender um governo que deu um prejuízo de bilhões ao Brasil.. deixa de ser fanático, deixa de falar com o coração e olha com a razão, pois tenho certeza que não és burro, mas estas fazendo tudo para merecer o título de touperia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu camarada, não vpu ´perder temo acendendo vela par defunto ruim, não. Se tu queres partir para o debate, sem falácias, me provoca assumindo tua identidade, meu. Se não assumires, vou te deletar.

      Excluir
  2. Dilma aprovou compra de petrolífera que deu prejuízo de R$ 1 bilhão ao Brasil
    Valor da Petrobrás caiu mais de 50% nos últimos anos (vide bolsa de valores)
    Polícia Federal prende ex-diretor por lavagem de dinheiro

    E ainda achas que não deve ser aberto uma CPI???????
    O que o Collor fez no passado é fichinha junto ao que o seu PT está fazendo hoje.

    Sinceramente gostaria de visitar esse Brasil que tanto elogias e que está as 1000 maravilhas. Podes me dizer onde fica este país para eu ir passar férias???

    Paulo Sérgio dos Reis

    ResponderExcluir