segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pavilhão gigante já tremula na Sede Náutica


Bandeira de três metros agora enfeita a fachada de nossa histórica sede náutica
No sábado último, fomos à Garagem Náutica, este escriba, Gerardo Monteiro e Mário Mangas. Depois de entregarmos a bandeira simbólicamente ao técnico da equipe náutica José Wildemar, o Lindão, este, em companhia de um atleta, imediatamente hasteou o pavilhão cruzmaltino, que embelezou ainda mais a frente da garagem, agora devidamente pintada.
Para nós, que como cruzmaltinos estamos dando nossa parcela de colaboração à diretoria na garagem Náutica, foi motivo de alegria por mais essa conquista.
É sempre bom lembrar que é uma árdua luta manter a Garagem. Tudo acontece graças ao apoio de verdadeiros cruzmaltinos, apaixonados, boa parte da Confraria, que mensalmente colaboram através do carnet.
Com esse apoio mensal e a feijoada que fazemos anualmente, conseguimos além de tocar mensalmente parte das despesas, juntar verba para comprar um barco -um Quatro Com-, e ainda pintarmos toda a fachada. Para fechar com chave de ouro, conseguimos com o Time de Águias, grupo de amigos que se reúne aos finais de semana no Claube, a bandeira que já está devidamente hasteada.
Agora, nossa proposta é até o final do ano concluirmos os dois banheiros, o masculino e o feminino. Falta pouco, só o material e o acabamento, pois as louças: vasos sanitários,  pias e chuveiros,  já conseguimos com nosso amigo da Confraria Ismar Araújo.
Outra tarefa que já está para ser executada é a reforma de um antigo quadro com fotografia de dezenas de atleta náuticos, que tem mais de 70 anos. Esse quadro nós encontramos no clube e estamos em processo de recuperação. Vale a pena, porque é parte de nossa história, de nossa memória de clube campeão náutico com 40 títulos.
É importante que os verdadeiros cruzmaltinos participem, Sempre temos despesas. Agora mesmo vamos mandar quatro atletas para a Copa Norte, que será realizada antes da próxima regata, que será no dia 30 de novembro.
São despesas que só a colaboração, o apoio de verdadeiros cruzmaltinos nos proporciona pagar. Muito obrigado a todos. 
Só valeu amigos. A Tuna somos nós, nossa força, nosso amor!

3 comentários:

  1. Este ano considero de reestruturação do setor. Tenho esperança de que ano que vem haja um grupo forte, competitivo, com chances de conquistar o título do campeonato de remo. Mas é também bom ficar de olho na arbitragem para não roubarem a Tuna e elaborar um bom regulamento para as regatas. Tuna precisa recuperar o seu título de rainha da baía de Guajará. Márcio

    ResponderExcluir
  2. Não sou tunante, mas gostaria de dar uma ideia, pois penso que a Tuna pode se favorecer, assim como a Beneficente Portuguesa. Existe um programa nacional de recuperação de prédios históricos. O prefeito de Belém em conversa conosco da Beneficente Portuguesa nos deixou a par desse programa e teremos restaurado nosso casarão situado na Rua Marques de Pombal (praça do relógio). Para isso, precisamos apresentar um projeto para a prefeitura. A Tuna poderia fazer o mesmo e com um detalhe: aproveitem que o prefeito é o Zenaldo, pois ele é muito acessível com a comunidade Luso Brasileira e raízes portuguesas. Apesar de vocês terem reformado a fachada (não sei se reformaram por dentro), seria uma boa se informarem sobre este programa nacional que muito ajudaria a Tuna.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Tuna poderia fazer uma pesquisa sobre que tipos de projetos poderiam ajudar. Há projetos que valorizam o patrimônio histórico, outros a cultura ou o patrimônio histórico e outros os esportes. Pode ser que alguns projetos possam ser de utilidade para a Tuna, proporcionando parcerias ou patrocínios. Márcio

    ResponderExcluir