sexta-feira, 9 de julho de 2010

CASSIANO, HILDON, TIM E A "BLACK MUSIC BRASILEIRA"


Cassiano, Hildon e Tim Maia começaram na mesma época e praticamente juntos na Música Popular Brasileira. Fizeram discos  shows, composições, lançaram moda e foram considerados na época pela crítica revolucionários pelo som que apresentavam. Cassiano é nordestino da Paraíba e primeiro lançou o LP "Cada um na sua", com um som fortemente influenciado pela "soul music". Na mesma época despontavam artistas como Carlos Dafé e Sandra de Sá, todos querendo fazer um som a la James Brown, bem "black", conscientes que o mercado assim seria mais fácil de ser "furado". 
Dos três (Cassiano, Hildon e Tim Maia) só o terceiro fez grandes sucessos. Cassiano e Hildon, embora reconhecidos como músicos e compositores excelentes, inclusive com parcerias com Caetano Veloso, Paulo Coelho, Luiz Melodia, João do Vale e outros, ficaram meio esquecidos pela grande mídia e com seus trabalhos pouco divulgados entre os mais jovens. Mesmo assim, em 98 houve um relançamento da obra dos três representantes da "Soul Music Brasileira". O CD "Velhos Camaradas" faz uma compilação de sucessos dos três e até hoje é reverenciado por colecionadores e mesmo os que não tiveram a oportunidade de ver "in loco" a produção de Cassiano e Hildon, admiram suas canções.
"Primavera", "Coleção", "A lua e eu", "Saia dessa fossa", "Eu amo você", são alguns dos grandes e inesquecíveis sucessos de Cassiano, hoje com 66 anos. Já Hildon, que sempre está fazendo shows no circuito Rio, Minas e São Paulo,  ficou  imortalizado com as belíssimas "As dores do mundo" e "Na rua, na chuva, na fazenda", hino romântico-ecologico-social., que prega a liberdade decantada pelos hippye.
O movimento liderado por Cassiano, Tim Maia e Hildon, juntamente com Sandra de Sá, Banda Black Rio, Carlos Dafé e outros, que era fazer uma música "black" brasileira, com muita qualidade, não fluiu como eles queriam. Mas deixou bons frutos. Tão bons, que ate hoje alimentam nossa sensibilidade musical.

Um comentário:

  1. Tem um grupo do Rio de janeiro que está relançando vários sucessos da década de 70, Black 21, muito bom mesmo, vale a pena conferir.

    www.black21.com.br

    ResponderExcluir