quarta-feira, 21 de julho de 2010

"UMA NOITE EM 67", A HISTÓRIA DO III FESTIVAL DA TV RECORD

       Edú Lobo,(ao fundo Roberto Carlos), o campeão do Festival com "Ponteio".

"Uma noite em 67",  documentário de Ricardo Calil e Renato Terra, é o filme mais esperado pelos amantes da boa música e para os que sempre pregaram que a grande metamorfose da Música Popular Brasileira aconteceu nos anos 60, nos famosos festivais da TV Record, principalmente o III Festival, que gerou o filme de Calil e Terra. O documenário tem estréia marcada para dia 30 do corrente em todo o País.
O filme trata dos acontecimentos da  noite de 21 de outubro de 1967, quando os principais finalistas do III Festival da TV Record, todos jovens compositores e cantores, sonhavam em ganhar o prêmio máximo. Chico Buarque, com "Roda Viva", Gilberto Gil, com "Domingo no Parque",  Roberto Carlos com "Maria Carnaval e Cinzas",  Caetano Veloso, com "Alegria, Alegria" e Edu lobo com "Ponteio", foram alguns dos expoentes musicais dessa importante noite. A película, que   foi iniciada em 2003 por Renato Terra, e dois anos depois recebeu Ricardo Calil como o outro diretor, mostra a empolgação e delírio da platéia, que era dividida com torcidas organizadas prontas para aplaudir e para vaiar. Sérgio Ricardo, compositor e cantor que foi um dos finalistas da grande noite, não conseguiu cantar sua música "Beto bom de bola", porque recebeu vaias calorosas que não permitiram que ele desse nem mesmo os primeiros acorde de sua canção. Revoltado, nervoso por não conseguir se apresentar, Ricardo jogou seu violão no auditório, o que gerou no outro dia a famosa manchete de um jornal: "Violada na platéia".
"Uma noite em 67" vai mostrar  o quanto Caetano Veloso foi ovacionado pela platéia de pé, que queria que sua música "Alegria, Alegria", onde as guitarras elétricas foram a grande sensação, fosse a campeão. Mostra o jovem cantor Roberto Carlos praticamente começando sua carreira, interpetando a música de Luis Carlos Paraná, "Maria, Carnaval e Cinzas", além de Gil com "Domingo no Parque". O grande vencedor da noite foi Edu Lobo, que cantou com Marília Medalha "Ponteio", de sua autoria, ganhando o troféu "Viola de Ouro" e o prêmio de 25 milhões de cruzeiros.
O documentário "Uma noite em 67" conta com uma série de entrevistas, coordenadas pelo crítico musical Zuza Homem de Melo, onde nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque de Hollanda,  Roberto Carlos e o próprio homem da violada Sergio Ricardo dão importantes depoimentos.
O filme tem uma grande importãncia cultural e política, porque os festivais da TV Record foram os divisores de água na história moderna da música brasileira. Embora tenha sido realizado há exatos 43 anos, o III Festival da TV Record revelou os principais nomes da MPB que até hoje estão aí mostrando que mesmo tendo chegado há quase 50 anos, vieram para ficar, definitivamente.
"Uma noite em 67" foi apresentado recentemente no III Festival de Cinema de Paulínia, e pela reação do publico que aplaudiu calorosamente, o filme tem tudo para ser mais um campeão de bilheteria. Essa é a esperança de Ricardo Calil e Renato Terra, que acham que pela receptividadde que  o filme está recebendo, acreditam que existe uma enorme curiosidade dos que viveram e dos que só ouviram falar dos festivais da Record, "por isso esperamos que seja sucesso absoluto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário