quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tributo aos 80 anos de Dolores Duran

Dolores, cantora e compositora de 
talento que teve morte precoce
Se viva estivesse a cantora e compositora Dolores Duran teria 80 anos, completados em Junho passado. Dolores morreu precocemente, aos 29 anos, em 1959, no auge da carreira como cantora e compositora de clássicos da MPB que ainda hoje, 51 anos depois de sua morte, ainda são executados em rádios e em shows por vários artistas.
Dolores nasceu Adiléia Silva da Rocha e aos 16 anos já mostrava talento Com nome complicado para artista trocou por Dolores Duran e mesmo sendo de menor idade fazia shows onde cantava em português,  inglês, francês, italiano e espanhol e até em esperanto, língua universal.
Na década de 50, namorou com o compositor e pianista João Donato, na época com 17 anos. O romance não engrenou porque Dolores era mais velha, tinha 21 anos e a família de Donato não permitiu. Dolores fazia shows de muito sucesso em casas noturnas e em boates. Ella Fitzgerald, a famosa americana cantora de jazz, na década de 50, de passagem no Rio, deslumbrou-se quando ouviu Dolores cantar na Boate Baccarat a belíssima "My funny valentine". Segundo a crítica da época, Ella disse que foi a melhor interpretação que ouviu.
Intérprete de grandes sucessos de compositores como o paraense Billy Blanco ("Outono" e "Praça Mauá"), Antônio Maria e Ismael Neto ("Canção da volta") Dolores Duran despontou como compositora depois de ouvir do na época novato Tom Jobim e de uma amigo seu, Vinícius de Moraes, uma composição nova. Pediu lápis e papel e em poucos minutos  fez a letra de "Por causa de você", deixando o Poetinha deslumbrado.
Em 1955, aos 25 aos, Dolores teve um enfarto, passando 30 dias internada. Ao sair, continuou a vida boêmia que levava, não obedecendo as recomendações médicas, o que agravou seus problemas cardíacos, que trazia da infância. Fumava três maços de cigarro por dia e abusava da vodka e do uísque.
Faleceu no dia 24 de Outubro de 1959, aos 29 aos, dormindo, depois de passar a noite em claro em companhia de amigos. Ao chegar em casa beijou a filha de criação que na época tinha três anos, falou para a empregada, em tom de brincadeira: "não me acorde. Estou muito cansada. Vou dormir até morrer". No quarto sofreu um enfarte fulminante, na época associado à dose excessiva de barbitúricos, cigarro e álcool.
Para lembrar os 80 aos de Dolores Duran, foi lançada uma caixa com sete CDs, sendo seis com as 75 músicas que a cantora gravou, inclusive "A noite do meu bem", "Fim de caso", "Por causa de você", etc., e no sétimo  uma compilação com as 28 canções de sua autoria na voz de outros cantores. Algumas dessas canções  Dolores nem chegou a gravar, devido sua morte precoce. A novidade nos CDs é Dolores cantando xotes, toadas e forrós, revelando uma Dolores Duran mais alegre, diferente da que aprendemos a conhecer,  uma mulher e cantora triste, chamada até de "rainha da dor de cotovelo". Ouçam a caixa cm os CDs  de Dolores Duran que com certeza vai valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário