segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grêmio e Tuna: será que vai dar certo?

De repente sou chamado para uma reunião por uma alto "staf" de cruzmaltinos, na própria Tuna, ontem. Como já tinha e até estava em uma programação com alguns companheiros, não deu para estar presente, mas por telefone, com dois  Grandes Beneméritos, um Benemérito e dois Conselheiros, tomei conhecimento da nova idéia surgida e até já passada ao presidente Fabiano Bastos: a fusão Tuna Luso Brasileira e Grêmio Literário Português. Confesso que para mim não foi nenhuma surpresa. Já havia pensado niso há alguns anos. Agora temos é que ver como é que vão ser as coisas. Tem que ser feito um trabalho sério, que seja importante para evitar qualquer dissabor para os associados e torcedores da Tuna.  Pelo telefone soube que o Grémo injetaria uma certa quantia na Tuna para resolver os principais problemas. Não me definiram como seria a tal fusão, se sairiam os atuais diretores  e assumiriam outros; se será feita uma nova eleição; se entraria uma diretoria para um mandato tampão e logo depois haveria uma eleição, etc. Nada foi decidido até o presente. Só existe, a priori, conversações. Mas acho que já é um assunto que pode ser discutido e posto mais às claras na próxima reunião do Condel do dia 4 de Novembro. 
Hoje pela manhã, pelo fio, contatei com o presidente Fabiano Bastas e ele confirmou a conversa  e que até já havia ido a uma reunião da Comunidade Luso Brasileira. Segundo Fabiano, ele acha viável, mas salientou que tem as ponderações que ele na oportunidade vai fazer. Na minha avaliação, acho viável, mas tem que saber como é que vai ser a gestão. O Grêmio é o Grêmio e a Tuna é a Tuna. Para mim, antes de tudo, o que tem que ser feito urgentemente é um novo Estatuto, porque o da Tuna é caduco, esse negócio de 15 diretores é arcaico, como também é antedemocrático os conselheiros serem nomeados e não eleitos. O Estatuto da Tuna mesmo tendo sido feito há dois anos, é antigo e enclausurador como os regimes totalitários. Tem que ser mais democrático. Diretor tem que ser gente de confiança do Presidente e Vice. Outro assunto que deve ser bem discutido: não se pode mexer com o futebol. Tem alguns portugueses (que talvez torçam por Remo e Paysandu e por seus times d'além mar) que são a favor de acabar com o futebol da Tuna. Sou contra e acho que o futebol é a mídia do Clube, é o que pode ajudar a projetar (se houver a fusão), a Tuna e até o Grêmio. E a Tuna é uma equipe de tradição, que  tem seus torcedores que devem ser respeitados. Apóio a idéia, mas tem que ser uma coisa bem definida.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou totalmente a favor da fusão Grêmio X Tuna Luso e até já comentei sobre o assunto com alguns amigos.
    Em minha humilde opinião, caso haja a fusão, certamente criaremos o maior clube do Pará. Um clube com considerável quadro social e área poli-esportiva privilegiadíssima.
    Já imaginaram um clube com imensa área social (Augusto Montenegro), elegante e tradicional boate social com localização estratégica (Almirante Barroso) e um grande centro olímpico de treinamento de nível internacional, com piscina olímpica, ginásio de esportes, amplo estacionamento, estádio de futebol, CT, alojamento, etc... (Almirante Barroso), inclusive com possibilidades de retomarmos a área que fica atrás da Tuna (invadida) que por dierito pertence ao clube, além da sede náutica.
    Pois bem meus amigos, essa ideia se bem trabalhada e organizada, é perfeitamente possível.
    Espero que seja verdade e que a fusão se concretize. Os associados de Tuna e Grêmio e o povo do Pará precisam dessa boa notícia!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Gerardo, o importante é saber como vai ser feito o acordo. A priori, temos que preservar o associado e, principalmente, o nosso time de futebol. Disso aí não devemos abrir mão!

    ResponderExcluir