sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mestre laurentino no 1º Grito do Campo

O "jovem" Laurentino: anos depois tornou-se figura conhecida internacionalmente

Em 1991, no 1º  Grito do Campo, este escriba fotografou, em plena Presidente Vargas, esta extrovertida figura que depois de alguns anos tornou-se músico reconhecido, interpretando rock pelo Brasil e pelo mundo.
Mestre Laurentino, conhecido como o primeiro roqueiro do Brasil, na época não usava os vistosos óculos escuros, nem as camisas de caxemira brilhosa, tampouco tinha os dedos apinhados de anéis como hoje. Mas já andava na companhia de sua inseparável gaita.
O mestre estudou só até a quinta série. Trabalhou na roça, como técnico de manutenção de aviões e explorando madeira. 
Músico autodidata, com mais de 60 anos de carreira, Laurentino teve suas músicas gravadas por grandes nomes do circuito nacional, como Gilberto Gil, Otto e Tom Zé. Já tocou por vários palcos do país afora e hoje é considerado o roqueiro mais antigo do Brasil. E tudo isso na humildade, pois se considera
pequeno e diz que os outros, quando o elogiam, não têm razão.
Perto de fazer 90 anos, mestre Laurentino mora em Outeiro. Tem 16 filhos, que vivem mundo afora. Ele vive com quase 20 cachorros e com Maria, companheira há 16 anos, que cuida de tudo dele, inclusive dos trajes, criados por ele mesmo.
O menino pobre de Ponta de Pedras, no Marajó, adotado por uma família de Belém, ganhou da mãe a primeira gaita. Ele se orgulha ao dizer que ela tem mais de cem anos.
O rapazinho marajoara adorava rádio. Curtia jazz e tinha ouvido bom. Aprendeu a tocar no quintal de casa, sozinho. E conta que tinha ídolos do rock: Elvis, Rita Lee, Roberto Carlos, Erasmo, entre outros.
Não demorou muito começou a compor. E foi com uma crítica genuína ao jeito americano de ser que ele estourou.
Laurentino passou a ser conhecido e a fazer shows pelo Brasil já perto de fazer 70 anos. Ele ganhou os palcos do Brasil e do mundo, muitas vezes acompanhado pelo pessoal do Coletivo Rádio Cipó. 
Atualmente, o mestre se apresenta ao lado dos "Cascudos", banda formada para tocar com ele. A rapaziada enlouquece com o vovô roqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário