terça-feira, 15 de julho de 2014

Espaço Palmeira em completo abandono

O Restaurante Popular nunca funcionou
O primeiro shopping center popular de Belém, o Espaço Palmeira, inaugurado em  maio de 2010, está totalmente descaraterizado. A obra, que na época custou R$ 3 milhões à prefeitura de Belém, tem hoje poucos espaços destinados a camelôs funcionando, prova de que ninguém quis ficar na área.
Muita coisa do Espaço Palmeira já está sem funcionar. Uma delas é o restaurante popular, que aliás nunca funcionou, caraterizando o estado de do abandono da área. Parece até que não existe uma pessoa responsável, dado tantos problemas na área.
A cobertura de lona não existe mais
Sujeira e abandono das lojinhas

O "Espaço Palmeira" foi criado para alojar os mais de 300 camelôs que ficavam na Presidente Vargas. Mas nada deu certo, pois dos camelôs que foram remanejados para o local, hoje, resta o mínimo. Alguns alegam que a área não é boa comercialmente. Outros acham pouco o movimento de pessoas na área, além da falta de zelo, tanto dos que trabalham lá, como da Prefeitura, que parece não tem um funcionário responsável pelo setor, deixando o "Shopping Popular" em completo abandono.
A lona de cobertura da escada que dá acesso ao estacionamento e aos postos da prefeitura e Junta Militar que funciona na parte inferior do shopping, está totalmente destruída. A má qualidade do material usado pela empresa que construiu a obra, fez com que o sol e a chuva, falta de zelo, além também da possível ação de vândalos, destruísse toda a lona, estando tudo a céu aberto, caraterizando total abandono.
O Restaurante Popular, segundo pessoas que trabalham na área, nunca funcionou. "Acho que quando o Zenaldo sair, vai ficar a herança para o novo prefeito", diz uma senhora que trabalha no shopping vendendo roupas. A cobertura está com a estrutura praticamente destruída, enquanto que os locais em que funcionariam as cozinhas e apoios, estão quebrados, sujos, demonstrando total abandono por parte do órgão municipal.
As lojinhas estão quase todas fechadas. Poucos camelôs quiseram ficar no local. Também os banheiros estão sujos e não se sabe se quem toma conta dos mesmos e cobrar 1 real para usos, são cadastradas.
Seria importante que o p´refeito Zenaldo Coutinho ou alguém da Secon fizesse uma visita ao local e visse in loco a situação do espaço, que tem apenas quatro anos de inaugurado.
Ainda há tempo para resolver os problemas. Se demorar muito será necessário uma obra bem maior, com muito gasto do dinheiro público. Porém, é interessante que seja feito, também, um trabalho de conscientização dos que atuam na área e até mesmo uma propaganda institucional para chamar clientela para os comerciantes.
"Se não for feito um trabalho urgente em toda a estrutura e também uma boa propaganda, isso aqui pode virar um elefante branco, velho, feio e sujo". Para evitar isso, é só a Prefeitura passar a cuidar e do Espaço Palmeira, um verdadeiro "Belo Antonio" no Centro de Belém.

2 comentários:

  1. Como disse no post passado somos um povo que adora copiar os outros, mas ate nisso nao sabemos. Esse espaço já nasceu errado. Uma área imensa que nao é aproveitada. Por que nao fiZeram como o mercado municipal de fortaleza? Aquilo sim é um verdadeiro shopping frequentado por turistas do mundo inteiro. O espaço que existe ali daria para fazer estacionamento área de comercio praça de alimentação área de caixas eletrônico etc. Em vez de fazer tudo isso fazem aquele arremedo de shopping popular. E depois o português que é burro! Eu hein!

    ResponderExcluir
  2. Não. Ninguém é burro. O Duciomar é que é muito malandro. Fez aquilo e deixou o Zenaldo agora em "boondas", porque talvez o Es´paço palmeira tenha que ser totalmente repensado e refeito.

    ResponderExcluir