segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Armação ilimitada ou institutos fajutas!

Quando o eleitor decide em quem vai votar, é muito difícil ele mudar o voto. O trabalho que se faz na possível mudança de votos é quando o eleitor vota por votar, no caso aqui no primeiro turno, em qualquer um dos candidatos, não tem um  fixo, que ele goste, simpatize ou acredite. O outro voto que se conquista, como o conquistado por Ana Júlia neste segundo turno, é do eleitor indeciso, que muitas vezes votou até em branco no primeiro turno. Não estou aqui para lamentar ter perdido a eleição no nosso estado. Perdeu, perdeu. A companheira Dilma ganhou e Serra agora vai "rasgar" de vez, pois apanhar de mulher é meio feio, principalmente para machista como ele! 
O problema é que a eleição no Pará no segundo turno foi povoada de senvergonhice, talqual no Brasil. Logo no início da campanha do segundo turno, em que ficaram Ana Júlia e Jatene, o grupo Liberal, talvez financiado pelos ricos tucanos, fez uma pesquisa "encomendada" literalmente, em que ele aparecia com 60 por cento dos votos e Ana Julia com 40. Daí pra frente não fez mais, mesmo porque uma pesquisa dessas é muito cara, e o negócio era por o nome "Ibope", e trabalhar até o dia das eleições mostrando isso na propaganda eleitoral. Dito e feito!
Isso é visivelmente manipulação de números reais. Foi clara a ascensão de Ana Júlia no segundo turno. O PT tinha pesquisas internas que davam uma margem pequena de diferença entre os dois candidatos.  Mas Jatene insistia que os 20 por cento continuavam.
Na véspera da eleição, o jornal criminoso de Jader (que foi rifado da política nacional, graças a Deus!)  lança uma pesquisa do infeliz Edir Veiga, homem frustrado (que trabalha tipo um agiota com seu medíocre "veritate"), em que coloca Ana  com 34 por cento dos votos, menos do que teve no primeiro turno.Ou seja, já havia uma propaganda ardilosa de Simão com os tais 20 por cento, e com a armação do "veritate" às vésperas da eleição, era para "fazer a cabeça" do eleitor desavisado, aquele  que vai votar e não quer "perder o voto".  Foi  para derrubar mesmo a governadora!
A eleição aqui foi perdida. Não temos que  lamentar, acusar ninguém, encontrar culpados. Mas é necessário que seja feito algo pelo tribunal para evitar essa manipulação por parte da Imprensa comprometida, a Imprensa suja, com duas famílias brigando entre si e prejudicando com isso  a decência do processo eleitoral e a própria democracia.
Algumas pessoas  podem até discordar do que estou postando, afirmando que o PT só aceita pesquisas em seu favor. É um erro falar isso. Como exemplo, cito a diferença das pesquisas em que Dilma sempre esteve à frente do tucano Serra. Elas eram feitas semanalmente, e na última semana, diariamente e por pelo menos quatro institutos: Ibope, CNT-Sensus, Vox Populi e Datafolha. Se olharmos os resultados, todos foram iguais. Enquanto aqui no Pará, uma vergonha.!Ana não terminou  com 34, com 39 nem com 42. Mas com quase 45. E o tucano não terminou com 57, 59 ou 61. Mas com 56. Então ou foi manipulação grosseira, caracterizando-se como armação ilimitada, ou então os dois institutos são fajutíssimos!.

2 comentários:

  1. É esta a grande idéia de um blog. Promover troca de idéias, sobre os variados assuntos. E muito interessante porque podemos traçar, de maneira muito rápida, o provável perfil do autor do blog. E aqui percebo uma incoerência nas idéias defendidas pelo autor. Em um comentário recente meu, fui citado como não querer que mulheres tenham acesso as universidades, tão somente pela crítica a atual governadora. Se fosse isto realmente verdade, não seria um grande incentivador de minha esposa que atua na área de educação e tecnologia. A incoerência que cito é quando o autor escreve que é "meio feio apanhar de mulher". Isto é um tanto machismo! Dar desculpas pela derrota da forma colocada, parece como se fosse uma partida de futebol, quando se diz que perdeu pelos gols anulados pelo juiz ou pelas bolas na trave ou jogou melhor mas não os gols e aquelas outras desculpas conhecidas de todo fã de futebol que não aceita perder. O PT tem sim que reconhecer que muito pouco fez no Estado. Lembro da eleição entre o Edmilson e o atual prefeito, que somente foi ganha após a divulgação da última pesquisa que apontou a liderança para o Edmilson, até então atrás do Duciomar. O mesmo Edmilson que tempos depois saiu do PT, juntamente com outros colegas políticos. Por que Von? Isto sim é muito estranho! A incoerência do autor é tanta que abomina o Sr. Jáder Barbalho, ou será que esqueceu que a vitória da primeira eleição da atual governadora foi devido ao apoio do PMDB do Sr. Jáder Barbalho, PMDB este que é vice com a Sra. Dilma, nossa presidente. Aliás o Juvenil e outros saíram apoiando o Jatene. Por que? Após acusar os dois maiores jornais do Estado e algumas pessoas, escreve "Não temos que lamentar, acusar ninguém, encontrar culpados."
    Sr. Autor, esfrie a cabeça e aceite a derrota no Estado, porém precisamos que as pessoas também cobrem dos seu governantes, mas não através de uma oposição desmedida.
    Manuel Américo

    ResponderExcluir
  2. Não temos mesmo que lamentar e encontrar culpados depois da derrota, isto não adianta. Só que a realidade é que os jornais formaram aqui, como no Pais inteiro,uma trincheira conservadora, golpista contra o PT, no caso contra Ana e Dilma. Você deve ter acompanhado, na época do Edmilson, que nós víamos ele crescer diariamente e os jornais botavam que ele não passava dos 7%. Você deve ter visto também, no início desta campanha 2010, a mulher do Vic, "disparada" nas pesquisas "encomendadas" por ele, como também encomendou na época em que ela era a primeira, com campanha milionária, à Prefeitura de Belém, e no final ficou na lanterna.
    Não é bacana apanhar nem de homem, tampouco de mulher, mas se for para apanhar, prefiro apanhar de mulher. A questão de eu haver colocado no texto, foi uma gozação com o Serra, que todos sabem é extremamente vaidoso, preconceituoso e machista: já ameaçou repórter, negou o aborto de sua mulher e sempre se posicionou "como o mais preparado, o mais competente, o mais sério", e ainda dizia que Dilma não era nada, nem cohecida. Isso é que é ser preconceituoso. E os escãndaos estão aí, como o "roboanel" e o caso do engenheiro "moreno". Quanto a Juvenil apoiar Jatene, é expicavel: existem politicos e políticos. Juvenil não tem voto nem para deputado estadual, mas quando viu a possibilidade de conseguir algo com a vitória do tucano, pendeu pra lá. Mas na inauguração do Elevado, estava lá sorrindo abraçado com a Ana. Já o radialista Wladimir, é um oportunista que corre para o lado que for mais interessante para ele. E é bom que você saiba, qualquer negócio com o PMDB, para ajudar em uma eleição, como foi nc caso aqui, a militãncia não fecha legal com isso, não. Nem com Jader, nem com o prefeito Duciomal. Os acordos são feitos sem o aval da militância, é coisa que vem de cima. Mas não sou radical. Defendo que é importante que as pessoas que são sérias, independentes de partido, possam ajudar na governabilidade do estado e do país. Sobre a "pesquisa" feita pelo Edir Veiga com aval da UFPA, só temos é que lamentar, porque o Edir provou que é incompetente e sujo, porque se o doutorado dele for bom como as pesquisas "encomendadas", ele como professor vai muito mal. Finalizo dizendo que o Diário é um jornal de campanha, como escreveu em seu livro o Expedito Leal e o Liberal um jornal de negócios: mexeu com a grana deles (e a Ana mexeu) eles se vingam. Isso mostra claramente porque os dois são inimigos: é a briga pelo poder. O político (Diário) e o financeiro (Liberal). Esclarecer a alguns incautos não e se lamentar. É uma realidade que infelizmente a chamada Grande Imprensa esconde.

    ResponderExcluir