terça-feira, 23 de novembro de 2010

Festival de Cinema de Brasília abre hoje e tem filme de Glauber Rocha

"Alegria" é  um dos filmes do Festival de Brasília
De hoje até 30 do corrente acontece em Brasília o Festival Brasília do Cinema Brasileiro, evento que está em sua edição de  no. 43 e é o mais antigo festival de cinema do Brasil, tendo acontecido pela primeira vez em 1965.
Pelos filmes selecionados já se percebe que o Festival de Brasília deste ano vai prestigiar a juventude, os novos cineastas, uma vez que os autores dos filmes  são todos diretores da nova geração do cinema brasileiro.Mesmo com a notória busca de novos talentos, o Festival de Brasília não esqueceu de prestigiar os veteranos, que se farão presentes na abertura, hoje e no encerramento, dia 30 de Novembro. Nomes como Carlos Reichembach ("Lílian M. - Relatório confidencial") e Ruy Guerra ("Os deuses mortos"), em versões restauradas serão mostrados .
A sensação que se tem do Festival Brasília do Cinema Brasileiro  é que pode haver  o surgimento de um grande filme ou de um ou mais talentoso cineasta. Mas para a maioria dos cinéfilos que estão chegando em Brasília será a apresentação do filme "O leão de sete cabeças", do cineasta baiano Glauber Rocha, que será apresentado no encerramento do festival,  fora da competição. "O leão..." é um filme de 1970, num trabalho em que Glauber mergulhou fundo no colonialismo euro-americano na África. A cópia, totalmente revitalizada graças aos negativos muito bem preservados pela Cinemateca Nazionale de Roma, segundo críticos que já tiveram oportunidade de assistir, está espetacular.  Glauber promete, mesmo já há muito ausente de nosso convívio, ser o maior sucesso do Festival de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário