quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Banheiros nos bancos? Mas quando!

Balela ou para inglês ver a decisão obrigando os bancos a partir do segundo semestre a disporem de banheiros masculinos e femininos e para portadores de necessidades especiais em suas dependências? Mesmo que a idéia seja por demais importante e válida, a  Lei nº 8,800, do vereador Fernando Dourado, já sancionada pelo Prefeito, será mais uma obrigando determinados serviços  aos bancos que eles,  infelizmente, tendem a não cumprir.
Os bancos possuem uma força enorme para descumprirem as leis. Quem não se lembra a lei que obriga as portas de segurança de vidro com detectores de metais para todas as agências que esperou anos e  e anos para que fosse cumprida? Foram necessários assaltos, mortes, baleamentos e todo tipo de demonstração de insegurança e da extrema  necessidade das portas para que se tomasse uma decisão mais séria com os bancos, inclusive com punição e prazo para o cumprimento. Se não fosse isso, a coisa ainda estaria na base do "empurra com a barriga".
As filas continuam, mas  e os banheiros  vão funcionar?
Outra Lei que também a maioria dos bancos não está nem aí e que  apesar das denúncias não se conhece nenhuma punição, é a que obriga que o cliente tenha no máximo 15 (ou são 20 ?) minutos de tolerância na fila de qualquer agência. Em princípios e finais de mês é normal se passar até 1 hora e meia numa fila e não existe nenhuma providência, nem por parte das gerências quando recebem a reclamação, nem pelas autoridades competentes. Daí,  como diz o povo: lei por lei só, não vale muito, não.
Como é natural se passar mais de uma hora na fila de um  banco, e num espaço de tempo desses  é normal se ter vontade de fazer alguma necessidade fisiológica, é por demais importante que os banheiros propostos pela Lei do  vereador Dourado entrem em funcionamento. Se for só para "inglês ver" vai ser mais uma Lei para irritar ainda mais os que cansam de esperar  nas longas filas dos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário