quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Belchior e o "Comentário a respeito de (João) John"

Ouvir e falar de Belchior é sempre bom. O danado cearense de Sobral anda desaparecido de novo,:nunca mais deu as caras por estas nossas paragens belenenses. Todo mundo está com saudades de Belchior, o poeta politizado e letrado, que discute literatura portuguesa e brasileira como poucos. O músico que às vezes parece colocar em suas canções verdadeiras sinfonias como nessa belíssima "Comentário a respeito de John", uma verdadeira obra prima da música brasileira. "Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho, deixe que eu decida a minha vida", é algo muito forte, muito real na vida de qualquer ser vivente quando o assunto é chute no balde. 
Essa letra, que já tem pelo menos 30 aninhos continua atual, embora os dois, John e João já tenham partido. O poeta se revela um amante da paz libertáia de Lennon e Yoko, sempre exaltada coloquialmente nessa canção em frases quase sussurradas. Pois é, "o tempo andou mexendo com a gente, sim". E como não reconhecer "que a  felicidade é uma arma quente?". Antonio Carlos Gomes Belchior é mesmo o máximo. E nós deste Blog apresentamos para seguidores e navegantes a belíssima música de Belchior. Fiquem atentos para cada detalhe da letra e da música..

11 comentários:

  1. Eu sou fã de Belchior desde que eu tinha uns 9 anos,e essa por coincidencia é minha música favorita,muito bom ver a magnitude desta música sendo reconhecida neste blog,parabéns pelo bom gosto

    Saudações Cruzmaltinas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Júlio. Fico feliz em ter você como segidor e leitor de nosso Blog. E hoje estaremos lá, para vencermos com nossa Águia valente. Abraços cruzmaltinos!

    ResponderExcluir
  3. Corria o ano de 1980,no Rio de Janeiro,à saida do Predio da Radio Nacional,na Praça Mauá e,ei-lo,com enorme bigode e um sorriso afavel no rosto! Belchior Gomes,consagrado cantor/compositor.Só o cumprimentei,mesmo que surpreso,poderia com ele,tomar um café.Ouço novamente suas musicas,pois ,este Ser das Galaxias,partiu em alguma Nave e nem ao menos deu um Tchao. Sou seu fã,irmão de orion!

    ResponderExcluir
  4. eu não entendi porque ele fala que John tem gosto de batom? Eu queria entender a letra desta música!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes na cama, num momento de plenitude, refletimos sobre o que nos aflige no dia a dia. Por isso ele cita John Lennon que sempre pregou a paz e igualdade para todos.

      Excluir
  5. eu não entendi porque ele fala que John tem gosto de batom? Eu queria entender a letra desta música!

    ResponderExcluir
  6. Grando Belchior partiu, mais deixou as obras prima para a eternidade, valeu Belchior.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião essa música fala de John Lennon e as motivações que levaram teu fã a mata-lo por trair seus princípios compostos em suas letras, mas na vida real estava esbanjando riqueza. "A felicidade é uma arma quente", revela o momento exato do crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A musica foi composta antes da morte de Jhon Lennon, então, posso afirmar que nada tem a ver com Jhon Lennon

      Excluir