terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A tragédia e suas causas

O Real Class virou um monte de entulho
É natural, depois de uma tragédia como a ocorrida no último sábado, quando o "Real Class", um prédio de 34 andares, em pleno coração da cidade, veio abaixo inexplicavelmente, surgirem muitas especulações sobre a causa do acidente. Alguns acusam "armação" da construtora, outros que o material usado era "de má qualidade",  tem os que juram que a causa foi a inexperiência do engenheiro responsável,  filho o empresário dono da construtora, que está formado há apenas um ano; há os que garantem que as causas foram as chuvas e ventos fortes, enfim, muitos apontam como problemas de estrutura e até de fundação, numa confusão generalizada de opiniões.  Tudo especulação. Não acredito que ninguém em sã consciência, por puro interesse financeiro, tenha coragem de usar irresponsavelmente material de má qualidade ou um profissional sem a devida qualificação. Infelizmente, os incidentes acontecem. Depois  do restabelecimento da normalidade com os moradores vizinhos, parcialmente atingidos,  da remoção de possíveis corpos dos escombros, restará o trabalho da perícia  técnica, para que se aponte a causa real da queda do prédio, que já é considerada uma das maiores  tragédias no gênero do País. Em Proporções, maior  do que  a acontecida também  em nossa cidade com o  Edifício "Raimundo Farias", que tombou em 1987, em plena Doca de Souza Franco, quando 38 trabalhadores perderam a vida e que até hoje, quase 25 aos depois, os responsáveis pelo desabamento  ainda continuam impunes.
O normal para qualquer ser humano  é sempre procurar um culpado por qualquer coisa ruim que aconteça. É próprio de nossa cultura. É importante que agradeçamos aos céus não ser um dia normal de trabalho e também a maneira que o prédio desmoronou, tipo implosão, evitando que morressem muitos trabalhadores e  não atingindo muitas  casas e prédios vizinhos. Pela proporção da tragédia que foi o desabamento de 34 andares,  temos que ser conscientes que  foram poucas as vítimas, embora, mesmo assim,  tenhamos que lamentar.
O escriba e o blog se solidarizam com os familiares das vítimas e com os prejudicados e deste espaço aqui torce para que tudo seja apurado e  que os prejudicados sejam devidamente ressarcidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário