quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PT, 31 anos de lutas e vitórias!




 Marcos Moraes

Hoje o Partido dos Trabalhadores completa 31 anos. O  PT foi construído no seio dos trabalhadores do ABC paulista.  Sob o comando do metalúrgico Luis Inácio da Silva, um pernambucano que trabalhava como torneiro mecânico na Indústria Vilares, que atendia pelo nome de Lula, o Partido foi o pioneiro em organizar greves nas fábricas, enfrentando as grandes indústrias fabricantes de automóveis da região do ABC paulista.
Apoiado por uma grande massa de trabalhadores metalúrgicos, o PT foi crescendo no estado paulista e ganhando dimensão por todo o País. Em poucos anos em todos o estados brasileiros,  inicialmente nas capitais e  em seguida nos prinicpais municípios, o PT criava diretórios. Em todas as categorias de trabalhadores, do gari ao jornalista, do operário da construção civil ao professor universitário o PT foi avançando e conquistando adeptos. No início dos anos 80, o PT era motivo de conversas nas faculdades, nas escolas, nas igrejas, nos movimentos populares, nos bares da vida, enfim, onde houvesse um sentimento de mudança havia interesse em se filiar  no PT. O partido transformou-se em referência para quem sonhava com  um  novo Brasil.
Principal partido na luta contra a ditadura militar, o PT cresceu sempre tendo Lula como sua grande figura. Para seus militantes, que desde a fundação do partido apoiavam as eleições diretas, os sonhos começaram a se transformar em realidade quando o PT conseguiu eleger a principio vereadores em todos os rincões do Brasil. Depois, prefeitos em municípios e em capitais, como Fortaleza, São Paulo, etc. A certeza de que um dia faria o presidente da República começou a se tornar mais forte quando o PT elegeu governadores.
Em 1989 Lula saiu candidato pela primeira vez. Sentiu-se a manifestação popular cada vez mais forte e mesmo com a resistência que a extrema direita fazia sobre o nome de Lula, com aleivosias e terrorismo contra o metalúrgico e o próprio PT, a força socialista crescia. Lula resolveu, apoiado por todo o partido, sair novamente candidato em 1993 e 1997. Perdeu novamente, embora já tivesse ao seu lado a figura também carismática do ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola do PDT, e apoio de partidos de esquerda como PC do B e PSB. 
Somente em 2001 foi que o Partido dos Trabalhadores conseguiu fazer o presidente da República. Em sua quarta disputa, desta feita com o tucano José Serra, Lula foi o grande vitorioso. Foi uma vitória que contagiou o País inteiro e teve um reflexo em todo o mundo, já que Lula era presidente de uma nação considerada uma das maiores do universo, com mais de 150 milhões de habitantes e era um simples trabalhador, um operário metalúrgico, que enfrentou e venceu as oligarquias e a burguesia conservadora que por 500 anos dominou o Brasil.
Lula assumiu em 2002 e foi reeleito em 2006,  embora tenha enfrentado perseguição de golpistas em sua  primeira gestão. Fez a mais importante gestão da história do Brasil. O que não foi feito em 500 anos, Lula fez em oito, principalmente dando ao Brasil e ao povo brasileiro o respeito internacional. O trabalhador, o metalúrgico, investiu no combate à pobreza, pondo comida na mesa dos trabalhadores, proporcionando o acesso do pobre às universidades e fazendo com que o povo brasileiro se orgulhasse de seu País.
Hoje, quando o Partido dos Trabalhadores completa 31 anos,  com  a primeira presidenta eleita pelo voto direto com o  indiscutível apoio de Lula, os que lutaram em seu início, pondo a cara  numa luta desigual contra a burguesia, sua militãncia tem todos os motivos para comemorar. Além de ter eleito o melhor presidente da história do Brasil, que terminou o segundo mandato com incontestável apoio de 97 por cento da população, o PT elegeu Dilma e certamente a grande companheira que quando jovem foi uma aguerrida militantes contra as oligarquias dominantes, em seu mandato terá o apoio de toda a sociedade brasileira que hoje, 31 anos depois, não vê mais o Partido dos Trabalhadores como aquele "bicho papão" do início dos anos 80. Mas um partido sério, que colocou o Brasil em seu verdadeiro lugar no cenário mundial  e o povo brasileiro já pode sorrir e ter a certeza que o Brasil caminha certo para o sucesso. O sucesso que o PT conseguiu colocá-lo. Parabéns, PT, pelos seus 31 anos!

2 comentários:

  1. Valeu Moraes. O PT, mesmo que alguns não gostem, tem uma responsabilidade pelas conquistas sociais deste país. Muio boa sua análise.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai. São 31 anos de lutas, vitórias e aprendizado. Bjs. Kiko

    ResponderExcluir