terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Faltou experiência à Tuna

O que Fabiano quer é uma boa renda.
Faltou experiência ou no mínimo "jogo de cintura" da diretoria da Tuna Luso Brasileira quando fez a proposta à diretoria do Remo de "vender o mando de campo" do jogo de domingo por determinada quantia. Nessas horas não adianta ir com muita sede ao pote. Acho que o presidente Fabiano e sua diretoria  deveriam procurar saber com alguém que tivesse um pouco mais de experiência neste setor, como funciona a "Tuna equipe de futebol" nos dias de jogos e principalmente nos clássicos. Não quero aqui, de maneira nenhuma, criticar a gestão do Fabiano,  msmo porque sei que o que ele mais deseja é que a Tuna tenha uma grana melhor, mas nesse assunto futebol é preciso ter cancha, conhecimento "in loco",  jogo de cintura. Nem com  gulodice, tampouco pode dar mole,  pois  "se der sopa"  Remo e Paysandu engolem a Tuna e qualquer outra equipe. Seus dirigentes e funcionários são veteranos no assunto e conhecem o metier do futebol e sendo assim sabem trabalham para se dar bem.
Na nossa gestão tínhamos uma equipe que era boa e que com o tempo ganhou ainda mais experiência nessa área. Sob a coordenação de um ou mais gerentes experientes, felizmente nunca tivemos muitos problemas. Todos sabem que o número de "penetras" nos jogos do Souza é uma brincadeira. É carteirada para todos os lados e até quem é sócio do Clube  e às vezes até em atraso com suas mensalidades acha que tem direito de entrar nos jogos sem pagar. Ex-diretor, ex-conselheiro, amigo do amigo, colega do dirigente, é uma brincadeira, um desrespeito. Tivemos muitos problemas e alguns colegas deixaram até de falar comigo, porque queriam entrar "de graça" nos jogos. "Eu não sou dono da Tuna, camarada", respondia aos mais insistentes. Durante muito tempo, os nossos diretores pagavam suas entradas e só muito tempo depois foi que fizemos uma reunião e decidimos que eles não deveriam pagar. Mas até eu e o vice João Rito pagávamos ingressos. Nossa palavra chave era "se gosta da Tuna, tem que ajudar, não explorar". Isso gerava um controle maior e fazia com que todos, independente de quem fosse, fizesse até questão de pagar ingresso.
Nos clássicos, quando aconteciam nos estádios de Paysandu e Remo, o melhor negócio era acertar uma taxa ou arriscar duplicando a fiscalização. Os "funcionários" das duas equipes não são nada tolos e sempre a renda dava menos do que o esperado, embora os estádios estivessem sempre cheios. Para variar, todos os clássicos no Baenão e na Curuzu tinha discussão com os dirigentes dos clubes e com a FPF.
Quando os jogos eram no Mangueirão, a nossa equipe se dirigia para o estádio às 11horas ou no máximo meio dia. Com dois supervisores com comunicação direta via celular, colocávamos um ou dois funcionários em cada catraca. E não tinha essa de carteirada ou amigo desse ou daquele tentar furar. A discussão era feia, porque do lado de Remo e Paysandu tem muitos caras metidos a "capa preta". Conseguimos boas rendas nos jogos com os dois.
Na minha  modesta avaliação, num jogo como o de domingo, em que já houve o lapso do presidente Fabiano em  fazer a proposta ao Remo, recusada, e que gerou a revanche da diretoria azulina em possivelmente "boicotar" a renda do jogo, acho que vale a pena uma nova reunião e fazer o acerto de dividir a renda. Não adianta sonhar alto, o Remo está bem, mas está classificado. Só mesmo eles chamando a torcida poderá ir em boa proporção. Daí, com  a responsabilidade da organização sendo dos dois, a Tuna põe uma equipe boa para fiscalizar as catracas, o Remo convoca sua torcida, a Tuna convoca a sua e a renda poderá ser boa. Essa é a melhor solução. Mas se a diretoria da Tuna fincar pé e quiser esperar o resultado,  penso que poderá ser uma loteria. E loteria...
Aviso aos navegantes e seguidores: Eu sou um dos que mais torcem por uma renda boa, pois sei que uma boa grana é importante para o Clube no momento. Com certeza, e fé em Deus estarei lá domingo. E pagando meu ingresso!

Um comentário:

  1. Felizmente houve ponderação por parte da Tuna e a renda será dividia, a de domingo e a do próximo jogo com mando de campo do Remo. A meu ver, ganharam os dois. (Louco pela Tuna).

    ResponderExcluir