quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Festival de Verão na Bahia ressuscita até o "Tchan"

Maria Gadú consegue escapar no festival
Gosto de insistir que não sou saudosista nem tampouco conservador. Saudade até que é uma coisa boa de se sentir, mas as vezes fere, deixa marcas, talvez por isso prefira evitar tal sentimento. Mas o Festival de Verão que agora  acontece em Salvador  e que mais uma vez é uma decepção, chega a me  dar saudades. Das dezenas de atrações que se apresentarão nos quatro dias de festa, infelizmente pouca coisa se salva. A cantora Maria Gadú, uma excelente intérprete e a banda Capital Inicial são duas delas. Os baianos preferiram explorar a baianidade dos ritmos carnavalescos cheios de invencionices que, felizmente, só duram mesmo uma temporada ou nem isso. Para avaliar o nível, os  organizadores ressuscitaram até a finada "É o tchan" Carla Peres ameaça também aparecer por lá.
É necessário uma sacudida na Música Popular Brasileira. Não posso deixar de falar (mesmo sem ser saudosista) que depois dos grandes festivais de música da TV Record e até mesmo do MPB Shell, realizado pela Globo em princípio dos anos 80, pouca coisa tem aparecido de aproveitável em termos de música  no Brasil. Somente as bandas de rock que afloraram decomforça  também em princípio dos 80, vindas principalmente de Brasília.
Os baianos são especialistas em "inventar" ritmos, que infelizmente são sempre os mesmos. Mas nessa onda de "renovação" de coisa nenhuma vão vendendo o acarajé deles, enchendo o samburá de danças assexuadas que só exploram as mulheres e daí por diante. Penso que Caetano anda entra na onda porque, como todos sabem, ele adora m´´idia, nem que seja para falar mal dele. Mas João Gilberto e Betânia devem ficar ruborizados do festival de besteiras que seus conterrâneos  lançam todos os anos. Égua!

Um comentário:

  1. Baiano é engraçado. Balança a bunda, as pernas e tenta fazer o fácil difícil, o feio bonito e o pior é que consegue vender algodão por veludo. Tô fora.

    ResponderExcluir