quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Parabéns, Belém. Jovem de 395 anos!

Sou meio suspeito para falar de Belém. Talvez seja um dos filhos "bastardos" desta cidade que mais a ama. Explico o filho bastardo: não nasci em Belém, mas tenho esta cidade como minha, como minha terra. Aprendi a amar Belém de uma maneira que não passo uma semana sem visitar pelo menos um de seus cartões postais. Vou ao Ver-o-Rio, Estação, Praça da República e ao Ver-o-Peso todas as semanas.  Adoro caminhar, passear, sentir a brisa de clorofila que emana de suas árvores, sempre e sempre. É algo gostoso, que não consigo explicar porque tenho este sentimento por ti, Belém!
Ver-o-Peso, meu cartão postal preferido.
Hoje, que esta minha cidade das mangueiras completa mais um ano de vida, confesso que comecei cedo a comemorar. Aliás, comecei ontem, dando uma volta no meu pedaço preferido: o Ver-o-Peso. Lá, onde  os camaradas me chamam de "Da Tuna". No Veropa fiz muitas amizades. É onde discuto política, futebol, brigo pela minha Tuna, participo ativamente da vida daqueles belenenses ilustres que só são lembrados pela mídia nesta data.Vou na parte de ervas, onde tenho bons amigos, na parte de verduras, onde costumeiramente faço compras com meu amigo "Roque Jr.", ou no mercado de ferro, na parte de peixe, onde sou muito bem tratado pelo cabeludo Bebé. Aliás, Bebé é meu fornecedor de peixe já há pelo menos 20 anos.  Quando ele não me atende, procuro um de seus filhos. É a certeza de um peixe novo, de qualidade. São as  amizades que Belém me proporciona.
Às vezes sou pego pela tristeza, sofro  pelo descaso que a cidade vive, com lixo, buracos e seu patrimônio cultural, como os casarões centenários, que estão abandonados pela gestão municipal  atual, ou  quando o pensamento remonta com saudade de algumas coisas que não existem  mais em Belém. Como seus bares, do Centro,  pastelarias e os amigos dos velhos botequins da cidade. Dos companheiros do Bar do Parque ou do "Nota 10". Mas a cidade cuida de amenizar a tristeza, com a chuva de alegrias que sempre cai todas as tardes.
Parabéns Belém. Belém minha, de todos. Dos nativos daqui e dos que te adotaram e foram adotados por ti. Belém nossa, de cada dia, de cada momento. Um beijo em tua morenês jovem, de 395 anos. Bem vividos. Às vezes sofridos. Mas para nós que te amamos, um aniversário cheio de alegria.Um brinde com felicidade por ti, para ti, Belém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário