sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

De volta o assunto Pena de Morte

De tempo em tempos um grupo de brasileiros, revoltados com a onda de latrocínios, assaltos, sequestros, estupros e outras barbaridades, volta à tona com o assunto Pena de Morte. É uma manifestação que acho que é justa, democrática, mas que não deve ser analisada assim como muitos querem, na base da emoção. É mais ou menos como a legalização da maconha, que é posta em discussão sempre e até o Fernando Henrique defende, como recentemente em uma palestra na Europa.
 Sobre a Pena de Morte já coloquei neste espaço por várias vezes que sou radicalmente contra. Não vejo sentido na vingança e a pena de morte não é mais que uma vingança contra alguém que cometeu algo escabroso, condenável. Mas é bom que fique claro, que meu pensamento pertence a mim, e como cidadão quando tenho oportunidade me manifesto e mostro o porquê do meu pensar, das minhas atitudes contra punições a pessoas consideradas até perigosas. Na minha visão e opinião não temos esse direito de condenar à morte ninguém, seja qual crime tenha a pessoa cometido. É o erro pelo erro.
É certo que existem casos em que muita gente que também é contra a pena de morte balança, acha que "para esse daí só a morte".  Mas cada caso é um caso. Sou dos que defendem a cadeia para todos os bandidos, sejam ricos, pobres, brancos, negros. Para alguns casos, a prisão perpétua, mas condenar à morte, não.Na minha avaliação, a pena de morte é a mesma coisa que uma vingança, um castigo vingativo, e quem vinga age da mesma maneira que o criminoso. Se condenamos à morte, estamos também, talqual o criminoso -seja estruprador, assassino, latrocida, etc.- agindo da mesma forma que ele.
O advogado e professor José Carlos Castro, um dos maiores catedráticos de nosso estado e que no  período do arroxo defendeu muitos companheiros presos políticos e combatentes à ditadura, em entrevista há alguns anos foi taxativo: "O Brasil jamais poderá ter pena de morte. Um país conservador como é o nosso, onde existe uma grande massa de pessoas humildes, formada por pobres e negros, somente eles, pobres e negros, seriam condenados à morte".

Um comentário:

  1. Sou a favor sim da PENA DE MORTE, porque um ser humano que tira a vida do outro merece viver?, porque a vida dele tem mais valor do que a que ele tirou?, isso não é questão de vingança, é questão de justiça, é bíblico. Quanto a questão de somente pobres e negros serem condenados, se falando de Brasil é possível, mais com certeza POBRES E NEGROS pensaria duas vezes em fazer o serviço sujo dos RICOS e BRANCOS, e outra coisa, em todos os países que possuem essa pena justa, não houve outro caso de morte cometido pelo condenado, muito diferente do que acontece aqui no Brasil, sem contar que todos que se dizem contra a essa pena justa, ou praticam tais atos ou nunca teve um filho, um irmão, um pai... assassinado de forma brutal e covarde, pois sem duvida nenhuma ele mudaria sua opinião. PENA DE MORTE JÁ.

    ResponderExcluir