quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dona Canô


Dona Canô se foi. A matriarca dos Velloso (com dos "eles") viveu bem, 105 anos, mas para quem a conheceu e conviveu com sua bondade e grandeza espiritual, foi pouco.
Dona Canô era uma simpatia. Quem conheceu ou pelo menos ouviu falar de suas histórias, muito famosas em Santo Amaro, de sua alegria, de sua bondade e extrema devoção religiosa, não pode esquecer  há mais de 30 anos. Nas duas vezes em que fui a Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, tentei encontrar Caetano e ela, Dona Canô. Caetano encontrei algumas vezes, mas Dona Canô não cheguei a ver.
Fomos de carro eu, Deusvildo (Vi) e o Marcos, dois amigos engenheiros que como eu eram "caetanistas". Atravessamos a velha ponte de ferro, construída por D.Pedro, que dá acesso à velha e bonita Santo Amaro e vimos de perto a beleza do Rio Subaé, imortalizado numa canção de Caetano e interpretada por ele e por Maria Betânia.
Quando chegamos à terra dos Vellosos fui o primeiro a perguntar onde morava Caetano. Todos conheciam o compositor que revolucionou a música brasileira com o Tropicalismo. Caetano viveu toda sua infância na cidade do Recôncavo e ainda hoje, aos 70 anos, tem amigos de infância. Me apontaram a casa, estava fechada e nem insisti em ir lá. Admirei de longe. Os conhecidos do artista falaram bem dele, de sua simplicidade mas, fizeram questão de enaltecer a grandiosidade da matriarca Dona Canô, figura querida e respeitada por todos seus conterrâneos de Santo Amaro.
Mulher forte, determinada, amiga de todos, Dona Canô  estava internada e sentindo a presença da morte, preferiu morrer em casa, na companhia dos oito filhos, frutos do casamento que durou mais de 50 anos de convivência com seu Zeca.
Em documentário sobre Maria Betânia dirigido pelo cineasta Andrucha Waddington  (já exibido algumas vezes pelo Canal Brasil, da SKI), as cenas em que Dona Canô aparece são inesquecíveis, com a grande matriarca baiana cantando e mostrando ao mundo que seus filhos Caetano e Maria Betânia, execelente cantores, receberam as primeiras -e talvez as mais importantes- lições de canto em casa, através dos ensinamentos de Dona Canô, que apesar de ser a humildade em pessoa, querida por todos,  tinha uma linhagem fina, pois  recebia muito bem e adorava tocar piano, instrumento que tocava desde mocinha.
O Blog homenageia Dona Canô em vídeo em que ela canta com o filho Caetano Veloso acompanhando ao violão. Observem a afinação de Dona Canô e como a matriarca dos Vellosos tinha ritmo e ótima interpretação em clássicos da música de seresta brasileira. Bonita também a interpretação dos dois juntos e a enorme sensação de felicidade e verdadeira declaração de amor e agradecimento de Caetano à sua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário