terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lulu Santos -quem diria!- virou fã de Daniel

Lulu e Daniel. O sertanejo conquistou o roqueiro
Muito interessante -para não dizer decepcionante- a declaração do cantor e compositor pop Lulu Santos de que se tornou amigo e fã do sertanejo Daniel. Para quem há mais ou menos 20 anos comprou uma grande briga com os cantores e duplas sertanejas, Lulu mostra que a força da Rede Globo ou -quem sabe?- a idade serviu para muitas coisas, e uma delas ao que parece foi mudar o pensamento estético-musical do roqueiro e fazer com que a convivência entre os opostos -o rock e o sertanejo- que todos imaginavam impossível,  com a "Globalização" pode acontecer.
Este escriba, na época,  foi um dos que vibrou pela corajosa posição que Lulu Santos tomou, principalmente  quando disse "que a música sertaneja era a anti-música, oportunista, não dizia nada com nada, era um retrocesso".
Gostei da posição do Lulu na época, porque no início dos anos 90 a música que aparecia na mídia do Brasil  era insuportável. A  MPB já tinha conquistado seu espaço no mercado nacional, a música pop lutava para conseguir sobreviver e chegar a algum lugar, mas a mídia de Rádio, Televisão e Jornais passou a investir pesado no popularesco que entrou no mercado fonográfico desbancando todo mundo.
E foi assim que no mesmo momento em que o país foi tomado por uma onda violenta de cantores de "pagode", com vários grupos surgindo com suas danças e roupas estilo janota, bem arrumadinhos, a música "sertaneja" com suas duplas foi entrando também e com apoio geral da mídia conseguiu inclusive uma maior fatia do gosto popular.
A cultura nacional foi afetada, artistas de quilate e de talento foram praticamente esquecidos e os pagodeiros e sertanejos entraram de vez e conseguiram tomar conta do mercado que, infelizmente, até hoje ainda detém uma grande parte.
Lulu brigou, esperneou, mas não teve jeito. As duplas proliferaram, os pagodeiros, idem e nem mesmo a música baiana com seus modismos anuais conseguiu deter a avassaladora onda de "artistas" e costumes, principalmente sertanejos, que nesses últimos 20 anos tomaram conta de uma grande parte do mercado musical nacional.
Oportunisticamente, criaram os vários tipos de sertanejo, como o "Sertanejo romântico", Sertanejo de raiz",  "Sertanejo country" e o "Sertanejo universitário". Pior é que esse tal de "universitário" nunca se forma, já deve ter jubilado várias vezes.
Guerra perdida, hoje Lulu Santos bem mais maduro, mais calado, já diz que virou amigo de Daniel. Não se pode dizer com certeza que Lulu  rendeu-se ao "talento" sertanejo do cafona Daniel, que antes fazia dupla com o falecido João Paulo, ou se a mídia Global corrompeu a cabeça do grande guitarrista e versátil roqueiro. O que se sabe é que de crítico contumaz do movimento Lulu virou amigo de fé camarada do sertanejo, ao ponto de ganhar uma viola de presente de seu "amigão" Daniel, enquanto que o sertanejo passou a usar até meias coloridas em homenagem ao amigo Lulu. 
Falam até as línguas mais afiadas que depois dessa declarada grande amizade, com troca de figurinhas e coisa e tal, Lulu pensa em retribuir o presente recebido -uma viola- dando uma de suas guitarras ao sertanejo. Ninguém duvide. A Globo tudo faz para destruir e construir ídolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário