segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O intenso brilho de nossas cantoras

O Pará sempre foi um dos estados brasileiros onde mais aparecem cantoras. E grandes cantoras. Entre artistas populares que fazem sucesso com o tradicional brega, com ritmos mais dançantes como o "arrocha", ou as que preferem interpretar canções de nossa MPB, as divas paraenses são famosas no cancioneiro nacional já há décadas. Como exemplo podemos citar a mais famosa delas, Fafá de Belém, que bilha no cenário nacional e internacional há pelo menos 30 anos.
Jane Duboc, é outra grande cantora paraense com destaque nacional. Jane é filha do escritor Hilmo Moreira, e apesar da pouca divulgação de seu nome entre nós, é reconhecida no Brasil e no exterior como uma das grandes cantoras nacionais. Jane foi um das impulsionadoras da carreira de Leila Pinheiro no sul do país.
Quase contemporânea de Fafá, a bossanovista Leila Pinheiro é outro grande nome de destaque nacional. Leila tem gravações no Brasil e no exterior, e mesmo que não seja uma cantora muito popular entre nós, é considerada pelos compositores,arranjadores e até seus colegas cantores de MPB uma de nossas maiores intérpretes.
As cantoras mais modernas que "bombam" em nossa capital são muitas. O espaço não dá para enumerar nem a metade,  mas destaco algumas como Simone Almeida, cantora de altíssimo nível, afinada e já com alguns anos de estrada e de sucesso. Intérprete de voz delicada Simone a meu ver já deveria ter "estourado" no país, dado seu talento perfeito. 
Leila é respeitada pelo músicos....
Mais ou menos da mesma geração de Simone Almeida,  Andréa Pinheiro é outra cantora de destaque pelo talento como cantora, intérprete e compositora. Andréa, que já realiza shows interpretando os grandes   nomes  nacionais além de nossos maiores compositores, como Waldemar Henrique, sempre  faz turnês pelo Pará  e por estados vizinhos, sendo reconhecida como grande cantora por suas apresentações também em vários estados do sul do país.
Liah é o brilho do momento
A performance da cantora Lucinha Bastos nos palcos do Pará e do Brasil é sempre festejada por quem gosta da boa música. Cantora jovem mas que tem de carreira quase o que tem de vida, pois começou desde criança, Lucinha no palco é sempre fantástica. Com voz aveludada e cheia de traquejos técnicos, a interpretação de Lucinha é inconfundível. Na visão deste escriba, é a cantora que mais se identifica com o Pará, graças a um repertório opcional rico de paraensismo sem ser piegas, e com uma interpretação sempre cheia de criatividade, bom gosto, o que mostra o grande estilo e personalidade dessa grande cantora.
Sophia é sensualidade e talento
Temos mais dezenas de excelentes cantoras paraenses que residem em Belém e que cantam não somente em bandas, mas que fazem shows em teatros, casas noturnas e até em bares. Muitas têm anos e anos de carreira e são reconhecidas como grandes cantoras.
...  Jane é voz e talento inconfundíveis
Já a nova geração de cantoras paraenses é da pesada. Ritmos paraenses e latinos são apresentados com talento e beleza, numa mistura que só nos orgulha. Lia Sophia é uma delas, que apesar de haver nascido na Guiana francesa, reside no Pará desde criança. A cantora teve a feliz ousadia de há alguns anos gravar um CD com os mais famosos bregas. Bombou! Deu show e mostrou que um bom arranjo e uma interpretação podem mudar a concepção de qualquer música; Gaby Amarantos, que começou na Igreja, como as grandes divas do rock e da "soul music" americana, é simpatia, charme e presença de palco, além da voz de jazzística; Luê Soares, filha do grande homem do "Pavulagem", Júnior Soares e agora Liah Soares, nos dão a certeza que as nova divas da música paraense estão dando prosseguimento aos nomes que surgiram há 10, 20 ou 30 anos passados.
Gaby é um "furacão" no Brasil
Gaby Amarantos é coqueluche nacional, graças ao sucesso que conquistou com sua música em uma novela global. Humilde, nascida no  bairro do Jurunas, Gaby é uma figura simpática que faz questão de sempre mostrar orgulhosamente suas raízes.  Cheia de vida e com uma carreira grande e vitoriosa pela frente. Gaby, podem anotar, pela voz e personalidade que tem, vai ser uma das maiores cantoras de nosso estado e do país.
A jovem mas veterana cantora Lia Sophia é de um talento fantástico. Canta com perfeição qualquer ritmo, é afinada e tem uma presença de palco que  demonstra sua personalidade como intérprete pronta para conquistar inicialmente um público mais jovem, mas com talento suficiente para festejarmos o talento de uma grande cantora. Sophia emplacou sucesso em novela da Globo e isso impulsionou sua carreira, pois apareceu em dezenas de programas à nível nacional, o que a fez merecidamente ser mais uma paraense a brilhar no cenário musical brasileiro.
Luê Soares, que além de cantora é musicista, toca violino e ainda compõe. É outra grande cantora que brevemente poderá estar nos estúdios nacionais gravando e bombando nas emissoras de TV. Luê, que nasceu em ambiente musical, pois é filha do compositor e cantor Júnior Soares, um dos fundadores do "Pavulagem", grupo onde a Luê cantava,  apesar de ser uma das mais jovens cantoras do Pará, tem talento e cancha para ser uma de nossas grandes divas.
Liah Soares é o mais novo nome de nossa música a trilhar por estes brasis. Já experiente, só agora Liah mostra sua potente e afinada voz para o público. Ontem Liah deu mais um passo para conseguir projeção nacional ao chegar à final do programa global "The voice Brasil", graças à performance que teve quando interpretou a música de Roberto e Erasmo Carlos "Se você pensa". Liah deu um show interpretativo, o que para quem acompanha o programa não é novidade, porque semanalmente vem apresentando canções de estilos diferentes mas sempre com um arranjo genial e um toque interpretativo genial, que casam perfeitamente com sua afinada voz. 
No Liah poderá presentear o Pará com mais um troféu como vencedora do programa "The voice...", além de trazer na sua bagagem a certeza de ter ganho o reconhecimento crítico de fantástica cantora que é e de que nosso estado está cada vez mais muito bem representado no celeiro nacional com nossas grandes cantoras.
Essas mulheres paraenses, cantoras, verdadeiras divas do Pará, mostram que nosso celeiro musical feminino só tende a crescer. Temos mais centenas de maravilhosas cantoras que brilham em bandas e na noite paraense. Mas que necessitam pelo menos da primeira grande chance para mostrar ao Brasil e ao mundo nossos talentos: a grande qualidade musical feminina do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário