quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Samuel tem só 22 dias para armar um time

A antológica frase "treino é treno e jogo é jogo", do grande mestre da "folha seca" Didi, poderia ser usada por Samuel Cândido, técnico da Lusa, sobre o escore do "match" treino de ontem entre Tuna e Paysandu Sub-19.  2 a 2, que a meu ver é preocupante, pode perfeitamente não tirar a tranquilidade do técnico cruzmaltino Samuel Cândido, pois sendo o primeiro treino "valendo", dois gols foram feitos e já pode ser uma sinalização de que quando começar o campeonato os jogadores estarão bem. Deus queira!
Apesar de ser apenas um treino, pouco significativo para quem ainda está em preparação, minha preocupação é de que está "em cima" o início do Campeonato e pelo que foi mostrado ontem a Tuna ainda não tem um time que possa fazer frente às feras que terá pela frente. Falta identidade, um time base que possamos dizer que a Tuna não vai apenas "fazer barulho" ou "dar trabalho", mas fazer uma campanha coerente com sua história, respeitando e honrando o nome Tuna Luso Brasileira.
O Campeonato já começa no dia 12 de Janeiro. O tempo é curto para arranjar mais jogadores, mesmo porque no final de ano muitos jogadores viajam para suas cidades de origem, outros saem de férias e no retorno já estão apalavrados com alguma equipe. Quer dizer, a situação é por demais complicada.
Mas esperamos que Samuel esteja trabalhando para a chegada de alguns atletas. Afinal a defesa está carente, principalmente o goleiro e o miolo de zaga, que espera-se com a entrada de Alan e os zagueiros Hallyson e Preto Barcarena fique melhor composta. Já Sinésio foi uma boa aquisição, pois ainda é um dos melhores  laterais que temos, pois além de marcar bem é um bom ala. Já o ataque com Hállace e Fabinho, dois jogadores com o mesmo estilo, velocistas e ambos baixinhos, penso que não vai conseguir render muito, principalmente quando encontrar uma defesa alta, como é a da maioria das equipes.
O ideal é conseguir um ou dois atacantes mais altos, que possam disputar as bolas de cabeça que chegarem na área. Um centro avante para fazer dupla com Fabinho ou mesmo Hállace seria o ideal, embora seja necessário também um meia que possa lançar para os dois homens de área..
Insisto que falta pouco tempo. Tipo 22 dias. O primeiro jogo da Tuna será dia 12 contra o Águia de Marabá, no Zinho Oliveira. O técnico Galvão sempre forma uma equipe boa,  que se prepara bem em todos os campeonatos.
Samuel sabe que o time que treinou ontem não é nem de perto o ideal. É muito carente. Mas não podemos
relaxar. É importante que cheguem pelo menos uns seis ou oito jogadores. Vou bater novamente na tecla: quem cair vai demorar muitos anos para voltar. E eu não quero que seja a Tuna uma das vítimas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário