terça-feira, 2 de março de 2010

ADEUS A JOSÉ MINDLIN E WALTER ALFAIATE


O final de semana foi marcado pela perda de dois grandes nomes das artes brasileiras. O escritor e bibliófilo José Mindlin e o cantor e compositor carioca Walter Alfaiate (foto), o primeiro aos 95 anos e Alfaiate aos 79.
José Mindlin era o maior colecionador de livros do País. Sua biblioteca, composta de mais de 40 mil livros, era formada de raridades como manuscritos de Machado de Assis e exemplares originais de nomes como Miguel de Cervantes. Fazia questão de dizer que cultivava o hábito de ler e colecionar livros desde a juventude e se autoproclamava um otimista incorrigível. De excelente humor, Mindlin era um intelectual vindo das esteiras mais abastadas,tendo sido fundador da Metal Leve, grande indústria paulista. Era respeitado e querido por intelectuais e empresários, principalmente os ligados à FIESP.
José Mindlin, na verdade um humanista, doou sua biblioteca para o acervo da USP, que aguarda liberação de finaciamento para restauração de algumas obras da coleção.
Já Walter Alfaiate era a simpatia, delicadeza e bom humor do samba carioca. Da Velha Guarda da Portela desde os anos 80, Walter Alfaitate, que como o nome trabalhava como alfaiate e tinha pelo menos 200 músicas compostas, só foi descoberto para a maioria do samba na década de 70, gravado que foi por Paulinho da Viola, de quem se tornou grande amigo.
Elegante, andava sempre de terno, gravata e de chapéu panamá, uma de suas marcas.
Seu velório foi marcado pela presença de grandes nomes do samba brasileiro que fizeram questão de render a Alfaiate a última homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário