quarta-feira, 24 de março de 2010

...ENQUANTO ENGOMA A CALÇA...

1.- Mesmo que estejam pautados para votação a partir de hoje em plebiscito na Câmara e Senado, os projetos de divisão do Estado do Pará para criação dos estados do Tapajós e Carajás podem sofrer um impasse, pois os movimentos contra a divisão do Pará se agigantam em todos os segmentos da sociedade, transformando-se numa barreira aos que querem de qualquer maneira dividir o Estado.

2.- Mesmo assim, o paraense tem que se articular ainda mais, através da mobilização de pessoas, associações, sindicatos e principalmente políticos para evitar a divisão, pois os movimentos separatistas estão unidos e trabalhando para que se o plebiscito der positivo, a divisão aconteça. Em Brasilia,os grupos separatistas estão pressionando parlamentares para a rapidez da votação, embora em contrapartida, tenha sido criada também uma Frente Parlamentar contra a Criação de Novos Estados, que está trabalhando inclusive para evitar o famigerado plebiscito. Todos à luta!

3.- Depois que perdeu o título do Primeiro Turno, Aldebaro Klautau, o peessedebista que preside o Remo, volta todas as suas forças para vender o que resta de patrimônio do Leão de Antonio Baena: o espaço do Baenão, que mede 2.400 metros quadrados na área mais nobre e que Klautau está querendo "dar" pela bagatela de 33 milhões. Pode?

4.-É impressionante como os treinadores -e jogadores- locais têm prazo de validade quando trabalham em Remo e Paysandu. Não adianta fazer boa campanha, ganhar. Se Remo perder para Paysandu ou vice versa, pode esperar que é rua na certa. Lamentavelmente, a cabeça dos dirigentes ainda não avançou e tudo que torcedores e Imprensa (formada na maioria por torcedores dos dois clubes) criticam, eles absorvem e fazem. Agora, é torcer para que Charles vença e vença, porque qualquer descuido pode ser fatal.

5.- Se com Duciomal a Prefeitura de Belém vive de cabeça para baixo, não funciona nadica de nada, imaginem agora com o presidente da Câmara de Vereadores, Walter Arbage, como prefeito. È que Duciomal foi dar uma voltinha em São Paulo e o vice foi para Belo Horizonte, deixando Belém sem lenço e sem documento.

6.- A verdade é que o prefeito Duciomal nunca foi um grande alcaide para Belém. A população foi enganada a primeira vez e repetiu a dose de erro na segunda, e agora, no meio do mandato, o prefeito põe as unhas de fora prejudicando ainda mais o povo, que padece, sem ter a quem recorrer diante das atrocidades que ele comete com a pobre Belém e seus habitantes.

7.- Um problema que a população esperneou, queimou pneus, fez abaixo assinado e todo tipo de protesto sem nenhum resultado, foi o caso do Binário. Não deu certo, muitos cantaram a pedra, e hoje o resultado é que a população que reside na Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos e adjacências, sofre para se locomover para o centro da cidade ou para o Entroncamento, tendo que enfrentar uma barra pesada, com os ladrões estando sempre à espreita para atacar o desavisado que se arrisca.

8.- Sem preparo, querendo privatizar até a água de Belém, talvez para se locupletar, poque as explicações são só para "inglês ver", Duciomal vai empurrando com a barriga, com demagogia e hipocrisia. É importante que o paraense, principalmente o belenense, que sente na pele as maldades de Duciomal, risque de vez o nome da maldade em eleições que virão.

9.- O Caso dos Nardonis, mais um circo midiático do que realmente um júri popular, embora não tenha ainda acabado já tem seu final... infeliz para o casal. Aliás para um casal infeliz, segundo toda a opinião pública nacional, que não vê sequer razão para o pai e a madrasta da pequena Isabela, assassinada brutalmente, ainda ter que passar por qualquer julgamento. O povo já decididu. E, como dizia Waldick, "A voz do povo é a voz de Deus".

10.- A verdade é que deu realmente uma louca no mundo. Assim como existem filhos que batem, chutam, gritam e até matam seus pais, tem pais que usam da mesma moeda para com os flhos. Só não se sabe onde tudo isso vai parar, pois, para este modesto escriba pai, mãe e filhos têm mais é que dar amor e respeito uns aos outros.

11.- Giba chegou e já desceu do avião com a cabeça meio baixa, simplesmente porque não pode trazer os seus "bondes", o que todos os importados fazem quando aportam em Belém e as diretorias de Remo e Paysandu aceitam. Agora, se conseguir formatar o time com a categoria que Sinomar conseguiu e deixou, poderá fazer bonito. Se não, vai ser muita peia no segundo turno e eu acho é pouco, para aprenderem a valorizar a prata da casa.

12.- Voltou a boataria pela Imprensa de que parte da Tuna Luso Brasileira poderá ser vendida. É preciso que fique esclarecido, que nenhum patrimônio cruzmaltino é vendável, ninguém pode sequer pensar em tal coisa. Principalmente, porque a Tuna não temtanos problemas financeiros como os outros dois que necessite se desfazer de patrimônio. Seria importante que o presidente do Clube desse uma entrevista e falasse sobre o assunto que vai e vem a Imprensa que parece não ter assunto para escrever, mexe.

13.- Na década de 80, fiz interessante entrevista com o cantor e compositor Luiz Gonzaga Júnior, no antgo Novotel, perto da Universidade. Gonzaguinha veio a Belém fazer um show a convite do PT. Recebeu-me na pérgola da piscina, tomando uma cerveja.O filho de Gonzagão foi bastante simpático, não deixando de responder nenhuma das perguntas. Numa delas, perguntei-lhe qual era seu artista preferido e quem considerava um gênio na música. Sem pestanejar, respondeu: "meu pai, Gonzagão".
Desse dia em diante, tive certeza que, mesmo não tendo sido criado pelo pai sanfoneiro famoso, Gonzaguinha tinha no peito o belo sentimento do amor paterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário