terça-feira, 30 de março de 2010

...ENQUANTO ENGOMA A CALÇA...

1.- Na solenidade de lançamento do PAC 2, ontem em Brasília, em que esteve presente a governadora Ana Júlia Carepa, o Pará foi aquinhoado com pelo menos 21 obras para os próximos quatro anos. A maioria será no setor energético, com a construção de sete hidreléticas plataformas, na região do Tapajós. O PAC 2 prevê, também, a execução do aeroporto de Santarém, a adequação da rodovia BR-155 e um conjunto de obras em portos do Estado.

2.- Enquanto o governador cassado do DF, José Roberto Arruda fechava a boca em seu depoimento, por decisão de seu advogado, a Câmara Legislativa de Brasília, em manobra das mais conservadoras, alterou a Lei Orgânica local e com isso aprovou eleições indiretas quando governador ou vice governador renunciarem a seus cargos ou forem impedidos de exercê-lo nos dois útimos anos de mandato, como agora. É a herança maldita do "aponta o dedo" de volta e na Capital Federal! Eu, hein!

3.- É impressionante a cara de pau dos traficantes de drogas quando são presos. Parece que ganharam um troféu, ao aparecerem nos jornais com a cara mas "lisa" do mundo. Será que esses elementos não têm irmãos, filhos, sobrinhos ou coisa parecida?

4.- A Confraria da Sauna, reunida no último sábado, comemorou o aniversário da confreira Gisela, esposa de nosso confrade e Benemérito João Guilherme. O Churrasco foi caridoso e a cerveja e o vinho, nem se fala. Muito feliz, dona Gisela inaugurou nova fase nos aniversários da Confraria: a valsa, que ela fez questão de dançar com todos. Pelo menos 50 cruzmaltinos se fizeram presentes, entre os quais vários Beneméritos. As meninas do futebol feminino da Tuna se fizeram presentes e, no domingo pela manhã, não tiveram piedade do Independente: 7 a1. A Confraria, pra variar, deu o prêmio pela vitória das garotas.

5.- O Águia já decidiu e já a partir de hoje, contra o Ananindeua, não aceita mais árbitros locais. E outras equipes, como o Cametá e o Independente, trabalham para "riscar" o nome dos juízes paraenses. O técnico Samuel Cândido, do Indpendente de Tucurí, ainda está reclamando, juntamente com os dirigentes, dos dois gols anulados na partida contra o São Raimundo. O responsável pelo Departamento de Árbitros da FPF deveria distribuir um tipo de óculos para que seus juízes vissem melhor o tamanho de seus erros.

6.- A Regata acontecida no domingo, 21 do corrente, não será anulada como estão propagando e o Paysandu parece estar querendo. As impugnações que a equipe da Curuzu fez, uma com relaçao ao árbitro e outra pela invasão de barco do Clube do Remo na raia de provas, poderão ser julgadas na reunião do dia 9 de abril. Quanto à renúncia do veterano desportista Haroldo Lopes da presidência da Fepar, decepcionado com a atitude do Paysandu, também só poderá ser definida na reunião. Segundo conversas de "boca miúda", a chiadeira do Papão é porque quase toos os seus atletas atravessaram a pista (até o Papagaio} e a equipe alviazul, enfraquecida, não venceu nenhuma das nove provas da Regata. Ah, sim!

7.- O velho e cantado em prosa e verso Igarapé das Armas (ou das Almas?), no bairro do Reduto, com as fortes águas de março, se revoltou e inundou boa parte das ruas e casas do tradicional bairro do Centro da cidade. O Ver-o-Peso, nosso maior cartão postal, também está sofrendo com as fortes marés. Como disse o poeta: "São as águas de março fechando o verão..."

8.-Felizmente os apelos foram ouvidos e o grande compositor e cantor paraense Vavá da Matinha hoje já está em um hospital particular. Vavá, que padecia enfermo no PSM foi transferido para um hospital de nível e está em recuperação. Mas nem por isso a situação do artista é boa. Sua família, que está em dificuldades, ganha show amanhã no Margarida Schiwazzapa, a partir das 20 horas, com a presença da nata da nossa música, como Cleide Moraes, Alcir Guimarães, Pedrinho Calado, Adilson Alcântara e muitos outros, com renda para a família de Vavá. Os que estarão no show, aproveitam e pedem mais apoio para os artistas aos órgãos públicos.

9.- Grupo de cruzmaltinos estuda reunião com o presidente da Tuna, no sentido de propor tocar, através de 30 ou 50 abnegados, as categorias de base do Clube, principalmente o Sub-17, que disputará o Paraense 2010. Esse grupo, a partir do trabalho desenvolvido com os garotos do sub-17, formará, com inclusão de alguns atletas experientes, uma equipe para disputar o Seletivo visando o Parasão 2011.

10.- Aviso aos navegantes: a intenção dos idealizadores da criação do grupo, é a de tão somente ajudar ao setor da Tuna que dá mais mídia ao Clube, o futebol. E, vale salientar: se o negócio for concretizado, o grupo terá ser formado exclusivamente por cruzmaltinos. Nadica de nada para os dois azuis.

11.- O presidente do Sindicato dos Fotógrafos, Mário Sotero, depois de muitas pressões, segundo ele "injustas", decidiu convocar eleições para a presidência da entidadde já agora em junho, embora seu mandato vá até novembro. No Sindifoto desde 1996, Sotero angariou inimizades que, confessa, não queria e vai desistir de vez do sindicalismo. "Vou tratar de cuidar de minha vida. A gente trabalha e ninguém reconhece. Não tenho intenção de apoiar ninguém. Saio de cabeça erguida e quem quiser fazer chapa que faça", desabafou o fotógrafo.

12.- Tenho um profundo respeito pela senadora Marina Silva, pela sua história de seringalista, de mulher que lutou para chegar onde chegou e, também pela sua militância séria e competente no PT. Mas confesso que acho sua candidatura a Presidente sem nenhum sentido, pois além de não ter nenhum programa para governar, o PV, seu partido ataual, históricamente sempre foi uma sigla de aluguel. E o maior nome dele em nosso Estado, o esperto Paulo Castelo, no Ibama abusou de fazer traquinagens e por causa de uma delas está preso. Mesmo assim, ainda é da assessoria de outro traquinas, o prefeito Duciomal. Asssim, não é Marina?, fica complicado!

...EU VOU TE CONTAR

13.- João Saldanha, como Armando Nogueira, foi uma das feras do jornalismo esportivo brasileiro, e também botafoguense de "sete costados". Mas ao contrário de Armando,que era apolítico, Saldanha era comunista de cateirinha. Em 1969, por pressão de seus colegas de Imprensa, foi técnico da Seleção Brasileira e, nas eliminatórias, em 6 jogos sua equipe fez 23 gols. Em plena vigência do governo militar e do AI-5,o presidente Médici achou de dar pitaco na escalação da Seleção. Saldanha, rebarbado, mandou-lhe um recado: "não se intrometa na minha Seleção, eu não me meto no seu Ministério!". Mesmo assim "João sem Medo" foi demitido, substituído por Zagalo, três meses antes da Copa de 70. Um repórter no dia de sua saída perguntou-lhe: Saldanha, você e a Comissão técnica foram dissolvidos? Ao que ele de pronto respondeu: "Não senhor. Não sou sorvete para ser dissolvido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário