quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lecheva, o maior perdedor do ano

Ricardo Lecheva é o grande perdedor do ano de 2013 do futebol paraense.
Lecheva chegou em Belém e se firmou como jogador da Tuna. Depois foi para o Paysandu onde como jogador foi campeão brasileiro da Série B.
Jogou profissionalmente até 2009, quando aposentado passou a trabalhar no Departeamento de futebol do Paysandu. 
Foi guindado a técnico do time profissional na maior "fogueira", quando o Paysandu estava quase sem chances. de subir para a Série B. Com trabalho, dedicação e muito conhecimento da equipe, conseguiu a classificação do Paysandu para a Série B. Depois, para o Campeonato Paraense, Lecheva continuou como técnico do time bicolor e foi Campeão do ano de 2013.
Mesmo com alguns questionamentos, principalmente de torcedores, que acham que "santo de casa não faz milagres", Lecheva foi efetivado no Paysandu para a Segundona. Na estréia em Paragominas, o Paysandu empatou, como também no segundo jogo. Começaram então as excessivas cobranças e especulações sobre a possível saída do técnico campeão.
No terceiro jogo da Série B, contra o Ceará Sporting, em Fortaleza, o Paysandu perdeu, numa partida cheia de erros da arbitragem.  Três gols foram anulados, os goleiros das duas equipes foram substituídos, e depois de muitas reclamações por parte da equipe paraense, o Ceará saiu com a vitória, por 1 a 0, gol do veterano Mota.
A partida, a terceira do Paysandu  na Série B, uma derrota depois de dois empates, foi a gota d'água para a queda de Lecheva.
Tudo que o jovem técnico de 39 anos havia conseguido foi esquecido. A classificação para a Série B, depois de seis anos de sofrimento, e o título de campeão paraense de 2013, não valera. Tudo foi para o beleléu.
Lecheva, o maior perdedor do ano
Lecheva foi mandado embora. Decepcionado, o técnico começou a se planejar para mudar sua vida, agora como ex-jogador e como o mais novo técnico da praça.
Foi para sua terra, Mogi Mirim, descansou, viu seu nome ser especulado como técnico do CRB de Alagoas, não deu certo, e continuou se preparando para voltar a trabalhar, embora sem se desligar do Pará, terra que escolheu para viver.
Preparando-se para disputar o Seletivo para o Parazão 2014, a Tuna, em finais de Setembro, anunciou Lecheva como técnico. O ex-técnico bicolor aceitou, pediu reforços, a diretoria prometeu mas segundo ele, não cumpriu e o resultado final todos já sabem.
A Tuna com Lecheva  faz uma de suas piores campanhas na Primeira Fase do Paraense. Em cinco partidas, não venceu nem uma, conseguiu dois empates e corre sério perigo de cair para a Segundinha, fato nunca acontecido na história da Águia do Souza.
Por sua vez, Lecheva, que todos achavam que seria o "salvador da pátria" cruzmaltina, pode ser considerado o grande perdedor do ano, pois saiu do Paysandu, perdendo a grande oportunidade de fazer seu nome como técnico, apostou na Tuna, que classificaria o time para a Primeira Fase, e como fracasso da Águia vai ter que rebolar muito para ganhar mais uma oportunidade.
Vida de técnico é complicada. Ganhando uma chance e conseguindo vitórias pode conseguir a rápida ascensão, como Jayme de Almeida, no Flamengo. Mas se de repente uma oportunidade não for aproveitada ou mesmo desperdiçada por algum motivo, pode ser a derrocada total. Como foi agora Lecheva, na Tuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário