segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Série B: duas últimas rodadas de definições

A Série B deste ano está cheia de emoções, tanto na parte de baixo, como na parte de cima. 
Na parte inferior, até o presente, faltando duas rodadas para o final da competição, cinco equipes estão na corda bamba, lutando para escapar das duas últimas vagas da degola, embora as chances maiores de queda sejam para Atlético Goianiense e Paysandu, por estarem com menos pontos que os demais e, principalmente, pelos adversários que os esperam nas duas rodadas finais.
Mas essa questão de Atlético e Paysandu serem os mais propensos a cair é apenas suposição, pois embora o Atlético Goianiense esteja com 38 pontos e tenha dois jogos - contra o Oeste, fora de casa, e contra o Guaratinguetá, em casa)-, poderá chegar até aos 44 pontos. Basta vencer as duas partidas que lhe restam. É possível? É. Embora o Guaratinguetá também esteja lutando para não cair, pois está está em 16º lugar, com 41 pontos.
Já o Paysandu, que tem 39 pontos, um a mais que o Atlético, tem também dois jogos: contra o Bragantino, em casa, e com o Sport Recife. A situação da equipe bicolor é similar a do Atlético, pois o Bragantino, o adversário de casa, tem 43 pontos e não está seguro, pois tanto o Atlético como o próprio Paysandu poderão ultrapassá-lo. Mas, a meu ver, o Paysandu tem tudo para vencer esse jogo.
Na última partida, o time bicolor paraense pega o Sport Recife na capital pernambucana. Vai precisar vencer para não cair. É o jogo da vida do Paysandu, que se ganhar poderá chegar aos 45 pontos.
Aí é que entra a parte de cima da tabela. O Sport está na alça de mira de ficar entre os quatro primeiros. 
O time pernambucano, disputa as duas últimas vagas do G-4 com Icasa e Ceará, duas equipes cearenses, todos os três concorrentes com 59 pontos, estando o Sport na terceira colocação e o Icasa na quarta, com o Vozão cearense em quinto lugar, perdendo no numero de vitórias.
Resumindo: o Sport, último adversário do Paysandu, vai dar tudo para não perder essa partida em casa, independente de seu compromisso na 37a. Rodada, contra o Boa Esporte, pois pode ser o jogo da classificação, pois o Icasa, hoje em quarto lugar, enfrenta a Chapecoense já classificada dentro de casa, com boas chances de vencer, e depois o Paraná, que de repente virou "saco de pancadas", e embora o jogo seja em Curitiba, o time do sertão cearense tem chances de vencer.
O outro candidato que briga para chegar ao G-4 é o Ceará Sporting.  Torce por um baque de Icasa e Sport,  e trabalha para vencer seus dois jogos: contra o campeão Palmeiras, que poderá até botar time misto ou reserva, e o outro com o Joinville, no Castelão.
Como se vê, está embolada na parte de cima e na de baixo. Tudo só será decidido mesmo na última rodada.
É chato dizer, mas temos em 2013 uma Série B das mais fracas dos últimos anos. Equipes que infelizmente pouco mostraram. Mas que no final está sendo emocionante. Na parte de cima, positivo, de muitas alegrias, embora seja de muita adrenalina; e do outro, a parte de baixo, de sofrimento e muitas lamentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário