segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tuna decepciona na estréia com um empate

Uma estréia decepcionante a da Tuna Luso Brasileira na manhã de ontem, quando empatou com o Time Negra, no estádio Francisco Vasques, em 0 a 0. O time dirigido por Lecheva mostrou desentrosamento, um meio de campo limitado, sem nenhuma criatividade, e um ataque dos mais frágeis, sem um homem gol, problema que vem se arrastando todos os anos no time luso brasileiro.
A Tuna até que começou com vontade, querendo marcar  um gol que garantisse logo a tranquilidade da equipe. O Time Negra se defendia, embora mostrasse uma organização bem superior à Tuna no meio de campo, onde Fininho, Diego e Endy mostravam um melhor entrosamento, impedindo a evolução dos homens da meia cancha do time de Lecheva.
O ataque tunante também era uma tristeza. Kalindi não conseguia entrosar com o jovem Yuri, uma boa referência mas perdido, solitariamente na frente sem um lançador de bolas que pudesse alimentar sua força e juventude.
Na realidade os dois ataques ameaçaram muito pouco os  goleiros da Tuna, Paulo Wanzeler, e o do Time Negra, Diego Pitanga, que faziam apenas defesas simples, sem nenhum perigo.
Na segunda etapa Lecheva resolveu mexer no ataque tunante. Colocou em campo de uma só vez dois novos atacante: Adriano Miranda e Jessé,  este último jogador veterano que chegou com fama de goleador.
Adriano Miranda já é um velho conhecido. Já passou várias vezes pela Tuna, é esforçado mas um finalizador dos mais fracos. Lecheva não teve sucesso nas substituições.
Jessé foi uma total decepção. Embora logo ao entrar tenha finalizado uma bola para fora, a maior parte do tempo em que permaneceu em campo estava sempre em situação de impedimento. O cabelo  grande a la black power era mais o que chamava a atenção. O futebol é pequenininho, pequenininho, pelo menos ontem na estréia foi.
Confesso que já era mais ou menos esperado por parte dos cruzmaltinos, um mal resultado no início desta Primeira Fase. Com um time feito na marra, sem estrutura e  formado há apenas um mês da data da estréia, não poderia ser diferente.
A contratação de Lecheva pela diretoria, no sentido único de desviar o foco para o compromisso que deveria ter tido em formar um time pelo menos a partir de Agosto, e depois o desespero de uma desorganizada "peneirada" em cima da hora inexplicavelmente já era um sinal triste do que viria, pelo menos no início.
Uma estréia negativa, um jogo que cansou as vistas de tão fraco, e a incerteza de que tudo poderá melhorar nas próximas partidas, pois no total serão sete, portanto restam seis, a próxima em Marabá contra o Águia, que sabemos será um osso duro e roer.
Lscheva diz que vai mudar o time, mas colocar quem, se não tem bons jogadores?
Ontem, após a partida, conversei com o zagueiro San, que foi um dos melhores do jogo, juntamente com o lateral Gleissinho e o goleiro Paulo Wanzeler. Ele disse que a atuação de Jessé não foi a esperada porque o jogador estava fora de forma, sem ritmo. Acrescentei à ele: "sem ritmo todos estão, San, porque não se pode formar um time em menos de um mês e ainda querer aproveitar alguém de uma peneirada".
A Tuna está em quarto lugar,com apenas  um ponto, igualmente ao Águia e ao Gavião Kyikatejê. 
Lidera o campeonato o Independente de Tucuruí, do técnico Samuel Cândido, que venceu ontem o Parauapebas por 3 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário