segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tuna nos envergonha. De quem é a culpa?

Vergonhosa, inacreditável a situação em que se encontra a equipe de futebol da Tuna Luso Brasileira. Na quarta partida disputada, ontem, no Souza, o time não venceu uma sequer, embora tenha jogado duas dentro de seus próprios domínios, conseguindo dois simples empates, estando agora à beira da anterna, com dois pontinhos, à frente apenas do Castanhal, que tem um ponto.
Pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que o time dirigido por Lecheva não tem muito futuro. Só um milagre para classificar o time ou até mesmo para salvar da degola e da famigerada Segundinha, o que seria um atraso dos maiores na centenária história do clube.
Restando para a Tuna apenas três partidas, duas em casa e uma fora, est´[a praticamente impossível para a Águia do Souza chegar pelo menos em segundolugar, já que o Águia de Marabá está disparado com 10 pontos e o Independente de Samuel Cândido em segundo lugar com nove pontos. A situação se complica porque o Gavião Kyikatejê vem emterceiro logo em seguida com oito pontos. Só sonho para congeuir chegar à classificação.
Não quero aqui mais uma vez apontar os erros da diretoria. Mesmo porque, em fim de mandato, pouco adianta cobrar do presidente, que está mais preocupado com sua eleição à FPF. Mas fui talvez o único que falou que de nada adiantaria contratar Lecheva se não tivéssemos um leque de bons jogadores. Lecheva não é nenhum salvador da pátria, como Samuel Cândido não foi.
A coisa se complicou porque o time foi formado em cima da hora, tipo começo de Outubro. Lecheva foi fraco quando aceitou ser o técnico e não exigiu uma equipe com capacidade de disputar e vencer as sete partidas do torneio, quatro em casa e três fora. Pegou time, pouco falo à Imprensa, rebocou alguns nomes do Paragominas e fez o que estamos vendo aí. Um time fraco, de recursos técnicos pífios, que não consegue fazer gols  e que mais uma vez envergonha a torcida cruzmaltina, que pode ser pequena, mas é séria e merece respeito.
Não adianta o Lecheva, que reputo como um técnico comum, nada de especial,  chiar agora que recebeu a promessa de muitos jogadores e como viu que eles não chegavam, lançou mão dos garotos da base.
Ora tenha dó, caro Lecheva. Se você presenciou os erros, se você conviveu com os erros, abrisse a boca, fosse transparente antes da coisa feder, e mostrasse que aquele não era o time que você queria e havia pedido à diretoria da Tuna.
Não vou eximir o Lecheva da culpa pelos maus resultados. O time pode ser ruim, limitado, fraco, do que quiserem chamar, mas no mínimo deveria ter postura tática em campo. 
Ontem, quem foi para o Souza viu uma Tuna completamente perdida em campo, sem concatenação, com uma defesa uns batendo nos outros, o miolo de zaga sendo envolvido com enorme facilidade pelos atacantes do São Raimundo, os laterais apelando para as faltas, uma coisa inacreditável. Parece que o time nunca treinou junto.
Sinceramente, como cruzmaltino velho de guerra, sofredor de arquibancada, há tempos não via um time jogar tão mal (aliás só aquele do Primeiro Turno do Parazão 2013, dirigido pelo Samuel, que só fez um ponto e um gol, fraco para caramba).
Não sei o que pode ser feito pela Tuna neste Seletivo. Mas é fato que não vai conseguir suplantar os que estão nos três primeiros lugares, mesmo que vença as três que restam.
E ao técnico Lecheva, que arranje outra desculpa. Essa esfarrapada de dizer que recebeu a promessa de que viriam vários jogadores e que a diretoria não cumpriu, é conversa  boi fiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário