quarta-feira, 16 de junho de 2010

JOÃO ARAÚJO, DA ATAT, DIZ AINDA TER ESPERANÇAS NA TUNA

Pelo telefone, o cruzmaltino João Araújo, fundador e presidente da ATAT (Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna Luso Brasileira) me discorre um leque de lamentações. João, que sempre ajuda a equipe de futebol da Tuna de longas datas, é  um grande torcedor cruzmaltino que, ao lado de seus filhos, está sempre presente no campo, nos vestiários, fazendo campanha para conseguir apoio, dando conselhos, reclamando que falta isso, aquilo, enfim, um ser incansável em prol da nossa Tuna. Quando fundou a ATAT teve a melhor das intenções, embora eu particularmente tenha alguns questionamentos de como ela funcionou ou funciona, uma vez que, na minha modesta visão, todos os associados  da ATAT deveriam ter um laço social maior com o Clube, tipo sendo sócio proprietário, sócio torcedor ou mesmo sócio colaborador, mas com um poder de voto e também de questionar não somente o futebol, mas outros esportes e a própria situação social da agremiação. Mas no geral, apoiei, fui um dos fundadores e continuo apoiando.
João, como muitos cruzmaltinos, viu com tristeza o que aconteceu na reunião da FPF, quando mais uma vez a Tuna foi jogada para escanteio, praticamente vilipendidada por Remo, Paysandu e pela própria FPF, que não valoriza o passado histórico do Clube, com dois titulos nacionais (o primeiro do Norte do País!), 10 campeonatos paraenses e,  indiscutivelmente, o maior celeiro de craques do Estado. Vê, com tristeza, que mais uma vez poderemos ficar de fora do Parense, já que diminuiu ainda mais a oportunidade de entrarmos, pois o número de clubes que subirão para 2011, diminuiu: serão somente dois.
Explico-lhe o que penso de tudo, discerrando sobre a falta de compromisso dos dirigentes, principalmente por não serem cruzmaltinos, a propota já decantada pelo Presidente em licenciar o Clube e até a falta de empenho de quem poderia fazer muito mais pelo Clube, a Comunidade Luso Brasileira, que, a meu ver, poderia ter um papel fundamental na reorganização de alguns esportes do Clube, como o futebol, que dá mídia, abre espaços em todos os veículos da Comunicação, e das Sedes Náutica e Social, que infelizmente estão carentes de apoio e zelo. João desligou dizendo que não perde as esperanças  (como também eu e outros cruzmaltinos!), mas confessa que está triste e desestimulado, principalmente por não ver no Conselho da Tuna pessoas que tenham um real compromisso, "só gente que  não tem nada a ver com o Clube, pois não torcem e nem têm história na Tuna, como o próprio presidente da FPF, coronel Nunes e o deputado Jordy", reclama. Porém, como bom cruzmaltino, concluiu que a luta por uma Tuna melhor continua. "E eu, como tunante de coração vou lutar. Sempre", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário