segunda-feira, 14 de junho de 2010

LIVRO TRATA DOS BASTIDORES DO "FESTIVAL DE CANNES"

Quem tem medo de Gilles Jacob, o cinéfilo  e critico de cinema francês e  hábil administrador do Festival de Cannes, um dos mais famosos festivais de cinema do mundo, juntamente com o de Veneza e o de Berlim? Jacob, de 80 anos, há mais de 30 é figura da primeira fila do famoso festival de cinema francês, tendo começado como delegado geral da mostra  e chegado a Presidente, durante este longo período convivido com os maiores cineastas, atores e atrizes de várias épocas, ao mesmo tempo que colecionou muitos amigos e inimigos. Elegante, sofisticado em gestos e gostos,  Gilles Jacob conta  histórias de bastidores do famoso festival, o seu glamour, atritos, paixões que rolaram e até alfnetadas em diretores e atrizes em seu livro"Cidadão Cannes - o homem por trás do festival", um misto de biografia, dossiê e relatos de famosos e famosas do mundo do cinema, nãos nos "sets", mas bem  longe das cãmeras.
O livro de Jacob acaba de ser lançado no Brasil e mostra o quanto o famoso cinéfilo francês, amigo de grandes cneastas, ainda hoje é figura importante no mundo do cinema.  Jacob sempre foi habilidoso, principalmente no lidar com grandes estrelas, como Woody Allen,. Jean Luc Godard, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Com alguns já teve pegas famosos, encrencas que lhe renderam críticas históricas . Mas no geral sempre venceu pela habilidae e fineza no tratar, principalmente com os menos "estrelados".
No livro, (Companhia das Letras), Jacob conta alguns episódios envolvendo atrizes, diretores e principalmente fatos acontecidos nos bastidores do famosos festival, que hoje já supera os de Berlim e  de Veneza.  Jaco lembra importantes episodios envolvendo as belas Sophia Loren, Jane Fonda e a eloquente   Sharon Stone, que o escritor considera ter um seio "lolobrigiano" e que temeu mahucar quando foi alfinetar-lhe uma medalha.
O Livro de Gilles  Jacob, que conta belíssimas passagens com  atores e atrizes hollyoodianos, não trata muito da mais famosa deusa do cinema francês, Catherine Deneuve, a frívola senhora de "A Bela da Tarde". Segundo narra o livro, Deneuve é reservada  "e gosta sempre de manter uma distãncia respeitosa". "Cidadão Cannes", título que faz interessate apologia ao famoso filme de Orson Welles, é obra importante para os amantes da Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário