domingo, 27 de junho de 2010

SOPRADORES DE APITO TAMBÉM NA ÁFRICA

Para os amantes do futebol uma partida que é decidida por influência do árbitro é sempre motivo de crítica e decepção com os antigos "homens de preto", pois um gol marcado errado, principalmente de impedimento, ou anulado, quando o mundo inteiro viu que a bola entrou (só não o juiz ou o bandeirinha) pode decidir o futuro de uma equipe, no caso aqui, de uma seleção, porque desestabiliza toda a equipe e isso leva ao pior: à derrota literalmente. Foi o que aconteceu nas duas partidas pela Copa da África realizadas hoje. Pela manhã, Inglaterra e Alemanha jogavam um futebol de igual para igual, com ligeira vantagem para os alemães, mas como jogam em estilos muito parecidos, certamente o gol anulado da Inglaterra contribuiu sensivelmente para a goleada alemã. Isso é ruim para o futebol. E o pior é que os erros vão se multiplicando, prejudicando o trabalho de treinadores e atletas e até o presente, não houve nada de comentários sobre o que a FIFA, entidade maior do futebol, poderá fazer para evitar esses erros, na próxima Copa, que será no Brasil. É importante que se saiba, que  esses erros além de irritar jogadores, Comissão Técnica e dirigentes, deixam torcedores em estado deprimente, porque sabem que, mesmo que o placar seja elástico, o gol anulado  ou maracado errado influi mesmo, porque mexe com todo o emocional dos atletas.
Á tarde, mais uma "barbeiragem" da arbitragem, quando o centroavante Tevez, ex-Corintians, em completo impedimento, marcou um gol para a Argentina, justamente quando o México era o senhor na partida, com vários chutes a gol e com um sentimento de vitória demonstrado desde o início do jogo.
A Argentina venceu, e  por alguns momentos, após fazer o primeiro gol ilegal e o segundo numa bobeada do zagueiro, chegou a mandar na partida. Mas insisto em dizer que é necessário que seja feita uma mudança no sistema de arbitragens, porque cada partida tem uma história e na parrtida dessa tarde, a equipe mexicana  demonstrou que não é ruim, pois a Argentina passou sufoco no final, porque tem uma zaga fragilizada e o México foi para cima. Então tudo poderia ter sido diferente se o gol impedido não tivesse acontecido. Os vencedores ficam sempre sorrindo, no caso dos argentinos são elogiados como os melhores. Já  os perdedores não têm a quem reclamar, então é preciso que haja justiça nas partidas, os árbitros sempre punem e mesmo errando estão sempre certos. Mas quem pode punir os árbitros e tirar os prejuizos dos que sofrem estes confiscos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário