sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Onde anda Seu João, nosso torcedor símbolo?

Veterano das arquibancadas cruzmaltinas, de uns tempos para cá tenho notado a ausência de um torcedor que acho o símbolo da Tuna Luso Brasileira. Seu João, um torcedor reclamão, daqueles que enche o saco de juiz que erra contra a Tuna. Torcedor especial, querido por todos os outros torcedores, espécie de "pé quente" para a maioria, Seu João é respeitado por adultos, jovens, dirigentes, ex-dirigentes, uma alma gêmea da Tuna.
Seu João é saudosista, gosta de falar da Tuna de 30, 40 anos atrás, que viu gloriosamente ganhar títulos regionais e nacionais.
Seu João, no Estádio do Souza  (Foto Gerardo Von)
Onde est´á seu João?
Sempre o encontrava nos jogos da Tuna, já que seu João é frequentador e torcedor da Tuna desde 1951, quando tinha 16 anos. Também o encontrava pelas ruas, nas minhas caminhadas pela Presidente Vargas ou por outras vias do Comércio. Parava, conversava sempre, elogiava ou reclamava do time; falava da diretoria, do técnico. "Este centro avante não serve para a Tuna. Nunca faz gols", costumava falar de atacantes que não faziam gols.
Seu João é sócio da Tuna. Se não me falha a memória foi Genésio Mangini quem lhe presenteou o título.
Solteiro, aposentado, Seu João costuma falar da importância da Tuna em sua vida.  "Vou ser sempre  Tuna",  (no que se iguala a este escriba!), e já falou que acima da Tuna para ele "Só Deus".
Espero, pelo carinho, respeito e consideração que tenho pelo Seu João, que ele esteja bem e o melhor: vivo.
Tomara que não esteja doente, mesmo porque, Seu João sempre me pareceu ter uma saúde de ferro.
Quem souber onde está o Seu João, por favor
que o convoque para o Souza no próximo domingo, quando nossa Tuna estará enfrentando o Time Negra.
Pé quente, Seu João, com seu estilo peculiar de torcer, poderá dar força, muita força à nossa equipe para vencer o Time Negra.

12 comentários:

  1. Este Sr. chama-se João Ferreira dos Santos. Gente boa. Conheço o João Tunante (assim que sempre o chamei desde criança) desde pequeno, quando cheguei a assistir alguns jogos da Tuna com meu pai. O João reside na Travessa São Pedro, entre a Tamandaré e Rua Avertano Rocha (próximo da Norte Refrigeração) - sua casa fica ao lado de uma oficina de estofados - todo mundo conhece ele na área. (próximo da Norte Refrigeração). João Tunante - e Vascaíno fanático, o via sempre quando ele vinha aqui no meu comércio na Travessa 7 de setembro. Ele passava uma tarde aqui conversando sobre futebol. Quando a Tuna ou o Vasco perdiam ficava um tempo sem aparecer por aqui.
    Semana passada ele esteve aqui conosco. Mas atualmente o João vem passando por problemas de saúde (dificuldade para andar - creio que seja artrose) e pouco tem aparecido aqui comigo. Hoje, eu o vi sentado na porta de casa com seu pitbul (mais manso que um filhote de poodle).
    Uma sugestão aos Tunantes: Façam uma visita a ele e, seria bom, alguém pegar ele em casa e leva-lo ao jogo de domingo. Com certeza ele ficaria muito feliz.
    P.S. parabéns ao Marcos Moraes pela homenagem de ontem. Quando fui me servir no jantar ainda o procurei mas não lhe encontrei mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos Marcos e Luiz, Paz e Bem!
    Parabéns Marcos pela lembrança do seu João e obrigado ao Luiz pela pronta informação. Infelizmente não estou em Belém pois se tivesse aceitaria a sugestão do amigo Luiz. O seu João merce muito mais que uma simples carona, ele deveria ter uma homenagem do clube em público, se possível no estádio para todos saberem quem ele é no meio cruzmaltino. Fica a sugestão de que se alguém tiver como pegá-lo em casa fazer essa grande surpresa que certamente o deixará bastante satisfeito. Tem o sistema de som do Souza que poderia ser usado para fazer uma breve homenagem para ele no intervalo do jogo de domingo, contra o Time Negra.
    Ao seu João e aos amigos Marcos e Luiz um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gerardo e Luiz Paulo obrigado.
    Saí cedo ontem da Tuna, pois estava com meu filho adolescente e ele, como estuda pela manhã, estava já com sono e preocupado em ter que acordar muito cedo. Mas não vai faltar oportunidade para conversarmos, Luiz.
    Sobre o sr. João, me veio a idéia de saber onde se encontrava -e agradeço ao Luiz Paulo pelo belo informe-, porque ontem revi um outro bravo cru\maltino que já não via há alguns anos, o sr. Raimundo mendes.
    Há mais ou menos 12 ou 13 anos, fui Coordenador do Departamento Social da Tuna e nas reuniões que aconteciam sempre nas terças, o sr. Mendes fazia questão de ir. Muitas vezes a reunião termianaava por voltas da meia noite ou mais. Mas sempre eu tinha a "obrigação" de levá-lo em casa, juntamente com o sr. Manoel Henriques, outro grande cruzmaltino, o mais velho associado da Tuna, na época. Abracei o sr.Mendes, hoje beirando os 90 anos, mas com o desejo forte de viver e sempre amar a sua -e nossa! Tuna querida. Seu Mendes sempre foi polêmico, discutia, mas era sempre um dos mais entusiasmados, até quando brincavam com ele sobre sua antiga fábrica de café, que ele mesmo dizia "tinha um pouco de milho.
    Aos dois, Seu mendes e Seu João, dois grandes cruzmaltinos, meu abraço de felicidades e vou fazer o possível para pegar o Seu João para o jogo de domingo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Pina, pelas notícias a respeito do Seu João, Tunante dos bons. Eu pensava que o mesmo ja nao mais residia na S Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Maestro ja que o Von nao se encontra em Belém ,espero que tu consigas levar o Seu João ao Chico Vasques.
    Sao coisas assim que nos fazem ser diferentes ,sao coisas simples e boas,que marcam a passagem de muitos poucos pela terra.
    A vida ultra moderna acaba sendo desculpa para muitos ,sob certos esquecimentos..
    Fiquei realmente feliz por tu lembrares de Seu João. Ao Von e ao Pina,os sinceros agradecimentos por suas participações no post.
    E domingo 3-0 pra nós. Sdcs

    ResponderExcluir
  6. O Von tem razão ,Seu João merece um boa homenagem.

    ResponderExcluir
  7. Amigos, foi um prazer ajuda-los. O João Tunante, como disse, devido o problema dele de locomoção está quase sempre sentado na porta da sua casa no endereço informado. Segunda-feira vou tentar tirar uma foto atual dele para depois ser postada por aqui. Não se assustem com o pitbull que está sempre ao seu lado, é manso demais. Como me disse o joão, "dá até raiva de tão mansa que é a cachorra" hahahahahaha. Abraços e votos de bom jogo pra vocês no domingo!

    ResponderExcluir
  8. Isto é que nos deixa feliz e orgulhoso de ser Cruzmaltino, a solidariedade e amizade que tem se manifestado é de grande valia. Parabéns a todos pela lembrança! E em especial ao Marcos pela homenagem ao Sr. João tunante. Vou fazer uma visita a ele!

    ResponderExcluir
  9. Hoje pela manha conversei com o João Tunante, que como de costume - estava sentado à porta de sua casa. Registrei uma foto dele e, desta forma, gostaria de saber o e-mail para enviar e que fosse postado meste blog. obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de enviar a foto. Ele me disse que ficou triste pelo empate e pelo fato de não poder ir ao jogo, uma vez que - como já disse, está passando por problemas de saúde (não pode andar direito). Vocês Tunantes façam uma força para que alguém o apanhe em casa e o leve ao próximo jogo, pois ele diz sempre que a Tuna é a vida dele. Ele me disse hoje que ainda tem fé que a sua Tuna possa se classificar, assim como o seu Vasco da Gama - ele afirma e aposta que não cai para a série B. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Já peguei a foto do Seu João e nestes dias publicarei. Te agradeço muito pelo fato de ter enviado a foto e ter conversado com ele. Para n[os cruzmaltinos, é de grande relevância saber como está o seu João, embora tristes pela sua doença. Estive perto da casa dele no domingo. mas, confesso, não o ví e como já estava quase na hora do jogo, não procurei com calma. Mas vou visitá-lo e o pegarei para assistir ao próximo jogo da Tuna, em Belém.
    Muito obrigado, Luiz.

    ResponderExcluir