quarta-feira, 27 de junho de 2012

Demóstenes Torres à beira da cassação

A aprovação do pedido de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres pelo Conselho de Ética do Senado, composto por 15 paralementares, ontem -mesmo que a maioria fosse formada por colegas e até amigos de Torres- não foi surpresa. Com a reputação da própria casa em jogo, os senadores que compõem o Conselho de Ética aprovaram por unanimidade a cassação de Demóstenes, principalmente "porque se não for feito algo urgente, o que o senador goiano aprontou pode deixar em estado crítico o Senado da República e respingar em todos os senadores.
Ora dirão: mas que culpa tem um senador se um colega seu de parlamento comete algum tipo de crime, seja lá ele qual for?
Aí é que mora o problema. Como Demóstenes era tido e havido com um senador sério, exemplo de político dedicado ao seu trabalho como senador sem nada que desabonasse sua conduta dentro do parlamento ou fora dele, e de repente --não mais que de repente- aparece como parceiro e irmão camarada do maior gângster brasileiro, o bicheiro Carlos Cachoeira, automaticamente tudo muda de figura, ou melhor: direto do céu Demóstenes foi para o inferno.
E isso, é claro, influencia na vida de todos os parlamentares e da própria casa que eles representam. Fez, inclusive, com que senadores amigos do dia-a-dia de Demóstenes imediatamente se afastassem dele, e ontem, sem pedir segredo detonassem a aprovação da cassação do político goiano.
Pelos 15 senadores que optaram a favor da cassação de Demóstenes, a votação marcadapara o dia 11 de julho, quando o plenário do senado votará pelo sim ou não pela cassação do senador, a votação seria aberta, "para mostrar que o senado é sério e que os senadores não estão a favor das irregulariodades cometidas por Torres", disse um dos parlamentares.
Para a maioria dos senadores que compõem o Conselho de Ética do Senado, que é presidido pelo senador Humberto Costa (PT-PE), é muito difícil Demóstenes Torres escapar da cassação no próximo dia 11 de julho. Para o senador Humberto Costa, essa é uma oportunidade das maiores para que o Senado Federal mostre sua autenticidade, pois cassando Cachoeira, estará livrando o Brasil do que ele chamou "despachante de luxo" do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário