domingo, 3 de junho de 2012

Rampa da sede náutica está sendo concluída

Em madeira de lei, a nova ponte da garagem náutica vai tomando forma

Seguno Neco, essa primeira parte será concluída até terça-feira

Ontem pela manhã, estivemos na garagem náutica da Tuna, e vimos com  satisfação o andamento dos trabalhos de reconstrução da nova ponte com rampa da nossa querida Tuna. Graças ao trabalho do experiente e competente carpinteiro naval Neco, que o técnico José Wildemar, o Lindão, conseguiu em Abaetetuba, quase a metade dos trabalhos já estão concluídos, como se pode ver nas fotos acima. 
Segundo as palavras de Neco, que trabalha das 7 da manhã até às 17,30 diariamente, com a ajuda de "Serraria" e Lindão, no mais tardar dentro de 10 dias os trabalhos estarão finalizados. isso coincide exatamente com o nosso planejamento, que foi a finalização da obra e a consequente inauguração da rampa na próxima regata -a segunda do campeonato 2012-, que será no domingo 17 de junho.
De acordo com Neco e Lindão, a partir de amanhã será dada continuidade ao trabalho de madeiramento da parte que já está com o esqueleto pronto,  que foi paralisada no sábado e que vai até a rampa propriamente dita, ou seja, a parte que fica dentro d'água. Depois Neco e seu auxiliar "Serraria" passarão para a parte da frente.
Como se pode notar, o marceneiro-carpinteiro Neco preferiu iniciar pela parte que toca parcial e totalmente a água. "È que tivemos que aproveitar a maré que estava baixa", diz o profissional, que tem mais de 20 anos de experiência nesse tipo de trabalho.
Agora, trabalhando na parte mais seca, Neco garante que se não finalizar todo o trabalho até sábado, até no mais tardar no dia 15 do corrente -ou seja dois dias antes da regata- a obra estará concluída.
Depois da ponte e da rampa prontas, a velha e sofrida rampa será demolida.  Em seu lugar, estuda-se fazer um ambiente ecológico com dois a três quiosques, que serão feitos pelo carpinteiro Neco. É uma proposta interessante, que além de preservar o lugar, que tem uma bela visão da Baia do Guajará, poderá se transformar numa área de laser para as domingueiras de dirigentes, atletas e colaboradores da Tuna Luso Brasileira.
Hoje, domingo, voltei à garagem náutica para conversar com com Lindão e Caxiado, que é remador máster da Tuna e estava no treinamento matinal de todos os dias.  Ficou acertado que no domingo 17, dia da regata, faremos uma grande feijoada e churrascada para os remadores, suas famílias e alguns convidados. Entre os cruzmaltinos que estarão contribuindo e participando  do evento já estão certos os nomes deste escriba, Caxiado, Lindão, Gilmara, Gerardo, Antônio Gonçalves (Ferrete), Mário Mangas e Helder Serra. Será uma maneira de mostrar nosso incentivo aos atletas cruzmaltinos, que todos os dias estão a partir das 5 horas da manhã a postos na garagem náutica para o treinamento em nome de nossa heróica Tuna Luso Brasileira.

2 comentários:

  1. Caramba Marcos, tá ficando uma belezura mesmo!
    Parabéns pela sua dedicação, pelo magnífico trabalho do seu Neco, e pela atenção usualmente dispensada pelo abnegado técnico Lindão e ao Caxiado pela ajuda. Vai dar tudo certo e se Deus quiser ainda venceremos a 2ª regata.
    Bons ventos e boas marés para nossos barcos e remadores dia 17. Depois da regata, é claro, vamos todos apreciar a nova rampa da garagem náutica. Até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar linda e resistente. Segundo o Mestre Neco, vai durar pelo menos 60 aninhos!

      Excluir