quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tuna Campeã da Série B e Bicampeã Brasileira

A Imprensa estampou a foto da equipe da Tuna Bi campeã Brasileira
14 de junho de 1992. Há exatos 20 anos a Tuna Luso Brasileira ganhava o título de Campeã Brasileira da Série B, ao vencer, no Estádio Baenão lotado, o Fluminense de Feira de Santana (BA) por 3 a 1, com gols de Ageu Sabiá, Manelão e Juninho. Com esse título, o time da Tuna tornou-se a primeira equipe do Norte do país a ganhar o título de Bi Campeão nacional.
Foi uma vitória emocionante, suada, conseguida com muita garra pela equipe cruzmaltina, que era comandada pelo professor Nélio Pereira. A Tuna, que nesse jogo contou com o apoio da torcida paraense em peso: de Remo, Paysandu e da própria torcida cruzmaltina, que foi em massa para o Estádio Evandro Almeida, o Baenão, só fez os  gols que definiram o título, aos 45 e aos 49 minutos do segundo tempo, através de Manelão e do zagueiro Juninho. 
Foi um título inesquecível para os torcedores tunantes, mesmo porque foi o segundo título nacional da Lusa paraense, ganho com muita garra, disposição e em cima de uma equipe respeitada, o Fluminense de Feira de Santana.
O jogo permaneceu quase em todo o tempo regulamentar dando a vitória da Tuna, por 1 a 0,  com gol de Ageu, aos 15 minutos. O Fluminense empatou aos 42 do segundo tempo, mas logo em seguida a Tuna tomou a frente através de Manelão, aos 45. O jogo continuou dramático e aos 49, no final dos descontos, aproveitando um escanteio cobrado por Júnior, o zagueiro Juninho fez o gol que deu o título á equipe cruzmaltina. Depois, o craque que foi revelado pelas categorias de base da Tuna, confessou que diariamente treinava aquela jogada.
Eis o time campeão da Série B de 1992: Altemir, Mário Vigia, Juninho.  Luiz Otávio e Guilherme (Charles); Varela (Manelão), Ondino e Dema e Júnior; Ageu Sabiá e Tarciso.

Nesse jogo e nesse dia, aconteceram alguns fatos 
no futebol paraense que vale a pena relembrar:

- O jogo permaneceu até os 41 minutos do segundo tempo 1 a 0 para a Tuna, o que não daria o título para a Águia, mas para a equipe baiana. Com o empate do Fluminense, através de Ronaldo, aos 42 minutos,  muitos torcedores paraenses deixaram o Baenão. Mas voltaram com o gol de Manelão, aos 45 e Juninho, aos 49.
Manchete da página de Esporte diz tudo

- Mais de 10 mil pessoas presenciaram o jogo Tuna e Fluminense no Baenão.  6.217 pagaram ingressos. Mulheres e crianças não pagaram, o que fez com que mais de quatro mil pessoas prestigiassem a bela e inesquecível vitória e título da Tuna.

- As torcidas de Paysandu e Remo prestigiaram o jogo da Tuna, através da Terror Bicolor e Remoçada. As torcidas organizadas cruzmaltinas foram a Águia Guerreira, Tunasco, Águia Ardente e Fúria Cruzmaltina. A torcida do Remo foi a primeira a deixar o Baenão, quando o Fluminense empatou, chateada, porque na mesma hora  o Remo jogava em Fortaleza e sofria  uma goleada de 5 a 1 para o Leão do Pici, no Castelão, o que causou a queda de seu técnico Waldemar Carabina

- Dos jogadores da Tuna que foram Bi Campeões paraenses, somente o o goleiro reserva Mário Fernando não era paraense. O técnico Nélio Pereira e o supervisor Fernando Oliveira também são paraenses da gema.

-Nesse mesmo dia, pela manhã, os juniores da Tuna venceram o Paysandu por 3 a 1 , deixando os garotos cruzmaltinos perto do tetra paraense ( o que aconteceu em cima do Remo).  Os destaques do time de juniores da Tuna nessa época eram: Giovani, Sérgio, Jobson e Amauri.

9 comentários:

  1. Esse título é motivo de orgulho para nós tnantes

    ResponderExcluir
  2. Isso é história que deve ser sempre lembrada.

    ResponderExcluir
  3. o treinador da Tuna era o Nelio Pereira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O técnico era sim, o Nélio Pereira, e o supervisor de futebol o Fernando Oliveira. Uma equipe genunamente paraense, o que prova que santo de casa faz milagres.

      Excluir
    2. Eu estava lá e vi a bela vitória da minha Tuna (Antonio Carlos)Pedreira.

      Excluir
  4. Formar equipe competitiva e vitoriosa é uma arte que precisa de bons artistas para a conceberem e para o maior desafio desse trabalho, manter a equipe avançando e vencendo novos desafios até o seu limite.
    Esse registro da nossa história CRUZMALTINA merece destaque e aproveito para parabenizar o Marcos Moraes pelo escrito e o Carlito pela busca e resgate desse feito histórico da nossa TUNA LUSO BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado caro amigol Salatiel, pelas palavras. Agradeço também ao amigão Carlito, que soube guardar o jornal da época, pois embora eu estivesse nesse memoravel dia, os "subsídios da memória" sempre falham.

      Excluir
  5. EMOCIONADO, define o meu sentimento ao ler essa matéria. E bom relembrar o passado, principalmente quando ele é tão glorioso como da nossa TUNA LUSO BRASILEIRA.
    A minha paixão pela TUNA e pelo futebol paraense me motivou a cogitar em fazer o meu TCC sobre a historia e conquistas da TUNA LUSO, cujo pretendo transforma-lo em livro (em um futuro não tão distante).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, Bernardo, que idéía maravilhosa a sua. Parabéns por ser cruzmaltino e por compartilhar conosco as coisas boas de nossa querida Tuna Luso Brasileira.

      Excluir