terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novos Baianos e Assis Valente= Brasil Pandeiro

 
Os Novos Baianos foi o primeiro grupo musical alternativo do Brasil. Surgido logo após o golpe militar,  o grupo principal era formado pelo casal Baby Consuêlo e Pepeu Gomes (ele guitarrista e cantor e ela uma afinada cantora, de beleza  juvenil e sorriso largo),  Moraes Moreira, guitarrista, bandolinista e cantor de voz afinada, Paulinho Boca de Cantor, que com Moraes  formava uma espécie de liderança do grupo e Galvão, que completava os principais integrantes do Grupo que morava em uma fazenda no Rio de Janeiro. Os Novos Baianos surgiu nos final dos anos 60, e foi uma espécie de furacão na Música Popular Brasileira, com um som onde o rock rural se misturava com um samba pop, traduzindo-se num sambarock e, ao mesmo tempo em que mostravam um novo som  novo ao Brasil, defendiam um resgate de letras, músicas e de compositores de décadas passadas. Gravaram vários discos e fizeram grande sucesso, formaram um bom time de futebol e se alimentavam num regime de coopoerativa, algo diferente de tudo que já se tinha visto. Até que cansaram e resolveram cada um seguir sua vida em carreiras solos. Pepeu tornou-se uma referência do rock pop, separou de Baby, que antes de tornar-se Baby do Brasil fez grande sucesso, com voz afinada capaz de interpretar sambas, rock e música pop com grande estilo.  Galvão e Paulinho Boca de Cantor não emplacaram, mas em compensação Moraes Moreira tornou-se o icone do Grupo Novos Baiano. Ainda oje faz sucesso e seu filho Davi Moraes, é um dos melhores guitarristas do País.
Os Novos Baianos gravaram e fizeram muitos sucessos.mas nenhum deles foi igual à gravação da obra prima do compoitor Assis Valente, "Brasil pandeiro". Assis teve uma vida atribulada. Começou a se interessar pela literatura cedo, tendo lido poetas como Castro Alves. Foi jovem para o Rio, onde além de trabalhar como protético, escrevia músicas. Carmem Miranda, Orlando Silva e Altamiro Carrilho foram artistas que gravaram Assis Valente. 
De sua vasta obra, onde se destacam "Boas Festas" e "Camisa Listrada", Assis pouco usufruiu economicamente. Sempre com problemas financeiros, tentou suicidar-se duas vezes: uma cortando os pulsos e outra pulando do Corcovado,  mas na terceira  tentativa morreu,  em 1958,  depois de ingerir formicida.  Da obra de Assis Valente, apresentamos aos nossos seguidores e leitores, "Brasil Pandeiro". Sabe com quem? Com "s Novos Baianos", em gravação recuperada e  remasterizada. Curtam, com certeza vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário