terça-feira, 3 de agosto de 2010

O CIRCO DA VIOLÊNCIA ESTÁ ARMADO!

A que se deve tanta violência? Assaltos, crimes, latrocínios (assaltos seguidos de assassinatos), filhos tentando contra a vida de pais, irmãoos e todo tipo de barbaridade, como os casos do goleiro do Flamengo, Bruno, acusado e já indiciado por ter participado do assassinato de sua namorada, Eliza Samúdio; de Mizael Bispo, também já indiciado por ter assassinado barbaramente sua ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima e o de Ana Karina Guimarães, covardemente assasinada em Marabá, a mando de seu namorado e jogada no rio Itacaiúnas. O caso de Karina, um duplo homicídio, já que a jovem estava grávida de nove meses, é considerado pela própria polícia um dos mais complicados, juntamente com o de Eliza Samúdio, porque os corpo até o presente não foram encontrados, embora os crime tenham acontecido ha quase três meses (o de karina) e dois meses o de Eliza.
Segundo estudiosos, uma das grandes causas da vilência é a miséria. A necessidade de conseguir algo com maior rapidez e facilidade faz com que aumente o número de crimes como assaltos e latrocínios. O ciúme é outra grande causa, segundo peritos. Uma relação mal resolvida, com traição e histórico de brigas, discussões, gera também, principalmente por parte do homem, crimes, muitas vezes hediondos.
Porém, pesquisas apontam o tráfico de drogas e a consequente utilização pelo viciado como uma das principais causas da violência. Os jornais mostram diariamente casos de viciados que atacam o pai, a mãe, irmãos, roubam suas próprias casas, cometem de pequenos a grandes assaltos, principalmente para manter o vício, tudo quando estão estimulados por drogas, principalmente as mais pesadas como cocaína e crak.
o Governo já propôs para futuro a possibilidade de criação de um órgão tipo um Ministerio, especificamente para combater o tráfico de drogas, que parece não se consegue debelar no País. Estudiosos apontam que penas mais severas para pequenos e médios traficantes, tipo as que são impostas para os grandes, poderá amenizar o problema.
A realidade é que a violência perdura. A sociedade está com medo. Até de sair de casa. Reportagem recente na Televisão mostrou que o temor a assaltantes, à violência até dentro dos carros nos sinais; dos traficantes e também de pequenos punguistas, garotos que atacam em bandos nas ruas, está mudando os hábitos das pessoas. Ninguém quer se arriscar. A população quer viver. Em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário