quinta-feira, 5 de agosto de 2010

OS AVANÇOS DA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ

 De passagem por Belém, a jornalista Selma Amaral nos repassa as novidades da região Sudeste do Pará, onde hoje reside. Segundo Selma, houve uma grande mudança na vida dos que residem na região, principalmente no que diz respeito à melhoria de estradas, oportunidades de negócios, etc., graças ao trabalho que o Governo do Estado tem feito nos municípios.
De acordo com a jornalista, os moradores de Palestina do Pará, São João do Araguaia e Floresta do Araguaia vão ganhar nova vida, a partir da pavimentação das estradas que dão acesso a estes municípios. 
 Em Floresta do Araguaia, os sonhos são altos. Tem gente querendo instalação de agências bancárias, lojas de informática, escolas modernas e novas lojas de produtos e serviços. Dinheiro na região nunca foi problema. A produção alta de abacaxi garante emprego para todos da cidade e para quem chega em busca de melhoria de vida.  Com a obra de pavimentação dos 45 Km de estrada de acesso ou estrada do Bambu como é conhecida entre os moradores, a comunidade vai ganhar em qualidade, conforto e segurança.
Já em Palestina do Pará, havia quarenta anos que os moradores amargavam o abandono. Os 35 Km de estrada de chão e cheia de buracos afastavam qualquer possibilidade de desenvolvimento. E olha que a cidade é bem bonita, com uma orla do rio Araguaia de dar inveja a qualuqer cidade.  Uma gastronomia também interessante à base de pescado e frutos.
Selma diz que gora os moradores sonham com vida melhor. O comércio deverá recuperar o fôlego e abrir mais vagas. Isso sem falar na educação, saúde entre outros serviços públicos que também ficavam comprometidos. os ônibus e as vans agora também vão chegar até a sede do município com mais tranquilidade.
Em São João do Araguaia, a pavimentação da estrada de acesso vai resgatar a política e incentvo ao turismo local, que estava parada em função das péssimas condições da estrada. A obra está quase pronta. Em 2011, os moradores vão ganhar mais conforto e segurança. Para o visitante, restara aproveitar a beleza de São João do Araguaia, um canto do Pará que mistrura história, poesia e a beleza natureza das corredeiras do rio Araguaia.
 Segundo Selma Amaral, a atuação do Governo Ana Júlia na região Sudeste abrange todos os município. Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu são outros municípios que receberam apoio governamental e hoje estas quatro cidades, que sempre pasaram por problemas de estaradas,  estão com acesso facilitado, graças ao trabalho que foi feito na PA-279, que liga os três municípios, a partir do trevo da PA-150 à altura de do município de Xinguara, foi pavimentada e sinalizada, restando apenas um trecho de 40Km para concluir a obra.
Juntamente com a pavimentação foi construida a ponte sobre o rio Fresco, que tirou definitivamente a cidade de São Félix do Xingu do isolamento. Antes a travessia do rio era feita por balsas que levavam mais de três horas para cumprir o trajeto. A obra da ponte era um sonho da comunidade, que agora vai poder melhorar de vida e esquecer o drama do passado.
Vale ainda lembrar que estes três municípios estão agrupados em duas grandes potências econômicas: pecuária e minério. O garimpo do projeto Onça Puma/Vale (Ourilândia) de niquel já recebeu licença ambiental prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para iniciar a exploração. Com isso, deve-se aumentar o número de emprego e renda para os moradores.
Água Ázul do Norte e Tucumã devem receber novas remessas de rebanho bovino proviniente do município de Xinguara. A estimativa é dos pecuaristas, que temendo invasão de terras, resolveram lotear parte das áreas, criando também assim um novo cliclo para economia local com abertura do mercado imobiliário.
 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário